A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, anuncia a coleção Yawanawa | Alok. Na 6ª edição da parceria mais duradoura e rentável da marca, o DJ trouxe a música para criar a conexão entre a Chilli Beans e o povo indígena Yawanawa, que apresenta sua cultura e símbolos como características principais da linha de óculos e relógios. A campanha tem como objetivo dar visibilidade para a causa indígena e parte do seu lucro será revertido para o Plano de Vida Yawanawa, que estabelece a forma com que eles fazem a gestão territorial de suas terras, ao conservar suas florestas e cuidar do bem viver de sua comunidade.
Ao contrário das colaborações feitas com o artista ao longo dos últimos seis anos, em que a tecnologia era utilizada como base para a criação dos produtos, nesta coleção o destaque foi para elementos alusivos à cultura do povo Yawanawa. Alguns detalhes importantes são a jiboia, que significa luz e guia espiritual, a borboleta, que representa o espírito feminino e a liberdade, e a escama de peixe, que mostra a ligação da comunidade com o Rio Gregório, no Acre.
“Esta coleção criada com os Yawanawa é uma linda fusão da arte ancestral indígena com a moda e tecnologia atuais. Além de trazer protagonismo à criatividade cultural desse povo amazônico, os resultados financeiros fortalecerão o Plano de Vida Yawanawa, que inclui ações de segurança alimentar e ampliação de suas fontes de renda. Abri mão dos meus royalties nessa coleção e repassei integralmente ao projeto”, diz o DJ Alok.
Toda a inspiração na natureza amazônica despertou na Chilli Beans o desejo e a necessidade de trazer materiais sustentáveis em peças da coleção, como os que foram produzidos com resíduos plásticos retirados do fundo do oceano. Em parceria com a eureciclo, a empresa promove a compensação ambiental de 200% dos resíduos que coloca no mercado com a linha Yawanawa | Alok. Ou seja, para cada uma embalagem, a Chilli Beans vai reciclar duas.
“Essa coleção tem um significado muito especial para nós e agradeço muito ao Alok por ter nos conectado. Receber o povo Yawanawa na Chilli Beans e conhecer um pouco mais sobre a sua tradição abriu nossa cabeça para muitas coisas e ainda trouxe uma aura muito particular para toda a empresa. Eles vieram do Acre para nos visitar em São Paulo e explicar pessoalmente sobre a sua cultura para o pessoal do Design botar para quebrar em óculos cheios de simbolismo que vão fazer a diferença!”, conta Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
A coleção Yawanawa | Alok apresenta 28 armações, entre óculos solar e de grau, com shapes que variam entre quadrado, redondo, aviador, hexagonal e gatinho, além de 4 modelos exclusivos de relógios. Os preços variam entre R$ 259 e R$ 399 e a coleção já está disponível no site, lojas físicas e quiosques de todo o território nacional.
SOBRE A CHILLI BEANS
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.
Acesse aqui o site e Instagram da marca.