
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (6) os horários estimados em que a tradicional fumaça será emitida da chaminé da Capela Sistina, durante o conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica. O sinal visual — uma tradição secular — marcará o encerramento de cada rodada de votação dos cardeais eleitores, cuja primeira reunião está marcada para quarta-feira (7).
Segundo o diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, a fumaça poderá ser vista em dois períodos ao longo do dia, sempre considerando o horário de Brasília:
-
Manhã: entre 5h30 e 7h
-
Tarde: entre 12h30 e 14h
No primeiro dia do conclave, no entanto, a expectativa é de que a fumaça só seja emitida após as 14h, uma vez que os cardeais iniciarão o processo de votação por volta das 11h30, após entrarem em regime de clausura. A partir do segundo dia, a fumaça poderá surgir nos dois turnos habituais.
A cor da fumaça segue a simbologia já conhecida:
-
Fumaça preta: indica que ainda não houve consenso entre os cardeais.
-
Fumaça branca: sinaliza ao mundo que um novo Papa foi eleito.
A expectativa e o mistério em torno da fumaça reforçam o simbolismo do conclave, um dos rituais mais marcantes da Igreja Católica, que atrai a atenção de fiéis e curiosos em todo o planeta.









