
Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2025 – O Busão das Artes desembarca no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5) com a exposição “Lixúria”, uma experiência sensorial que transforma um caminhão-baú de 15 metros em um museu itinerante dedicado a provocar o olhar do público sobre consumo, descarte e sustentabilidade. Com entrada gratuita, a atração ficará na cidade até o dia 17 de novembro, com programação aberta ao público em geral e agenda especial para escolas públicas e privadas.
Patrocinada pela Enel Rio, a iniciativa reúne arte, tecnologia e educação ambiental de forma lúdica e interativa e faz parte da programação cultural desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a COP30.
Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição conta com obras de artistas como Vik Muniz, Sueli Isaka, Guto Lacaz, Sandra Lapage, Pirilampos do Planeta, Tomazicabral, Jessica Mein, Karola Braga, Coopa Roca, Janaina Mello Landini, Adrianna Eu, Alexandre Farto aka Vhils, entre outros nomes importantes da cena contemporânea.
Entre as atrações, o público encontrará instalações feitas a partir de resíduos, estações interativas que calculam a quantidade de lixo gerado por cada pessoa ao longo da vida e um percurso cenográfico que estimula a reflexão sobre o impacto dos resíduos no planeta.
Enel Rio: Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados
A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.
Serviço:
Local: Praça da Harmonia, bairro da Gamboa, Centro do Rio de Janeiro
Data: 5/11 a 17/11
Horário: 10h às 17h
Entrada gratuita
Agendamento para escolas e grupos: lixuria@busaodasartes.com.br
Informações: www.busaodasartes.com.br | @busaodasartes
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.









