AgendaTeatro

Debate com entrada gratuita sobre o espetáculo “Teatro à Venda” no teatro Arthur Azevedo neste domingo

Comunicamos que haverá um debate aberto ao público e gratuito com o tema ‘O teatro e a poesia em um mundo à venda: um debate sobre o espetáculo Teatro à Venda’ com as presenças do poeta Cássio Junqueira, a pesquisadora Lucy Ribeiro e todo elenco, neste domingo, dia 22 de outubro, às 21h, logo após a apresentação do espetáculo no teatro Arthur Azevedo. 

Teatro à Venda, o espetáculo de teatro que satiriza o mundo perfeito das propagandas comerciais, chega ao Teatro Arthur Azevedo em temporada inédita com oito apresentações, de 19 a 29 de outubro (quintas, sextas e sábados às 20h30, domingos às 19h00). O espetáculo é realizado pelo Coletivo Parêntesis de Teatro, grupo fundado em 2016 por Pedro Tancini, que também assina a dramaturgia e direção.

Teatro à Venda é uma tragicomédia que nos faz rir e nos faz chorar. Rimos porque reconhecemos o ridículo das narrativas publicitárias, prontas para nos vender a ideia de que a felicidade é um refrigerante, um aspirador de pó ou um papel higiênico. Choramos porque entendemos que um mundo onde tudo tem um preço é um mundo onde nada tem valor, que humaniza os objetos e objetifica as pessoas.

Porém, mais do que nos fazer rir e chorar, Teatro à Venda é um espetáculo que não hesita em ir à raiz do problema, e faz uma crítica completa ao sistema capitalista e sua elite, desesperada em nos comprar com o consumismo e nos convencer de que a história acabou, enquanto produz um futuro de lixo e destruição.

No fim, Teatro à Venda faz o que poucos ousam: “ensaia um futuro de esperança, feito possível pelo poder do teatro, em sua expressão mais popular e revolucionária”, conclui Pedro Tancini, ator, diretor, dramaturgo e produtor do Coletivo Parêntesis de Teatro.

O espetáculo Teatro à Venda é um projeto patrocinado pelas empresas Metadil, Aleluia Serviços Médicos e Flexitech do Brasil.

Sinopse

Em um mundo à venda, quatro atores fazem uma peça-propaganda, onde todas as cenas são comerciais de TV, só que no teatro. Eles interpretam a clássica família margarina, mas não demora para que essa máquina de mentiras vá se mostrando cada vez mais insustentável, sendo revelados os profundos dramas que movimentam suas engrenagens.

TEATRO À VENDA

Onde

Teatro Arthur Azevedo

Avenida Paes de Barros, nº 955, Alto da Mooca, São Paulo, SP

Telefone: (11) 2604-5558

Quando

De 19 a 29 de outubro

Quintas, sextas e sábados às 20h30, domingos às 19h00

Ingressos

R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia

Ingressos online: SYMPLA

Para ingressos meia é necessária a apresentação de comprovante válido

Ingressos online sujeitos a taxas de conveniência

O espetáculo tem a duração de 120 minutos e classificação indicativa de 16 anos

Ficha técnica

Dramaturgia, Direção e Produção: Pedro Tancini. Elenco: Ivan Balista (O Pai), Vuka Pereira (A Mãe), Pedro Tancini (O Filho), Winnie Moriyama (A Filha) e Caio Caldas (O Vendedor). Contrarregragem: Bibi Escabrós, Guilherme Biazao, Sofia Franco e Valter DeMiranda. Música ao vivo: Luiz Viola e Marcelo Crispim. Iluminação: Wagner Pinto. Cenário: Moshe Motta e Flora Carolina. Figurinos: Pedro Tancini. Design gráfico: Denis Diosanto. Fotografia: Alan Kevin. Audiovisual: Ilha Quatro Dois Filmes. Comunicação e Assessoria de imprensa: M2 Comunicação. Patrocínio: Metadil, Aleluia Serviços Médicos e Flexitech do Brasil. Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Coletivo Parêntesis de Teatro.

Sobre Pedro Tancini

Pedro Tancini é fundador do Coletivo Parêntesis de Teatro, onde dirigiu e produziu seis espetáculos de teatro (2018 a 2023), todos de sua autoria. É formado em Arte Dramática do Teatro pelo Teatro Escola Macunaíma (2015), em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (2014), é mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP (2018), além de ter participado de diversos cursos de interpretação e de escrita literária (2015 a 2018). Como escritor, escreveu oito peças e teve seus poemas e crônica selecionados pelo 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos (2017) e pelo Prêmio Off Flip (2021). Como ator, integrou o elenco de mais de vinte espetáculos, foi vencedor do 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos como melhor intérprete do poema “perdido, sozinho” (2017) e ganhou o prêmio de melhor atuação no Festival CURTE de Teatro Online pelo espetáculo “Entrevista” (2021).

Sobre o Coletivo Parêntesis de Teatro

O Coletivo Parêntesis de Teatro foi fundado em agosto de 2016 e desde então idealizou e produziu os seguintes espetáculos:

– “O Chá Mais Idiota de que Já Participei em Toda a Minha Vida”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Teatro da Cia. do Feijão (2018);

– “Entrevista”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);

– “Pedaços de Mim”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);

– “Dicas para Lucrar com o Fim do Mundo”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini (2023).

Pelo Festival CURTE de Teatro Online de 2021, Pedro Tancini ganhou o Prêmio de Melhor Atuação pela peça “Entrevista”, e Caio Caldas e Julia Perini receberam indicações para o Prêmio de Melhor Atuação Coadjuvante pelas peças “Entrevista” e “Pedaços de Mim”, respectivamente.

Atualmente, o Coletivo conta com quatro núcleos: o Núcleo de Teatro Presencial, o Núcleo de Teatro Online, o Núcleo de Performances e o Núcleo de Escrita Criativa. No Núcleo de Teatro Presencial há o processo de produção e estreia da peça “Teatro à Venda” e “Professores Online”. No Núcleo de Performances estão produzindo diversas unidades performáticas individuais e coletivas, presenciais e online. Por fim, no Núcleo de Escrita Criativa, produzem dramaturgias autorais a partir de experimentos cênicos.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo