A harmonização facial é um dos procedimentos mais comuns para a suavização das linhas de expressão do rosto. De acordo com o relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, elaborado pela empresa americana Grand View Research, a projeção do segmento de medicina estética até 2030 é que o crescimento do setor seja de 14,5% no faturamento, tendo o segmento de harmonização como um dos responsáveis por esse crescimento. Além do mulherio, o público masculino também aderiu aos tratamentos, como Raul Gazolla, Guilherme Leicam, Mumunzinho, entre outras celebridades.
Para a biomédica especializada em estética avançada Dra. Angélica Lucena, àqueles que buscam harmonização facial podem fazer mudanças no formato do nariz, diminuir a papada, amenizar uma ruga, marcar a mandíbula e amenizar sinais de envelhecimento. Ela avalia que o objetivo dos procedimentos é promover mais equilíbrio e melhorar a simetria do rosto por meio da aplicação de substâncias que são injetadas sob a pele, como toxina botulínica e ácido hialurônico.
“A harmonização facial é um dos procedimentos mais comuns quando o assunto é suavizar as linhas do rosto. A técnica de preenchimento permite um alinhamento e a correção de ângulos da face, dando novos formatos e realce às características já existentes”, comentou a especialista.
A possibilidade tem feito sucesso também entre os homens, que não hesitam em exibir o resultado em seus perfis de redes sociais. O ator Raul Gazolla, por exemplo, realizou o primeiro procedimento de harmonização facial para suavizar as rugas, o bigode chinês e as olheiras, além de fazer uma definição da mandíbula. Já o ator Guilherme Leicam buscou um especialista para o preencher a mandíbula, o malar, o nariz, as orelhas, o queixo e a têmpora, além da aplicação de toxina botulínica no rosto todo.
“As celebridades buscam pelas técnicas por não serem invasivas. Trabalham com a imagem e necessitam seguir alguns padrões impostos pela sociedade. Podemos perceber que os noticiários dos famosos contam diariamente com suas manchetes envolvendo uma notícia de famosos realizando o procedimento”, finalizou a Dra. Angélica Lucena.