ExclusivoNoticiasTelevisão

CNN Viagem & Gastronomia focaliza Brasília por outro ângulo no 64º aniversário da cidade que nasceu para ser capital do país

Em episódio especial, Daniela Filomeno conduz tour cultural e arquitetônico ofuscado pelo noticiário político, revelando ainda os sabores do Cerrado e a natureza do DF

Certa de que Brasília oferece atrativos turísticos deslumbrantes e quase sempre ofuscados pelo noticiário político e econômico, Daniela Filomeno dedica uma edição especial do já consagrado programa CNN Viagem & Gastronomia às riquezas arquitetônicas e gastronômicas da capital federal. O programa vai ao ar no dia 20, sábado, às 22h, com reapresentação às 19h15 do domingo, 21 de abril, data em que Brasília completa 64 anos. Nos dias que precedem a exibição e o aniversário da cidade fundada em 1960 por iniciativa de Juscelino Kubitscheck, a CNN Brasil levará ao ar, ao longo da programação, pílulas do conteúdo em questão, como spoilers para a edição completa preparada por Filomeno e equipe.

Fascinada por Brasília desde criança, quando visitou a cidade em excursão com a escola, a apresentadora se debruça sobre as curvas arquitetônicas que fazem do Distrito Federal uma obra de arte a céu aberto. E ao visitar um cenário tão presente na tela da CNN Brasil por outro viés, revela passeios ecológicos que permeiam o concreto criado a partir dos traços de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, desvendando ainda a culinária do Cerrado, segmento que vem transformando Brasília em uma capital gastronômica.

“Brasília tem comida regional, tem comida internacional, tem francês com boulangerie, tem tudo ali. É um polo muito forte obviamente por conta da política, mas a gastronomia foi impulsionada em razão das reuniões de trabalho. Os espaços são sofisticados, cada vez mais os grupos paulistas estão indo para lá. O Nino, do grupo Alife Nino e a Fazenda Churrascada chegaram, entre outros, e Brasília está se tornando cada vez mais essa capital gastronômica”, diz a apresentadora.

“Ainda não é possível chamar de polo gastronômico”, pondera, “porque faltam iniciativas de comida do Cerrado, que no final eu até encontrei, pasme, por um chef dinamarquês: o Simon Lau, que era do Acquavit. Ele já teve restaurante nível Michelin e hoje serve refeição na casa dele para pequenos grupos”, conta, ao modo petit comité. “É um negócio surpreendente”, constata. Grande conhecedora da gastronomia mundial, Filomeno também se encanta com o cardápio do Tudo do Porco, no Mané Mercado.

A jornalista se entusiasma ao relatar que procurou “contar a história da cidade por meio de Lúcio Costa, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão”. Da Catedral de Brasília à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, passando pelas exuberâncias do Palácio do Itamaraty e do Aeroporto,Mas quem está habituado a enxergar o Distrito Federal pela concretude da Praça dos Três Poderes há de se surpreender com as piscinas naturais do Parque Nacional de Brasília, outro ponto visitado pelo V&G.

A proposta é desvendar esse cenário de belezas invisibilizadas em meio a um cartão postal tão presente no dia a dia dos noticiários. E apresentar Brasília pelo olhar de sua natureza, de sua gente e de seu legado, para muito além do enredo político que movimenta o país.

CNN Viagem & Gastronomia – Brasília
Quando: Sábado, 20/04, às 22h, com reapresentação Domingo, 21/04, às 19h15.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress
Botão Voltar ao topo