Noticias

CNN Brasil amplia cobertura de Eleições Municipais e lança campanha

A CNN Brasil investe todos os seus esforços em um trabalho abrangente de cobertura de eleições, nos moldes do que é realizado por sua matriz nos EUA. Assim, dá continuidade ao seu pacote de eleições  deste ano – que inclui ampla cobertura as eleições nos Estados Unidos sob a marca “América Decide” – e estende o espaço dedicado às eleições municipais no Brasil, trabalho que teve início em janeiro de 2024. 
 

Sabatinas

Nas próximas semanas haverá diariamente na grade de programação um horário reservado a entrevistas com os candidatos bem colocados nas pesquisas eleitorais nas sete capitais de maior população: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/ RJ e Belo Horizonte/MG. As entrevistas, conhecidas como sabatinas dos candidatos, serão realizadas pelos âncoras e analistas de política e serão transmitidas primeiramente no canal da CNN no You Tube, com exibição na TV de segunda a sexta-feira, às 23h30, após o término de “O Grande Debate”. As eleições municipais ocorrem no próximo dia 6 de outubro de 2024, com 2º turno marcado para 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Em seus formatos, as entrevistas/sabatinas incluem até quatro candidatos de cada capital, selecionados de acordo com o resultado mais recente do agregador de pesquisas Índice CNN, com sete dias de antecedência. 

Debate

Em caso de haver segundo turno nas eleições em São Paulo, a maior capital do País, a CNN Brasil já estabelece contato com os partidos para agendamento de debate eleitoral para 23 de outubro. O âncora Márcio Gomes estará à frente da mediação do embate exclusivo,  com transmissão direto e ao vivo em todas as plataformas. Em ocorrendo, o encontro contará com a presença de público de convidados, jornalistas e formadores de opinião em espaço fora dos estúdios, em um formato inovador, com palco que propicie grande movimentação dos candidatos e do mediador. 
 

Cobertura

Contando com significativo reforço de equipe de jornalismo para esta cobertura, a CNN Brasil estará presente em todos os estados da Federação, com repórteres em todas as capitais do País.

A cobertura é intensa em todas as plataformas. No site da CNN Brasil, uma página específica para de Eleições, dede janeiro no ar, tem atualização diária dos principais fatos da corrida eleitoral, além das colunas do time de analistas, que trazem apurações e novidades no canal dedicado aos blogs. Há também um quadro de prestação de serviços, respondendo a dúvidas dos eleitores.

O site contém uma página dedicada ao agregador de pesquisas Índice CNN, uma parceria entre a CNN Brasil e o Ipespe Analítica. O Índice CNN contempla cem cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, com atualização a cada nova pesquisa oficial. O acesso à ferramenta online pode ser feito por qualquer pessoa a todo momento, dando um panorama imediato com os resultados agregados sobre os mais recentes levantamentos de intenção de voto em cada uma das cidades contempladas. 

Índice CNN também é um quadro fixo da programação, com apresentação de Iuri Pitta e do cientista político Antonio Lavareda nos jornais da CNN Brasil. Há ainda o programa semanal GPS CNN, que traz todas as semanas (Sábados, ás 18h) análises de pesquisas feitas pela Atlas Intel, com apresentação de Iuri Pitta e Andrei Roman.

 “Todos os nossos esforços serão no sentido de levar ao público uma cobertura jornalística primorosa, caracterizada pela agilidade na apuração de notícias e análises isentas de nossos especialistas, capazes de produzir conteúdos repletos de contexto e de modo a fugir da polarização característica do momento político”, afirma Virgilio Abranches, VP de Jornalismo, Conteúdo e Operações da CNN Brasil.

Na data de realização do primeiro turno das eleições, a CNN Brasil contará com uma programação ao vivo interrupta ao longo de 19 horas, desde o início do dia, acompanhando as apurações.  Inovações tecnológicas e de cenários como o vídeo wall interativo, chamado de “Magic Wall”, facilita a apresentação da apuração em tempo real proporcionada pelos tribunais regionais eleitorais.
 

Campanha

A pouco mais de dois meses do primeiro turno da votação das eleições municipais no Brasil e acompanhando de perto os momentos de definição para os cargos majoritários nos Estados Unidos, a CNN Brasil estreia uma nova etapa de sua campanha institucional. 

Alinhado ao posicionamento atual da CNN Brasil: “Pense bem. pense CNN”, a nova campanha busca em sua essência a valorização de um dos pilares da democracia: a escolha consciente. Desta forma, as peças criadas desenvolvem o conceito de que um público bem informado tem chance de fazer melhores escolhas. “Bem informado, você escolhe bem” resume o desdobramento deste conceito.  

“Em tempos de desinformação espalhada pelas redes, as peças de nossa campanha ressaltam o valor da informação de qualidade e a importância de se estar bem informado, já que o voto exercido com embasamento é um passo em direção a um futuro melhor”, afirma Cris Moreira, vice-presidente de Relações Estratégicas da CNN Brasil.

O conceito também promove a ideia de que, com acesso a informações precisas e imparciais da CNN, os eleitores têm o poder de moldar positivamente o destino do País. A criação da campanha é da agência Nova, com produção da CNN Brasil.

Paralelamente às ações de mídia externa, serão mostrados nas plataformas da CNN Brasil e redes sociais as novidades para levar à audiência uma cobertura completa sobre os acontecimentos relevantes sobre o grande pleito nacional este ano e também sobre as eleições nos EUA.

O filme institucional pode ser visto aqui . 

SOBRE A CNN BRASIL 

A CNN Brasil atua no País desde março de 2020, produzindo conteúdo jornalístico multiplataforma, com notícias transmitidas na TV por assinatura, banda kU, site, serviços de streaming, apps e YouTube, além de perfis nas redes sociais e podcasts. No âmbito de todas as suas mídias, a CNN Brasil atinge um público acima de 50 milhões de pessoas mensalmente.

Em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo, comentaristas e especialistas de relevância em suas áreas.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo