Noticias

CCXP25: Festival amplia experiência do público, reúne novos conteúdos globais e celebra 20 anos de Supernatural

A CCXP25 encerrou sua 12ª edição reafirmando a força de um festival criado no Brasil que se tornou uma das principais plataformas internacionais para lançamentos e encontros da cultura pop. Durante quatro dias, 284 mil visitantes circularam pelo São Paulo Expo em uma programação que, assim como hoje as telas das grandes plataformas, reuniu uma diversidade de conteúdos como A24 (Diamond Films), Disney+, Hulu, Marvel Studios, FX, Prime Video, HBO Max, Warner Bros. Pictures, Paramount+, Sony Pictures, Adult Swim, Crunchyroll e Miraculous. O evento também ampliou a presença de conteúdos brasileiros, com participação de Globo, Globoplay, MSP, O2 Play, Paris Filmes, Vitrine Filmes, Manequim Filmes, Bravura Filmes e Imagem Filmes.

Painéis de Wicked Brasil, Corrida das Blogueiras e Tiny Desk Brasil ilustraram o momento de expansão criativa e ajudaram a compor uma programação que transitou entre música, narrativa digital, cinema, literatura e performance. A celebração dos 20 anos de Supernatural, que mobilizou diferentes gerações de fãs, com karaokê, um pocket show feito pelos artistas e um recorde de participação de fãs com 9 mil sessões vendidas considerando Fotos & Autógrafos e o pacote Road to Hell.

A homenagem ao ator e diretor Selton Mello foi um dos grandes momentos da edição. Diante de um auditório lotado, Selton revisitou momentos de sua trajetória e discutiu o papel da criação artística em diálogo com o público. Em sua fala, destacou a dimensão coletiva de receber um reconhecimento em um festival que opera como ponto de encontro entre obras e espectadores: “Quando um artista é homenageado, ele é homenageado junto com o público. Então, esse prêmio também é do meu público”. A presença do artista reforçou o caráter brasileiro da CCXP e ajudou a evidenciar a produção nacional em um evento que reúne criadores de diferentes mercados.

Pavilhão redesenhado favorece circulação e permanência

Com foco na experiência do visitante, a CCXP25 implementou melhorias estruturais que ampliaram o fluxo e reorganizaram áreas de convivência. A circulação entre palcos, espaços de marcas e ativações temáticas se tornou mais intuitiva, o que permitiu ao público acompanhar atividades sucessivas sem grandes deslocamentos. O pavilhão funcionou como um trajeto contínuo ao longo do dia, em que painéis, ativações, apresentações e encontros se sobrepunham em diferentes intensidades e ajudavam a compor a paisagem sonora e visual do evento.

Palco Thunder concentra estreias e conversas sobre processos criativos
O Palco Thunder by Claro tv+ reuniu parte das sessões que atraíram maior movimentação. O público assistiu a cenas inéditas de Marty Supreme, da Diamond Films e A24, além de conteúdos exclusivos de The Boys, Fallout, It: Bem-vindos a Derry, Academia da Frota Estelar e a grande participação do Disney+ com a presença dos elencos de Percy Jackson e os Olimpianos e Paradise, além de teasers de Demolidor e O Urso. Elencos e criadores discutiram decisões de roteiro, construção de personagens e processos de produção. A ampliação do palco e das arquibancadas contribuiu para acomodar o interesse contínuo nos lançamentos internacionais.

Produções brasileiras ampliam diversidade da programação

A programação nacional, distribuída por diferentes palcos, mostrou a variedade de formatos presentes no ecossistema criativo do país. No Palco Omelete by BB, números musicais de Wicked Brasil se alternaram com conversas sobre os bastidores de Corrida das Blogueiras, que abordou o impacto das narrativas digitais e da criação de conteúdo na internet.
O Palco Blast, novidade desta edição, tornou-se um ponto de encontro para quem buscava narrativas autorais e discussões sobre criação. O teaser de “Só os Loucos Sabem”, cinebiografia de Chorão com atuação de José Loreto, foi exibido junto a painéis de Pedro Bandeira e Mario Sergio Cortella. A presença do Tiny Desk Brasil mostrou como o formato foi reinterpretado no contexto musical brasileiro e abriu espaço para discutir estética, registro sonoro e construção de repertório.

O esporte também como forma de cultura pop

Na CCXP25 o esporte também ganhou protagonismo, reforçando a conexão cada vez mais forte entre cultura pop e grandes franquias esportivas. Pela primeira vez, a NBA marcou presença com um grande estande no pavilhão, oferecendo ativações imersivas para fãs de basquete. A programação ainda contou com um painel do UFC em parceria com a Paramount+, e com o anúncio da seleção brasileira da Kings League, na qual o Brasil já se consolidou dentro da modalidade.

Cosplay, performance e ambientações ampliam ocupação do festival

Entre as áreas temáticas, o Magic Market recebeu visitantes com a ambientação Temporada dos Guerreiros, marcada por apresentações musicais e encenações que funcionavam como pausas imersivas entre os grandes auditórios. O Palco Universe by Seara, ampliado para suportar maior circulação, recebeu as etapas do Torneio Cosplay Universe by Honda, cuja final premiou Ícaro Bernardo Coelho da Silva pela interpretação de Drácula, de Castlevania. No Palco Creators & Gamers, criadores de conteúdo ocuparam o espaço com entrevistas e dinâmicas ao vivo, além de shows das bandas Supercombo, BadLuv,  do cantor Vitão e um encerramento da edição de 2025 com um show da Fresno que lotou o Palco Creators & Gamers. Com um repertório que mesclou clássicos da carreira a faixas mais recentes, o trio transformou o espaço em um grande coro coletivo, reforçando a força do rock nacional dentro do festival.

Supernatural mobiliza fãs e marca forte presença no festival

A programação dedicada aos 20 anos de Supernatural se tornou um dos pontos mais procurados do evento. Reunidos sob o título Road To Hell, Misha Collins, Kathryn Newton, Jim Beaver, Richard Speight Jr. e Rob Benedict participaram de painéis que revisitaram cenas icônicas e comentaram passagens de bastidores de duas décadas de série. A mobilização em torno da franquia impactou diretamente as interações presenciais e resultou em aumento de 60% no volume de sessões de fotos e autógrafos em relação a 2024.

Artists’ Valley reúne 450 artistas e celebra trajetória de Mike Deodato

No centro do pavilhão, o Artists’ Valley by Residiuum manteve fluxo intenso desde a abertura dos portões. Mais de 450 artistas brasileiros e internacionais apresentaram trabalhos autorais que incluíam quadrinhos, ilustrações, narrativas gráficas e projetos independentes. A homenagem a Mike Deodato reuniu leitores e profissionais em conversas que revisitaram sua trajetória na indústria e reafirmaram o papel central do espaço como ponto de encontro entre criadores e público. Entre os convidados desta edição tiveram: Nick Dragotta , J. M. DeMatteis, Gerry Conway, Elena Casagrande e Sara Pichelli.

Próximos movimentos da expansão internacional
A CCXP mantém seu processo de internacionalização com edições no Brasil, Alemanha e México e com a previsão de sua primeira edição na Coreia do Sul em 2027. No Brasil, a CCXP26 está programada para ocorrer de 3 a 6 de dezembro de 2026 no São Paulo Expo.

Sobre a CCXP

A CCXP é o maior festival de cultura pop do mundo. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 2.2 milhões de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, uma edição da CCXP Tour em Recife e uma edição internacional da CCXP Cologne, na Alemanha. Com dois eventos digitais, sob o selo de CCXP Worlds, a marca alcançou uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países. Com números e recordes próprios, a CCXP vai muito além das estatísticas: é um sentimento. Um lugar de pertencimento e liberdade, proporcionando experiências inesquecíveis para quem vai e impactando positivamente a sociedade. Tudo isso pode ser resumido pela palavra que simboliza a essência do festival: épico.

Próximas edições:

CCXPMX26 : de 24 a 26 de abril de 2026 – Cidade do México, CDMX, México

CCXP26: de 3 a 6 de dezembro de 2026 – São Paulo, SP,  Brasil

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo