Com linguagem moderna, pontuada por reflexões cinematográficas e culturais, a série Deu Bola, produção original do SescTV, com direção de Miguel de Almeida, coloca em campo temas diversos para mostrar que o futebol não é apenas o jogo: futebol é também espaço de sociabilidade e de tolerância, com as contradições da sociedade brasileira, suas virtudes e falhas. A estreia é dia 18 de maio, sábado às 20h, pelo SescTV, e todos os episódios ficam disponíveis sob demanda em sesctv.org.br/deubola a partir desta data.
Apresentada pelo jornalista Miguel de Almeida, Deu Bola é uma série feita para quem gosta de futebol e para quem quer ver o Brasil por outros olhos.
Para marcar a estreia da série, o SescTV promove, no dia 18 de maio, sábado, às 14h, um evento de lançamento gratuito e aberto para o público no Sesc Casa Verde, com exposição de itens de colecionadores relacionados ao universo do futebol, como camisas, troféus, álbuns de figurinhas, com intervenção do jornalista Anderson Cheni, seguido de bate-papo com quatro convidados da série: Bernado Gonzalez (trans masculino, professor, periférico, jogador de futebol amador e ativista pelo direito das pessoas trans), Priscila Poty (liderança indígena da Aldeia Tenondé Porã), Luciana Mariano (jornalista da ESPN, primeira narradora de futebol do Brasil) e Aranha (ex-jogador de futebol, autor das obras Brasil Tumbeiro e Patrocínio e ativista do movimento negro). A mediação é de Luiz Teixeira, jornalista do Grupo Globo. Além disso, o evento contará com a apresentação musical da Bateria do Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Leões da Fabulosa.
A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. O Sesc Casa Verde é uma das mais novas unidades do Sesc São Paulo, localizada na Avenida Casa Verde, 327.
****
Um pouco sobre os episódios
Desde o primeiro episódio, intitulado “Várzea”, somos transportados para os campos de várzea paulistanos, onde o futebol britânico do século 19 deixou suas marcas, moldando as paisagens urbanas de cidades emblemáticas como São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao longo da série, vemos a história das mulheres no futebol, os desafios enfrentados por atletas trans, o papel crucial dos narradores, e até mesmo o envolvimento dos refugiados e indígenas no esporte nacional.
Cada episódio oferece uma perspectiva única e esclarecedora sobre o universo do futebol brasileiro, desde questões sociais até a influência dos videogames, culminando em uma reflexão urgente sobre o racismo no esporte.
Sobre o SescTV
O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.
No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.
Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.