Neste domingo (3/9), às 19h, a Rádio Cultura Brasil estreia a série Caixa Acústica – o som que vem da garagem, apresentado por Clemente Nascimento, radialista, músico das bandas Inocentes e Plebe Rude, e figura da cena punk rock de São Paulo desde os anos 1980.
Ao longo de 13 episódios, a série cumpre um papel cada vez mais raro no rádio: o de apresentar material recente tanto de bandas conhecidas, como de grupos de garagem que surgiram no novo milênio. Clemente afirma que “a garagem virou sinônimo de nascedouro de boas bandas, apesar da disseminação de estúdios de ensaio, o termo ‘rock de garagem’ ainda é usado para definir o rock de verdade. O rock pode ter perdido espaço no ‘mainstream’, mas continua vivo e pulsante”.
Clemente ainda ressalta que mesmo longe da grande mídia, o rock nunca deixou de ser produzido e consumido. Com o barateamento dos estúdios de gravação e a possibilidade de disponibilizar os álbuns nas plataformas digitais sem custos, temos um lançamento atrás do outro. Bandas novas e consagradas produzem como nunca.
Caixa Acústica apresenta o que acontece na cena roqueira atual, ou seriam cenas roqueiras? São vários estilos diferentes, lançamentos e festivais que convergem entre si, mas também conversam com cenas bem distintas. Este é o Caixa Acústica, o som que vem da garagem e que merece respeito.
Serviço
Caixa Acústica – o som que vem da garagem
Estreia: domingo, 3 de setembro, às 19h.
Apresentação: Clemente Nascimento
Produção: Bruno Lombizani
Rádio Cultura Brasil
FM: 77,9 MHz
AM: 1.200 kHz
Aplicativo: Cultura Play