Quem vê a cantora Bruna Viola se apresentando nos palcos com bota, chapéu e estilo de “bruta”, nem imagina a sensibilidade e o amor dela pelos animais. Criada em fazenda, o contato com os bichinhos começou ainda criança, mas é adulta que a artista realiza o sonho de resgatar das ruas cães em situação de perigo e com risco de saúde. Neste dia 4 de outubro, Dia da Adoção Animal, a artista celebra 8 adotados, 5 deles apenas neste ano enquanto viajava para shows. Ao todo, Bruna e sua família tem em casa 12 cães e 2 gatos.
Com mais de 20 anos de carreira, a paixão pela música e pela veterinária sempre disputaram espaço na vida de Bruna Viola. Na fase de vestibular, ela iniciou o curso de Medicina Veterinária, mas com a sobrecarga de trabalho e estudos, precisou escolher entre um dos seus dons. “Costumo dizer que a música é ciumenta, ela quer você só pra ela, é uma carreira que exige muito de nós. Eu estudava as matérias da Medicina Veterinária no ônibus indo para os shows, a equipe já me deixava segunda de manhã na porta da faculdade. Infelizmente uma hora tive que escolher e a música tomou conta de 100% do meu tempo”, relembra.
Nas redes sociais, onde a cantora compartilha a sua relação com os animais, é possível perceber o imã que existe entre eles. “É incrível, em todo o show aparece um cachorrinho na porta do camarim, na beira do palco, na porta do hotel. Eles sentem quem gosta, né? Infelizmente não dá para adotar todos eles, mas tem sido cada vez mais difícil não conseguir ajudar”. Com tantos animais, a criatividade rola solta na hora de escolher os nomes, alguns ficam marcados pela região onde foram resgatados. Neste ano foram adotados Goiana, Carioca, Tequila, Lampião e Mineira.
Como os encontra em meio à logística de shows, viajando pelo Brasil, Bruna está preparada no ônibus com cama, cobertor, ração e pote de água. Afinal, nunca se sabe quando vai ser o próximo encontro de “amor à primeira vista”. Bruna é uma verdadeira defensora da adoção responsável para que os cachorros tenham um lar seguro e uma vida saudável. “Geralmente eles estão judiados, apanharam bastante, ou foram abandonados doentes. É uma tristeza ver a situação deles! Levo para a veterinária que cuida de todos os meus pets, ela examina, faz todos os exames, faz vacinação, faz um check up total, realiza os tratamentos necessários até que eles fiquem bonzinhos e possam vir para minha casa de vez”, explica a violeira.
Apesar de prazeroso, é um grande desafio. Cada animal traz consigo um histórico de temperamento que pode ser agressivo e exige mais do que muito amor, mas paciência e acolhimento. “Toda vez que eu chego em casa com um cachorro novo ou que ele tem alta da veterinária é uma saga para fazer a adaptação e socialização de todos eles. Exige estratégia mesmo, começar o contato com animais que são mais calmos, ir introduzindo ele na rotina e na família. Às vezes chego e eles comeram o sofá, a mesa, dominaram tudo. Tem horas que eu olho e penso “que loucura!”, mas depois gravo story mostrando a arte e todo mundo se diverte com a bagunça. A adoção de animais exige calma, paciência e muito carinho”, comenta.
A artista que em certo momento se viu tendo que escolher entre a música e a Medicina Veterinária encontrou uma forma solidária e admirável de unir as duas paixões. “Quando chego em casa depois de dias fora fazendo show, sou recebida com festa, a cachorrada toda feliz, saudável, me dando carinho, amor, nada é mais importante e recompensador do que isso. Eles são fieis, são gratos, é uma relação muito especial. Meu amor pelos animais é uma parte essencial da minha vida. Adotar um animal é um ato de amor e compaixão, e espero inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo”, conclui Bruna Viola.
Sobre Bruna Viola
A paixão pela música sertaneja raiz cresceu junto com Bruna Viola, que aos 10 anos ganhou a sua primeira viola e logo já participava de encontro de violeiros. Completando 19 anos de carreira em 2023, a cantora vem se consolidando como um dos grandes nomes da música sertaneja.
Ganhadora da 18ª edição do Grammy Latino com o álbum ‘Melodias do Sertão‘, gravado no Villa Country, ela levou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras, com ‘Melodias do Sertão‘. Em 2022, além dos projetos musicais, Bruna estreou como protagonista nas telonas com o filme “Sistema Bruto”, uma comédia de ação do cinema nacional. Atualmente Bruna Viola se apresenta com seu show em todo o Brasil, com sucessos como “Mulher do Agro”, “Bença” e “De Cuiabá pro Brasil”, um feat com João Carreiro, que são alguns dos seus recentes lançamentos. Além deles, estão entre os seus principais sucessos “Se você voltar” com a participação de César Menotti e Fabiano, “Você não sabe”, que entrou na trilha sonora da novela das 9 da TV Globo “O Outro Lado do Paraíso, a música “Quem é que não gosta” um feat com Bruno e Barreto, “Tô fazendo falta” e “Moda da pinga (Marvada pinga)”, uma regravação da canção de Inezita Barroso, grande inspiração para a artista.
Assista ao vídeo/reels contando a história da cachorrinha “Carioca”: https://www.instagram.com/p/DAWvh2ExHKY/