Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o roteirista Junior Figueiredo acaba de anunciar os selecionados para a quinta edição do “Clube do Pensamento”, projeto apoiado pela Netflix, que visa capacitar jovens criadores pretos, trans e oriundos de comunidades periféricas no setor audiovisual. Com a edição deste ano ocorrendo pela primeira vez fora do Sudeste, Salvador foi a cidade escolhida para acolher a iniciativa.
“Somos uma potência artística, mas a cultura ainda está longe de ser valorizada como merece em Salvador. Quando jovem, eu tive que sair da Bahia para me inserir no mercado de trabalho. É uma alegria trazer o projeto para o meu estado, para que outros jovens nordestinos não precisem ficar longe de amigos e família para desenvolverem sua arte,” compartilha Junior Figueiredo.
Mirian Fonseca, Wendel Assis, Pablo Pereira, Bibi Pêra e Cícero Proença são os jovens talentos escolhidos para trabalhar diretamente com Figueiredo nos próximos cinco meses, desenvolvendo do zero um projeto de série de TV. Os encontros semanais, presenciais e on-line, proporcionarão um espaço colaborativo de troca e aprendizado.
“Este anúncio é particularmente significativo durante o Mês do Orgulho, pois reforça o compromisso do “Clube do Pensamento” em destacar vozes sub-representadas na indústria audiovisual, especialmente da comunidade LGBTQIAP+. A seleção desses jovens promissores é um passo positivo em direção a um setor mais inclusivo e diversificado”, afirma Junior Figueiredo.
Sobre Júnior Figueiredo
Júnior Figueiredo é um cineasta e roteirista baiano radicado no Rio há mais de 15 anos. Ele é conhecido por seus projetos de sucesso como “Tô de Graça o Filme”, “O Dono do Lar”, “Tô de Graça a Série” e “Os Suburbanos”.