
Bernardo Barreiros Cardoso, diretor de turismo de Portugal para o Brasil e Argentina, celebrou a participação do país como convidado de honra da Festuris 2025. “Quando a gente é convidado por uma feira para estar como o principal protagonista, imagina a honra. Qualquer pessoa que nos convide para a sua casa já é uma honra, imagina um espaço como esse”, afirmou.
Para o diretor, a Festuris se consolidou como a principal feira do Brasil quando se trata de unir bem-estar e luxo. Ele lembrou que a primeira participação de Portugal aconteceu em um espaço pequeno e hoje o evento já ocupa dois pavilhões. “A área de luxo esse ano está extraordinária. Dou sinceramente os meus parabéns à Festuris, ao Eduardo e à Marta”, disse o Cardoso.
O convite feito por Bernardo aos brasileiros é direto: Portugal pode ser a porta de entrada da Europa, ideal para quem faz conexões pela TAP, que já opera em 14 cidades brasileiras. “Na ida ou na volta, fica 3 dias. Se você vai 2, 3 vezes por ano para a Europa, faz 3 dias ou 4 dias na primeira, depois repete mais 3, começa para o norte, vai para o sul”, sugere.
O diretor reforçou que nem um mês é suficiente para conhecer sequer um quarto de Lisboa. Por isso, a dica é aproveitar as escalas e conhecer o país aos poucos. Bernardo também destacou os arquipélagos da Madeira e dos Açores como destinos imperdíveis. “Os Açores e a Madeira são ilhas mágicas. Para testar tem que ir, não tem outra forma”, garantiu.
Segundo ele, mesmo colocando a expectativa muito alta, Portugal ainda vai superar o que o visitante imagina. “A credibilidade só é verdadeiramente efetiva quando você vai e constata tudo aquilo que dizem”, afirmou Bernardo, que trabalha para fortalecer ainda mais a conexão entre Brasil e Portugal.
A 37ª edição da Festuris termina dia 9 de novembro E reuniu em Gramado os representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.









