A icônica dupla Chitãozinho e Xororó está prestes a surpreender seus fãs e o mundo da música com o lançamento do álbum “José e Durval” no próximo dia 20 de setembro. O projeto traz os nomes de batismos dos artistas, representando uma nova identidade, um recomeço em meio a tantos anos de sucesso e explorando a versatilidade musical de uma forma que ainda não tiveram oportunidade de apresentar ao público. O álbum chega também com clipes inéditos gravados no alto de um prédio em São Paulo, que estarão disponíveis no Youtube.
“É como se estivéssemos lançando a dupla “José e Durval”, que tem a oportunidade de começar agora, mas tendo uma bagagem de mais de 50 anos de experiências. É uma brincadeira, uma forma que a gente encontrou de trazer um som que a gente também gosta, mas que talvez “Chitãozinho e Xororó” não gravasse”, explica José, também reconhecido como Chitãozinho.
O álbum “José e Durval” traz uma abordagem ousada e inovadora, explorando uma sonoridade mais pesada do que a tradicionalmente conhecida da dupla. Com influências que vão do rock ao pop, passando pelo folk e country, o projeto oferece uma mistura rica e diversificada, mantendo, é claro, algumas canções com o sertanejo que conquistou o Brasil e o mundo. Neste projeto a dupla conta com participações especiais da cantora brasileira Simone Mendes, a banda Fresno com quem Chitãozinho e Xororó já lançou sucessos, o famoso grupo Begin nipônico com quem cantam em japonês e Joshua Bovill (Beauville), artista americano com quem canta em inglês. Feats que deixam claro o quanto a dupla pode ser surpreendente e versátil.
“Desde o nosso segundo disco já tínhamos o desejo de ousar, mas naquela época a gente não conseguia gravar o que a gente queria… Ao longo do tempo fomos colocando mais identidade, ousando, mas com preocupação para manter os fãs da música sertaneja. Sou um dos produtores do álbum “José e Durval” e foi como abrir um baú de composições que estavam guardadas, canções e parcerias que gravamos e não imaginávamos como lançar. Durante o isolamento da pandemia tive mais tempo para me dedicar a abrir esse baú e trabalhar em cada canção. Fazemos música com qualidade, respeito e sem preconceito, reforça Durval, nacionalmente conhecido como Xororó.
O novo álbum “José e Durval” é uma celebração da trajetória da dupla famosa no Brasil, um projeto idealizado para os fãs curtirem nas plataformas de streaming e no Youtube com os clipes. “O show de Chitãozinho e Xororó continua com os clássicos, como os fãs amam… Pode ser que entre uma canção nova o outra, mas “José e Durval” é uma realização pessoal, um projeto que equilibra meu gosto por rock e música pop, com a paixão do Chitão por sertanejo… é um novo olhar para nós, como artistas, uma forma de apresentar o que a gente ouve, o que influencia nossa trajetória de mais 54 anos de carreira”, complementa Xororó.
“José e Durval” reforça a capacidade de Chitãozinho e Xororó de se reinventar e de se manter relevantes no cenário musical, mesmo após décadas de sucesso. O projeto é uma prova de que, para esses ícones da música brasileira, a inovação e a surpresa são partes essenciais de sua trajetória.
Chitãozinho & Xororó em números
- Mais de 40 milhões de discos vendidos
- 37 álbuns inéditos e 11 DVDs
- Centenas de discos de ouro, platina e diamante
- Dezenas de prêmios na música, incluindo 6 Grammys
- Mais de 6 mil shows
- Público estimado em 100 milhões de pessoas
- Mais de 100 mil pessoas em um único show
- 1,8 milhão de vendas em um único disco
- Mais de 400 músicas gravadas
- Mais de 70 campanhas publicitárias
- Envolvimento em mais de 150 projetos de Responsabilidade Social
- Parcerias com mais de 100 nomes da música nacional e internacional
- 1982 foi o ano de início do grande sucesso com ‘Fio de Cabelo’