Coluna Rodrigo Teixeira

Carina Alves recebe Medalha de Mérito Pró-Inclusão em Portugal

Em 2022, o Instituto Incluir, presidido por Carina Alves, conquistou o Prêmio Confúcio de Alfabetização, conferido pela UNESCO Paris e pelo governo da China aos principais projetos de alfabetização no mundo. O projeto do Incluir escolhido foi o Literatura Acessível que também foi finalista do Prêmio Jabuti, mais importante no segmento da literatura no país.

A fundadora presidente do Instituto Incluir, Carina Alves, recebeu uma Medalha de Mérito da Comissão Organizadora do 8.º Congresso Internacional – “50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão”, que foi realizado em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, neste último sábado, 20 de julho. A honraria é concedida historicamente para profissionais que, reconhecidamente, apresentam um percurso de vida dedicado à educação, inclusão e equidade de Direitos Humanos, pela organização Pró-Inclusão.

“Quando recebi o convite para receber uma medalha de Mérito da Pró-Inclusão em Portugal, meu coração encheu de alegria. Perceber que a minha luta reverbera fronteiras é um combustível para a locomotiva da inclusão não parar” destaca a carioca. O projeto faz parte de seu Instituto, o Incluir, que tem como objetivo, promover a inclusão e a participação de pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, sobretudo, pessoas com deficiência, através da cultura, esporte e educação.

WhatsApp Image 2024 07 24 at 10.15.27

Sobre Carina Alves

Carina Alves é Doutora em Educação, Psicóloga, atriz, escritora, poetisa e ativista social. Ela atua no terceiro setor há mais de 20 anos, marcando presença com seus projetos sociais de geração de renda e no atendimento básico de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso, sua OSC usa além da educação, o esporte e a cultura, como meios de inclusão.

O Projeto Literatura Acessível, que ganhou o prêmio da UNESCO Paris, nasceu em 2014, durante a defesa do mestrado em Letras, de Carina. Foi como um ‘clique’, quando ela ouviu de uma pesquisadora da banca o que ela faria com as histórias dos jovens com deficiência que ouviu durante a apuração dos dados para sua pesquisa de mestrado.

“Uma das doutoras da banca me disse que a base da sociedade são – as crianças – tinha de aprender mais sobre a diversidade humana e o mundo infantil”, explicou a autora. “O Instituto Incluir tem três palavras chave: democratizar, transformar e humanizar. A gente quer democratizar por meio da literatura, do esporte, dos atendimentos diretos e indiretos, e com isso transformar a realidade bárbara da exclusão que vivemos todos os dias”, finaliza.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo