BusinessColuna Rodrigo Teixeira

Conheça Guilherme Alencar, sócio da Handz e gestor de marcas gastronômicas

A paixão por desenvolver marcas e produtos resume bem a trajetória profissional de Guilherme Alencar – um dos sócios do restaurante Handz com duas unidades em SP e uma no RJ (BarraShopping)  

Tudo começou com seu interesse pelo design de produtos, o que o levou a cursar Desenho Industrial na UNIVERCIDADE, em Ipanema. Aos 19 anos, criou seu primeiro negócio com um amigo, na garagem da casa de seu pai, onde produziam móveis e quadros de madeira personalizados e super criativos. Embora tivessem talento e bom gosto, o investimento e retorno financeiro era muito limitado, o que os levou a buscar novos desafios.

Logo depois, Guilherme começou a trabalhar na imobiliária de um amigo, inicialmente como designer, responsável por anúncios e pelo site. No entanto, em apenas duas semanas, saiu para cobrir uma visita de um corretor que faltou e acabou vendendo um imóvel. Foi nesse momento, aos 21 anos de idade, que percebeu sua aptidão para vendas e interesse pelo lado comercial.Porém, a virada de chave do seu plano de carreira aconteceu um ano após essas experiências, quando ingressou como estagiário em uma empresa que desenvolvia produtos automotivos e licenciava marcas para o mercado brasileiro.

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A empresa estava iniciando sua fase de expansão depois de acertar em um produto de tecnologia automotiva, e Guilherme teve a oportunidade de se envolver em um projeto que exigiu dedicação total. Passou os 10 anos seguintes imerso em aprendizado e desenvolvimento, viajando o mundo, liderando marcas super conceituadas, construindo bastante network e alcançando resultados expressivos em diversas categorias de varejo.

Entre os primeiros grandes desafios que enfrentou, assumiu a gestão de marcas renomadas como MasterChef, onde trabalhou com alimentos e eletroportáteis, unindo a força da mídia a produtos de alta qualidade para penetrar com escala no varejo. Além disso, montou feiras e cooking shows com os participantes, espalhadas pelo país e quase 20 lojas entre o eixo Rio e SP.

Também liderou projetos de marca para a General Electric em algumas categorias no Brasil, desenvolvendo o branding e linha de produtos como iluminação LED sem fio e acessórios tecnológicos. Cada desafio exigia uma abordagem estratégica, e sempre acreditou que o branding era o diferencial competitivo, já naquela época o digital lhe chamava muita atenção para se posicionar no mercado.

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No varejo B2B, conduziu projetos de grande escala, como o desenvolvimento de produtos oficiais para o Rock in Rio, alcançando market share expressivo em algumas categorias, como as de caixas de som Bluetooth portáteis. Trabalhou com marcas de renome através do modelo de licensing, como Quatro Rodas, Discovery Channel, Ipiranga e Petrobras. Essas experiências lhe proporcionaram a oportunidade de viajar pelo mundo, participando das maiores feiras de negócios internacionais, passando boas temporadas na China, Las Vegas e até Dubai.

Essa bagagem levou Guilherme ao setor de alimentação, onde teve a chance de desenvolver uma linha de alimentos licenciada pela marca MasterChef para o mercado brasileiro, aproximando-se de chefs renomados, conseguiu unir suas paixões: a gastronomia aos negócios.

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Depois disso, assumiu desafios com muito propósito para sua carreira, como Diretor de Marketing e Comercial da tradicional Geneal, marca de cachorro-quente de forte conexão com a história do Rio de Janeiro, onde o próprio foi um apaixonado pela marca durante a infância, e em certo momento foi convidado a fazer parte desse projeto, no processo de revitalização da marca. Foi uma experiência valiosa, que lhe permitiu interagir diretamente com o consumidor final e entender a importância da escuta ativa com o cliente, o maior consultor de um negócio de alimentação, segundo palavras do mesmo.

Em seguida, assumiu o cargo de VP na Vezpa Pizzas, tendo uma pequena participação societária como parte da sua negociação e algumas unidades próprias, uma rede que se tornou referência em pizzas artesanais e um case de marca de sucesso no Rio de Janeiro, que também levaram para SP e Brasília. O projeto na Vezpa lhe levou a um desafio como Chief Commercial Officer do Grupo Arcca, Grupo que foi construído através do Know How que criaram franqueando a marca Vezpa, a partir dali liderou a parte comercial de franquias dando início a captação de pequenas marcas e expansão de marcas para vários estados como a Padaria NEMA, Nosso Crepe, Pastelzada, Una Salada e a própria Vezpa Pizzas.

Sua jornada é impulsionada pela paixão em transformar marcas em comunidades onde as pessoas/público-alvo criem um senso de pertencimento grande e se sintam conectadas com os negócios. Aumentando o valor percebido dos produtos e consequentemente a margem. Sempre com uma visão de longo prazo e foco na excelência, Guilherme resolveu realizar um sonho e sair da cadeira de um intraempreendedor e partir para a cadeira do empresário no varejo alimentício, sua intenção era aplicar tudo o que aprendeu ao longo dos anos para criar experiências memoráveis e expandir negócios B2C de forma sustentável.

Comprou um negócio de sushi dentro de uma cozinha pequena de delivery, faturando R$ 30 mil reais por mês e elevou para R$ 7 milhões por ano e, em um ano, abrindo duas casas. A partir do êxito no negócio, sentiu-se seguro para tocar outros empreendimentos no segmento de alimentação. Fundou uma Holding, a batizou de Grupo Iguaria e construiu um time com bastante bagagem no mercado de food para focar em gerir com maestria suas casas.

Guilherme recebeu várias oportunidades e pedidos para franquear o negócio, mas não queria mais entrar nesse segmento. Além disso, entendeu que era um modelo complexo e difícil para construir sucessores, algo que precisava muito de sua presença e o retorno para lhe manter “preso” àquele negócio não era algo que o preenchia. Sendo assim, resolveu vender a marca e partir para modelos de restaurantes onde teria um ganho de capital maior em cima de sua quantidade de horas alocadas e conseguiria ter mais aprendizado para construir processos escaláveis em locais de alto fluxo, como shoppings, polos gastronômicos, etc.

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Atualmente está à frente do Handz e do EVO junto com os sócios Rodrigo Eisnfeld e Rodrigo Marques. Ambos com a cultura do Grupo Iguaria, focados em descomplicar a gastronomia de qualidade, inserindo-a no dia a dia das pessoas. O Handz tem um público-alvo diferente do EVO e isso foi intencional não só para aprender a trabalhar com um novo público como descentralizar os riscos. Em meio a isso tudo, aplicou sua bagagem e network no mercado para montar uma agência/consultoria focada em atender 360 dos serviços no food que existem demanda reprimida. Conectando pontos com clientes, curadoria em marketing, RP, logística, construção, entre outros.  

Os próximos passos: Guilherme e seus sócios estão mergulhados nas operações criando mil processos e seus sucessores para dar tempo de colocar em ação novas marcas, algumas delas já bem adiantadas e prontas para encaixar em uma praça e ligar o forno.

Guilherme Alencar é um apaixonado pelo mundo dos negócios e pela gastronomia. E como um nato empreendedor, não romantiza o empreendedorismo, porém diz ter conseguido unir suas duas paixões ao longo de sua carreira. Procura sempre estar à frente do seu tempo, trabalhando para proporcionar a melhor experiência ao consumidor final, ao cliente, buscando sempre tecnologia avançada, material de ponta e nomes renomados no mercado. E vem muito mais por aí, após recente viagem e imersão pela América do Sul, Guilherme promete novidades.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
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