Atenção, marujos! Spoilers à vista! Bob Esponja e seus amigos estão prontos para desfrutar de umas merecidas férias no Brasil, mas a diversão é interrompida por um novo vilão: Marquente, uma ameaça que põe em risco o oceano. Para evitar que a viagem acabe em naufrágio, nossos heróis precisam se unir para enfrentar esse perigo. Será que vão conseguir? Essa é a trama da nova campanha da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Paramount nas redes sociais. A ação, que se estende por duas semanas, acontece no Instagram e no TikTok, com uma série de cinco episódios nos perfis da Fundação (@fundacaogrupoboticario), de Bob Esponja (@BobEsponjaBR) e da Nickelodeon (@NickelodeonEmPortugues).
A proposta da campanha é combinar o carisma de Bob Esponja com o compromisso da Fundação Grupo Boticário com a preservação ambiental, alertando sobre o aquecimento dos oceanos, causado pelas mudanças climáticas, e o risco que isso representa para o equilíbrio da vida marinha e terrestre. Um exemplo recente é o aumento da temperatura nos oceanos em 2024, que resultou na maior epidemia de branqueamento de corais da história, afetando 77% dos recifes de corais do planeta até outubro daquele ano.
“O oceano registrou temperaturas mais altas em 2023 e 2024, em comparação com as médias históricas. Embora a variação pareça pequena em um mergulho, ela pode ser suficiente para causar a extinção de espécies e um desequilíbrio ambiental irreversível. Esta parceria com a Paramount é uma oportunidade de alertar e engajar a sociedade para se tornar protagonista na proteção dos nossos mares”, afirma Omar Rodrigues, gerente de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), até 2050, até 90% dos recifes de corais podem desaparecer devido ao aquecimento e à acidificação dos oceanos.
A campanha também conta com a participação da influenciadora Eduarda Melo (@biologueirinha), bióloga que ajuda Bob Esponja a entender os perigos representados por Marquente. Com mais de 700 mil seguidores, Eduarda compartilha conteúdos técnicos de forma simples e didática, conectando-se com o público jovem e promovendo a conscientização ambiental.
Fonte: Hallo Magazine / EP Grupo