Noticias

Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conta como a Colômbia usa tecnologia brasileira para impulsionar produção do algodão

O cultivo do algodão é parte da identidade da América Latina. Indígenas do povo Pijao, na Colômbia, têm a fibra no DNA. A agricultora Elisa Pietro, por exemplo, conta que o algodão abre caminho para que mulheres consigam sustentar suas famílias. “A produção nos permite ter liderança e ganhar dinheiro”, ensina Elisa.  

Em grandes cidades, colombianas que trabalham em confecções também colhem os frutos do cultivo. “Graças ao algodão, podemos levar nossos filhos e nossas famílias em frente”, diz a operária Zoraida Cárdenas.  

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, viajou das áreas desérticas ao litoral da Colômbia para mostrar como funciona o projeto que busca fortalecer a cadeia do produto na América Latina. O programa inédito vai ao ar nesta segunda-feira (6), às 23h. 

A terra natal da Zoraida e da Elisa é um dos principais pólos do programa que tenta fortalecer a cadeia produtiva na região. Liderado pelo Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamaraty, e em parceria com a Embrapa e a Empaer-PB, o “Projeto + Algodão” envolve sete países – Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru – e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).  

Conhecido como “ouro branco”, o algodão – cujo dia mundial é celebrado em 7 de outubro – gera renda e emprego principalmente nas pequenas propriedades. “A maioria das pessoas que fazem parte do projeto de cooperação são agricultores familiares”, afirma o diretor de Assistência Técnica da Empaer-PB (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária), Jefferson Morais. 

Por meio desse programa, populações vulneráveis recebem sementes e fios de graça, mulheres estão sendo preparadas para empreender e técnicas que respeitam o meio ambiente têm sido compartilhadas. Uma das dúvidas mais comuns é estimular o cultivo nos países vizinhos, em vez de aplicar todos os recursos em solo brasileiro. 

“A extensão da produção para outros países, que têm outros climas e outras situações geográficas, pode, se nós enfrentarmos uma dificuldade, equilibrar o mercado brasileiro”, explica o embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita. O embaixador também se recorda que o Brasil “superou uma crise terrível nos anos 1980 e 1990 para se tornar o maior exportador mundial do produto”.  

O Brasil é o maior produtor de algodão sustentável e o terceiro maior produtor de algodão tradicional. Só China e Índia têm mais cultivo. Os dados são da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e da Textile Exchange, uma organização internacional sem fins lucrativos que tem foco na sustentabilidade.

Serviço  

Caminhos da Reportagem – “Algodão: ouro branco da América Latina” 

Segunda-feira (7/10), às 23h, na TV Brasil

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo