Coluna Rodrigo Teixeira

Diretor de turismo de Portugal revela por que brasileiros precisam conhecer o seu país

Bernardo Barreiros Cardoso fala sobre ser ‘o país convidado’ da Festuris 202

Bernardo Barreiros Cardoso, diretor de turismo de Portugal para o Brasil e Argentina, celebrou a participação do país como convidado de honra da Festuris 2025. “Quando a gente é convidado por uma feira para estar como o principal protagonista, imagina a honra. Qualquer pessoa que nos convide para a sua casa já é uma honra, imagina um espaço como esse”, afirmou.

Para o diretor, a Festuris se consolidou como a principal feira do Brasil quando se trata de unir bem-estar e luxo. Ele lembrou que a primeira participação de Portugal aconteceu em um espaço pequeno e hoje o evento já ocupa dois pavilhões. “A área de luxo esse ano está extraordinária. Dou sinceramente os meus parabéns à Festuris, ao Eduardo e à Marta”, disse o Cardoso.

O convite feito por Bernardo aos brasileiros é direto: Portugal pode ser a porta de entrada da Europa, ideal para quem faz conexões pela TAP, que já opera em 14 cidades brasileiras. “Na ida ou na volta, fica 3 dias. Se você vai 2, 3 vezes por ano para a Europa, faz 3 dias ou 4 dias na primeira, depois repete mais 3, começa para o norte, vai para o sul”, sugere.

O diretor reforçou que nem um mês é suficiente para conhecer sequer um quarto de Lisboa. Por isso, a dica é aproveitar as escalas e conhecer o país aos poucos. Bernardo também destacou os arquipélagos da Madeira e dos Açores como destinos imperdíveis. “Os Açores e a Madeira são ilhas mágicas. Para testar tem que ir, não tem outra forma”, garantiu.

Segundo ele, mesmo colocando a expectativa muito alta, Portugal ainda vai superar o que o visitante imagina. “A credibilidade só é verdadeiramente efetiva quando você vai e constata tudo aquilo que dizem”, afirmou Bernardo, que trabalha para fortalecer ainda mais a conexão entre Brasil e Portugal.

A 37ª edição da Festuris termina dia 9 de novembro E reuniu em Gramado os representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 15 anos de carreira. Formado em Jornalismo e Direito pela Estácio de Sá e pós-graduado em Fiscalização, Controle e Orçamento Público e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, como Terra, UOL e R7. Inclusive já produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins. E correspondente no Rio de Janeiro do programa Tô no SBT, do SBT Barra do Tocantis.
Botão Voltar ao topo