CinemaNoticias

Baseado em uma história real, “Vitória” ganha trailer e data de lançamento nos cinemas no dia 13 de março 

“Vitória”, longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro, Alan Rocha e grande elenco, acaba de divulgar seu primeiro trailer e novas fotos da produção. Dirigido por Andrucha Waddington e produzido por ele e Breno Silveira, o filme marca o retorno de Fernanda Montenegro, única atriz brasileira indicada ao Oscar, às telas do cinema como protagonista. Trazendo uma prévia emocionante do filme, o trailer mostra a rotina de violência próximo ao apartamento de Dona Nina e seu primeiro encontro com o jornalista que mudaria sua vida, interpretado no filme por Alan Rocha, e apresenta parte do elenco como Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. O filme tem produção assinada pela Conspiração em coprodução com a MyMama Entertainment e o Globoplay, com apoio da Globo Filmes. O lançamento nos cinemas está marcado para o dia 13 de março, com distribuição da Sony Pictures. 

O diretor Andrucha Waddington comenta como foi a construção da personagem Vitória, interpretada por Fernanda Montenegro, e o impacto da história no contexto de insegurança pública das grandes cidades. “Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio. Uma câmera caseira é sua única aliada. “Vitória” conta a jornada de uma improvável heroína que, contra todas as probabilidades, encontrou uma coragem incansável para lutar por seus direitos como cidadã. Um drama comum a tantas grandes cidades do mundo, mas que nos toca de perto como cariocas. Para isso, criamos um filme cru, neorrealista, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da nossa personagem. Interpretada por uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro – indicada ao Oscar e vencedora dos prêmios de Melhor Atriz no Emmy Int’l e Urso de Prata no Festival de Berlim – que aos 95 anos, retrata nossa protagonista em uma performance emocionante e arrebatadora”, afirma Andrucha. 

Inspirado em uma história real, o filme narra um dos casos mais emblemáticos do jornalismo brasileiro, trazendo a história de Vitória, nome pelo qual ficou conhecida Joana da Paz, uma aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos a partir de filmagens em fitas VHS, feitas da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio. Apelidada de Vitória, por questões de segurança, a idosa teve sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até 2023, quando faleceu, já com as filmagens do longa-metragem em andamento. 

“Vitória” é um filme Original Globoplay, produzido pela Conspiração, que reforça o compromisso da plataforma não só com grandes histórias brasileiras, mas também com a experiência das salas de cinema. O roteiro, escrito por Paula Fiúza, é baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, de Fabio Gusmão, repórter autor da série de reportagens que narraram o caso. O longa tem produção executiva de Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago, e produção associada de Leonardo M. Barros. 

CONSPIRAÇÃO | Produtora

Com 10 indicações ao Emmy Internacional, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria melhor comédia, com “A Mulher Invisível”. É realizadora de séries como “Fim” (Globoplay), “Sob Pressão” (TV Globo), “Dom” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Detetives do Prédio Azul” (Gloob) e “1 Contra Todos” (Fox), além dos shows de não ficção “Viajando com Os Gil” (Prime Video), “Angélica: 50 & Tanto” (Globoplay) e “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de crítica e bilheteria como “Eu Tu Eles” (menção especial de Un Certain Regard), “Casa de Areia” e “2 Filhos de Francisco” – indicação oficial do Brasil ao Oscar® de melhor filme estrangeiro. Atualmente, a produtora prepara títulos como “O Auto da Compadecida 2”, “Ainda Estou Aqui”, “Detetives do Prédio Azul 4”, “A Droga da Obediência” e “Vini Jr”. 

GLOBOPLAY | Coprodutora

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos. Tudo isso disponível para ver quando e onde quiser. 

SONY PICTURES | Distribuidora

A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países. 

Sobre MyMama Entertainment | Coprodutora

Fundada por Gabrielle Auad e Mayra Faour Auad, a MyMama Entertainment é uma produtora dedicada a projetos autorais de grande relevância, que atraem público e reconhecimento nacional e internacional. Duas vezes vencedora do Emmy Internacional, a MyMama acumula premiações em importantes festivais, como o Festival de Cannes, Belinale, Veneza, TIFF, Sundance, Locarno, San Sebastián, SXSW, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros. 

Sobre Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, com mais de 2 milhões de espectadores nos cinemas, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’,  ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo