Famosos

Desafios no acesso à ginecologia Trans: Perspectivas do Dr. Marcelo Praxedes, uma Referência no Campo

Médico expõe desejo de ampliar o acesso a saúde a população transexual

Formado em medicina na Universidade Federal de Fortaleza, sua jornada o levou a especializar-se em ginecologia obstétrica, com um enfoque marcante na saúde trans.

Reconhecendo a escassez de conhecimento e de profissionais focados nessa área, o Dr. Marcelo Praxedes explica como a transfobia estrutural se estende ao campo da medicina. Sua própria identidade como homem gay o conecta de maneira única com a comunidade trans, motivando-o a buscar maneiras de contribuir.

“Existe, ainda, um desconhecimento sobre as questões de saúde relacionadas a esses grupos, e poucos profissionais que trabalham nessa área. Então, assim como nas sociedades existe essa transfobia estrutural, existe também dentro da medicina e eu acho que eu por ser homem, gay, então eu tenho esse vínculo maior com a comunidade e foi uma das coisas que me fez pensar assim, gostaria de querer poder ajudar, gosto de participar.”

Sua trajetória inclui uma residência em ginecologia obstétrica na USP de Ribeirão Preto e um doutorado na USP de São Paulo, refletindo sua busca por conhecimento e sua paixão pela cirurgia e cuidados trans. Dr. Marcelo destaca a importância da personalização nos protocolos de tratamento, garantindo que cada paciente se sinta verdadeiramente compreendido.

Seu compromisso com a saúde ginecológica é amplamente evidente, estendendo-se desde o atendimento em seu consultório até sua atuação no Hospital das Clínicas, onde se dedica a cuidar dos aspectos clínicos e cirúrgicos da população transsexual. No entanto, ele também ressalta os desafios enfrentados, incluindo as dificuldades de acesso às cirurgias trans pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais. Assim, abriu sua própria agência de comunicação, assessoria de imprensa e marketing, a Vivere Press, onde acompanha de perto todos os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo