Coluna Rodrigo Teixeira

Dicas de harmonização: explore a versatilidade e leveza da cerveja de trigo Witbier

Mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja ensina como harmonizar a Hoegaarden, cerveja do estilo Witbier, em diversas ocasiões de consumo

A tradicional cerveja de estilo Witbier belga é conhecida por sua leveza e aromas cítricos, com notas sutis de casca de laranja e sementes de coentro que harmonizam bem com pratos leves. É uma opção excelente para quem busca uma bebida refrescante que não sobrecarrega os sabores dos alimentos, ideal para diferentes ocasiões gastronômicas. Alexandre Esber, mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, da Ambev, ensina as melhores formas de combinar a cerveja Hoegaarden, rótulo Witbier da Ambev, com diversas refeições.

Para se inspirar e testar em casa, confira as sugestões do especialista:

Jantar romântico com ceviche clássico

Para um jantar a dois, um ceviche fresco e cítrico se alinha maravilhosamente por similaridade com as notas refrescantes e igualmente cítricas de Hoegaarden. A acidez do prato, junto com o peixe, realça o sabor delicado da cerveja, sendo uma escolha excelente para um encontro.

Encontro com amigos e tábua de frios

Reúna os amigos e sirva uma tábua de frios com queijo brie e algumas geleias para criar o par perfeito com Hoegaarden. Os sabores cítricos da cerveja, provenientes da casca de laranja e semente de coentro usados na sua produção, complementam a doçura e a cremosidade do queijo, criando uma harmonização sofisticada e memorável para os momentos de descontração.

Brunch e torta de limão

Surpreenda seus convidados em um brunch com uma torta de limão. A acidez e doçura da sobremesa se harmonizam com as notas cítricas da bebida, tanto pela similaridade quanto pelo contraste entre o doce da sobremesa e o amargor do lúpulo. Juntas, criam um equilíbrio notável, onde cada gole prepara o paladar para a próxima mordida, proporcionando uma experiência de sabor perfeita.

“A Witbier Hoegaarden enriquece desde pratos delicados até os mais condimentados, com toques cítricos e herbais. É a escolha ideal para transformar qualquer refeição em uma experiência marcante”, destaca Esber. O especialista sugere explorar essas combinações e deixar a leveza e a versatilidade da cerveja de trigo belga surpreenderem sua próxima refeição.

Sobre a Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo