Na próxima quarta (21/12), às 9h, a escritora Marina Pechlivanis e sua filha, a ilustradora Nicole Kouts, lançam a obra Grande Montanha de Pequenos Poemas (Editora Patuá) no Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (em Pinheiros, SP). Conseguimos um registro?
O livro-brinquedo traz em cada poema um pequeno enigma ilustrado, com desafios cuidadosamente preparados para despertar sensações na mente e no coração das crianças de todas as idades.
Nicole Kouts, ilustradora e idealizadora do conceito gráfico monocromático do livro, explica o motivo da obra ser toda em preto e branco. “Queremos dar espaço às cores na mente das crianças. E preparei todas as ilustrações com a simplicidade (e a complexidade!) de um traço, por vezes um delicado grafismo, outras uma potente palavra manuscrita, estimulando as crianças a darem continuidade e desenharem e escreverem no livro também, fazendo parte da história”, conta.
Para Marina Pechlivanis tudo isso ajuda na criatividade. “E até mesmo na perspectiva de tratamento, no caso das crianças com câncer. O estimular o lado imaginativo é muito positivo e ajuda a sonhar”.
A proposta da dupla é trazer poesia para crianças de todas as idades, em forma de texto e em forma de arte. “Somos mãe e filha fascinadas por palavras, imagens, histórias e memórias. E por montanhas. Acreditamos que as montanhas, de todos os tamanhos, escondem segredos. Uma cidade perdida, que ficou esquecida. A cratera de um vulcão extinto, com um lago misterioso. Muitos picos gelados de neve, que ninguém alcança. Um mosteiro no silêncio onde toca um sino. O eco, que multiplica a voz do vento. Uma cachoeira com suas brumas místicas. Medo, encanto, assombro e sonho. Alegria, surpresa, poesia. Tudo isso estava guardado nos nossos olhos… Mas que graça tem colecionar isso tudo só para nós? Foi por isso que tomamos uma decisão: compartilhar a nossa grande montanha de pequenos poemas”, explica Nicole Kouts.
“Cresci com Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meirelles. E com João Cabral de Mello Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Olavo Bilac, Vinicius de Moraes, Guilherme de Almeida, entre tantos mestres. Sonhava com a poesia, imaginava as situações, pensava nas palavras, brincava com as métricas, memorizava os poemas, criava as minhas adaptações… A poesia foi e é um brinquedo mágico e transformador para meu coração, minha mente e minha alma”, diz Marina Pechlivanis. “Nossa proposta com Grande Montanha de Pequenos Poemas é levar esta possibilidade para as crianças de hoje”.
“O livro é dedicado à criança que fomos e que somos e é uma boa opção de presente: um livro só contendo uma montanha de poemas e de inspirações já garante um bom custo-benefício”, avalia Marina Pechlivanis.
Outras informações:
Grande Montanha de Pequenos Poemas (Editora Patuá)
De Marina Pechlivanis e Nicole Kouts
Preço: R$ 45,00
Onde adquirir: https://www.editorapatua.com.br/grande-montanha-de-pequenos-poemas-de-marina-pechlivanis—ilustracoes-de-nicole-kouts/p
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2021, mais de 27 mil consultas médicas, 6.811 sessões de quimioterapia e 52 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado.
Sobre as autoras:
Marina Pechlivanis: Autora dos livros de poemas Holocosmo: o mundo que me orbita e Malabares (Patuá), e de Miralua, Raptos de uma Noite, com prefácio do poeta Mario Chamie. Para o universo infantojuvenil, escreveu O Guardador de Palavras e Tuik: o Amigo Imaginário (Saraiva) e fez a adaptação do grego O Guarda-Chuva do Palhaço (Globo). Na área de negócios, é autora de Gifting, Economia das Dádivas: o Novo Milagre Econômico e Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo (AltaBooks) e de Gestão de Encantamento Dicas Mágicas e Como a Mágica Acontece (Reflexão), entre outros. É sócia da Umbigo do Mundo Comunicação, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo, professora de pós-graduação, mentora e idealizadora da Educação para Gentileza e Generosidade (gentilezagenerosidade.org.br), com materiais para escolas e famílias.
Nicole Kouts: Artista multimídia, participou de coletivos de publicação independente e blogs de ilustração, como Raptos e Traços (2013) e Loki (2014). No teatro, atuou na Santa Cia. (2015) como artista gráfica e performer. Ilustrou a capa dos álbuns Em Ritmo de Mudança (2015) e Quaresma (2022), do músico Jota P., os livros Malabares (2017) e Holocosmo: o mundo que me orbita (2020), de Marina Pechlivanis (Patuá), além de diversos cartazes para espetáculos e feiras culturais. É graduada em Artes Visuais, com pós-graduação em Cenografia e Figurino e formação livre em Direção de Arte. Desenvolve pesquisas e projetos que abrangem a interlocução entre mídias analógicas e digitais. Integrou exposições e festivais em mais de 20 países, em espaços como Centre Pompidou e The Wrong Biennale. (www.nicolekouts.com)