
O empresário e estrategista empresarial Gustavo Araújo, cofundador da startup de tecnologia Korza, realizou o pré-lançamento oficial do seu primeiro livro, “Do Medo ao Milhão”, no último sábado, 25 de outubro. Morando nos Estados Unidos, Araújo entrega uma obra bilíngue (português e inglês) que vai além das finanças e apresenta um “manual de superação com estratégia aplicada”, que nasce da necessidade de mostrar o que acontece antes do sucesso.
“‘Do Medo ao Milhão’ nasceu da necessidade de mostrar que o medo não é um inimigo, é o ponto de partida de toda grande virada”, explica Gustavo.
Segundo ele, a ideia veio de um incômodo com a percepção de que muitos falam sobre sucesso, mas poucos têm coragem de contar o que acontece antes dele, com sentimentos como o medo, a dúvida e o silêncio.
O pré-lançamento reuniu convidados e entusiastas do empreendedorismo. Nas palavras do autor, foi “intenso e emocionante”, e ele ainda acrescenta:
“Ver a energia das pessoas e a identificação com o propósito do livro foi a confirmação de que ‘Do Medo ao Milhão’ é mais do que uma obra, será um divisor de águas na vida de muitas pessoas”, projeta.
Com passagens por diferentes cidades e desafios profissionais e pessoais, Gustavo decidiu lançar a obra em formato bilíngue. Uma escolha que reflete sua trajetória dividida entre o Brasil e os Estados Unidos.
_“O livro é sobre ponte, não fronteira, e eu quis que tanto quem fala português quanto quem fala inglês pudesse se identificar. O medo é universal, e o milhão também pode ser”_, acrescenta.
Na obra, o autor compartilha vivências reais, métodos práticos e reflexões sobre o que considera o verdadeiro “milhão”, que é mais do que dinheiro, mas uma conquista de sentido, independência e realização.
-“O ‘milhão’ não é só sobre dinheiro, é sobre plenitude, propósito e autonomia. É quando você descobre que o verdadeiro sucesso é ter coragem de escolher o seu próprio caminho e construir algo que permaneça”_, afirma.
Aos leitores, Gustavo entrega uma narrativa que mescla técnica, mentalidade e emoção.
“Eu não queria escrever um livro apenas sobre dinheiro, mas sobre a mentalidade que constrói o dinheiro”, diz. “É um manual de superação com estratégia aplicada.”
Ele conta que a inspiração para escrever o livro nasceu de um momento decisivo em sua vida quando começou a viver em território norte-americano.
_“O momento em que percebi que ninguém viria me salvar. Eu estava sozinho, sem segurança financeira, e precisei decidir se voltaria atrás ou me reinventaria. Eu escolhi me reinventar e essa escolha mudou tudo. O medo virou combustível”_, relata.
*Empreender como ato de coragem*
Com experiência significativa no setor de tecnologia, Gustavo é cofundador da Korza, startup que atua com soluções inteligentes para retenção e performance de e-commerce. Ele conta que a filosofia da empresa e a do livro partem do mesmo princípio de um crescimento de dentro pra fora.
_“A Korza nasceu da minha crença de que toda empresa pode crescer de forma inteligente se aprender a reter valor, e o mesmo vale para a vida. Técnica sem mentalidade é desperdício de potencial, e mentalidade sem ação é só discurso”_, declara.
Mais do que um relato pessoal, Do Medo ao Milhão busca dialogar com jovens empreendedores e profissionais que ainda estão construindo sua trajetória.
_“Todos começamos do mesmo lugar: o medo. O livro entrega uma visão real de bastidores, o que quase ninguém mostra nas redes. Ele inspira, mas também ensina a construir”_.
*Próximos passos*
Gustavo planeja uma série de eventos de divulgação em 2026 pelos Estados Unidos, onde vive atualmente.
“Vou rodar os EUA com palestras e eventos presenciais. A ideia é levar a mensagem do livro para onde ela mais faz sentido, ao vivo, olhando no olho.”
Paralelamente, ele trabalha na expansão global da Korza e no desenvolvimento de um novo programa voltado a empreendedores que buscam superar bloqueios emocionais e alcançar resultados sustentáveis.
_“Do Medo ao Milhão’ é só o início de um movimento”_, conclui o autor.
Do Medo ao Milhão pode ser adquirido no Instagram do autor, @gustacain, enquanto durar os exemplares da primeira tiragem.









