Cinema

Chegou o novo aplicativo PingPlay de exibição de conteúdos acessíveis nos cinemas, em casa e onde você quiser

A ETC Filmes apresenta o aplicativo PingPlay, que permite às pessoas com deficiência visual e auditiva, a exibição de conteúdos acessíveis nos cinemas, em casa e onde quiserem. O aplicativo é equipado com recursos de Audiodescrição, Legendas Descritivas, LIBRAS e, ainda, Áudio Assistência, que potencializa os canais de diálogo para o espectador que tem baixa audição e multilinguismo, possibilitando ter outros idiomas de áudio e legenda nos conteúdos. 

Criado por quem mais entende de acessibilidade audiovisual no Brasil e há anos atua no setor, o novo aplicativo PingPlay é 100% brasileiro e foi desenvolvido para o nosso mercado cinematográfico com diferenciais que atendem aos Distribuidores, Exibidores e ao público final. Possui itens fundamentais de segurança, como tecnologia DRM que codifica o conteúdo impedindo que não autorizados obtenham acesso; selo TPN Gold Shield, alto nível de segurança no mercado audiovisual mundial; Bloqueio por geolocalização que garante que o conteúdo seja acessado apenas nos cinemas em que o filme escolhido estiver passando; Criptografia de ponta à ponta mecanismo de segurança que protege dados disponíveis em diferentes serviços.  

Sessão de cinema com a animação “Mavka – Aventura na Floresta”

No sábado, dia 11 de novembro, foi realizada a sessão de cinema no Cinemark Shopping Metrô Santa Cruz, em parceria com as principais Instituições que atendem as pessoas com deficiência visual e auditiva em São Paulo: Fundação Dorina Nowill, Laramara – Instituto para Cegos, DERDIC – Educação, Saúde e Pesquisa e Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

“Pessoas com deficiência viveram muito tempo excluídas dos espaços de cultura e lazer e poder presenciar um momento tão importante onde pessoas surdas, com deficiência visual e sem deficiência puderam ocupar o mesmo espaço foi muito satisfatório. Este é um grande passo para a inclusão plena! Sabemos que ainda há muito a se fazer e que além das barreiras na comunicação, existem barreiras físicas, sociais e outras que impedem essas pessoas de frequentarem uma sala de cinema. Porém, passos estão sendo dados e é muito bom saber que temos parceiros na luta pela inclusão e acessibilidade como a ETC Filmes e PingPlay.

Na sessão acessível a qual tivemos a oportunidade de assistir ao filme “Mavka”, muitas pessoas com deficiência visual que participaram relataram que o uso do app PingPlay é muito fácil de navegar e que a audiodescrição foi de ótima qualidade…Esperamos poder encontrar mais vezes pessoas com deficiência frequentando salas de cinema, acessando sessões e filmes de seus gostos e interesses. Agradecemos imensamente a ETC Filmes e PingPlay pela parceria e por terem proporcionado um momento tão importante de inclusão” celebra Ezequiel Mariano, Analista de Projetos da Fundação Dorina Nowill.

“Fico feliz que existem empresas se dedicando a promover a acessibilidade de pessoas com deficiência e que a Derdic pode fazer parte dessa jornada (e de uma forma tão divertida e bacana!)” comemora Sibele Matsubara,  Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da DERDIC – Educação, Saúde e Pesquisa.

Como funciona o aplicativo PingPlay?

Com interface lúdica e de fácil entendimento, o aplicativo PingPlay conta com exibição de trailers acessíveis, circuito das salas de cinemas com todas as sessões e horários dos filmes e relatórios mensais de performance de cada conteúdo. O usuário seleciona e instala o aplicativo PingPlay da sua loja de preferência, disponível nos sistemas iOS ou Android, baixa o conteúdo de acessibilidade do filme desejado e pronto! O aplicativo sincroniza automaticamente o conteúdo acessível ao momento do filme, com base no áudio original captado ao microfone do próprio smartphone. O aplicativo PingPlay necessita de internet apenas para download dos recursos, não há necessidade no momento de assistir aos conteúdos de interesse. 

“Para nós da ETC Filmes é uma realização lançar o aplicativo PingPlay para o mercado audiovisual brasileiro. Está em nosso DNA apresentar soluções de acessibilidade com a mais moderna tecnologia e segurança para os parceiros e, principalmente, dar acesso de conteúdo audiovisual para todas as pessoas com deficiência visual e auditiva”, conclui Cássio Koide, CEO da ETC Filmes.

Mais informações:

Sobre ETC Filmes

O aplicativo para exibição de conteúdos acessíveis criado por quem mais entende de acessibilidade audiovisual no Brasil: a ETC Filmes.

Há muitos anos, a ETC Filmes entendeu o que eram os recursos de acessibilidade e como melhor adaptá-los à realidade do audiovisual brasileiro. A ETC Filmes foi uma das primeiras empresas de audiovisual a apresentar ao mercado uma solução em aplicativo para acessibilidade. Fazendo parte da Câmara Técnica da ANCINE, a ETC Filmes trabalhou com Exibidores e Distribuidores para definir quais seriam as práticas mais seguras, dentro da realidade financeira e estrutural do nosso audiovisual. Com a negativa inicial para o modelo de aplicativos, buscamos parceiros para criar uma solução diretamente na DCP, que tornou acessível boa parte do pátio exibidor de todo país. E, agora, com a nova escolha pelo modelo de aplicativos, a ETC Filmes desenvolveu o PingPlay para ser o aplicativo de escolha de todo o mercado e de todos os usuários.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo