A atriz brasileira foi uma das convidadas do desfile da grife italiana Bottega Veneta na noite deste sábado, 24 de fevereiro, em Milão.
Além de Bruna, assistiram ao desfile a atriz americana Julianne More, a top Kate Moss, o rapper A$AP Rocky, a atriz Salma Hayek Pinault ao lado do marido, François-Henri Pinault, empresário francês e presidente do grupo Kering, entre outros.
Numa paisagem árida e queimada, começa uma nova jornada, mas de regeneração para o diretor criativo Matthieu Blazy. Aqui, há uma urgência de propósito numa reencarnação do que foi, juntamente com o que está por vir: remodelado, recortado e com um sentido de essencialismo num novo começo. São roupas e acessórios para pessoas que têm para onde ir e o que fazer.
Há uma aceitação do espaço negativo nesta temporada. O embelezamento é reduzido ao mínimo, às vezes utilizando uma simplicidade proposital, inspirada nas raízes da Bottega Veneta pré-Intrecciato. Existe uma simplicidade visual sem renunciar à suntuosidade do toque e do sentimento, principalmente através da fabricação. A decoração é integral, tecida no tecido da coleção. Uma estampa de memória mostra as camadas do tempo e o que continuamos. A trama de um caderno é uma ideia esperançosa de escrever um novo futuro. Silhuetas de diferentes épocas e estações combinam-se e são comprimidas para formar algo distinto do agora e do que será: arredondado, envolvente, utilitário, protetor. Os materiais ecoam este processo, aquecidos e moldados, fervidos e triturados, bouclés de lã, caxemira e fil coupés tornam-se algo diferente: prático, resistente, humilde, semelhante a uma chama.
Ao mesmo tempo, a honestidade na materialidade e na silhueta significa que a roupa já não finge ser algo diferente do que realmente é: há uma simplicidade no vestir em jersey; um pragmatismo nas malhas com ombros fortes; veracidade nas camisas de chita de algodão; conforto e proteção em couro flexível.
Os acessórios têm um sentido de herança e essencialismo: o crocodilo da avó, a clutch da mãe, os Oxfords do pai. Eles são herdados de uma época de não descartabilidade e de uma relação mais significativa com objetos que vão além da moda e resistem ao passar do tempo. A nova bolsa Liberta, as lisas Andiamo, Hop e Cabat refletem isso, entrando silenciosamente no dia a dia.
As cores da noite dominam a paleta de cores, juntamente com as do fogo: preto carbono, laranja queimado, bordô, fondant, castanho escuro, oliva, cinza, vermelho e branco. Ocasionalmente iluminado pela luz diurna, céu azul e sol pálido; neste mundo novo e sombrio ainda há luz e esperança.
A cobra, a chama e a flor são temas recorrentes, representando resiliência e renascimento. Há estampas de flores abstratas em saias com bainha em lenços em cascata e camisas simples; os looks tornam-se a própria flor, juntamente com “vestidos de flores” surpreendentes e saltitantes, compostos por micro plissados cortados a laser – “flores estéreis” que crescem no deserto e em outros lugares duros e desolados. Padrões de chamas pintadas envolvem couros, bem como seus movimentos imitados abstratamente em looks sinuosos de fil coupe, ecoando o paradoxo transformador do fogo. O uso da cobra como motivo e material percorre toda a coleção; desde as bolsas envolventes, passando pela nova interpretação do cinto de cobra, até os brincos de esmalte em espiral.
A coleção de joalharia está preparada para uma arqueologia do futuro, articulada e unida com a utilização de materiais antigos como a cerâmica, o vidro, o couro, a madeira, o lápis-lazúli e a pedra dálmata. Aqui os fios do infinito se transformam em torques e as cobras engolem o próprio rabo, com a sensação do eterno retorno.