Coluna Pró-Beleza

Dr. da Química: o cientista que transformou a química das unhas em educação de alto padrão

Farmacêutico Industrial, especialista em Cosmetologia e com mais de 12 anos de experiência na indústria cosmética, Altair Hottes, conhecido nacionalmente como Dr. da Química, é hoje uma das maiores referências do país quando o assunto é química de produtos, saúde das unhas e biossegurança.
Mas antes de ser o nome por trás da Escola Nail Designer de Alto Padrão, Altair foi, e continua sendo, um apaixonado pela curiosidade que move a ciência.

“Desde sempre fui curioso pelo mundo da química. A cosmetologia me encantou por ser uma das áreas em que conseguimos enxergar, de fato, as reações e o impacto dos produtos no corpo”, conta.
O universo das unhas, em especial, despertou nele um olhar ainda mais atento: “me cativou por unir três coisas que eu amo, a química, a saúde e a arte”.

O passo seguinte foi natural. De monitorias na faculdade a treinamentos dentro da indústria, ensinar sempre esteve em seu caminho. “Quando comecei a trabalhar na indústria, eu não me limitava a mostrar o processo de fabricação. Queria que todos entendessem a química envolvida em cada etapa. Quando migrei para o setor de alongamento de unhas, encontrei um mercado carente de informação, profissionais que sabiam executar a técnica, mas não compreendiam o que estavam fazendo. Quando comecei a ensinar, percebi o quanto o público ansiava por conhecimento técnico de verdade.”

Assim nasceu a Escola Nail Designer de Alto Padrão, que hoje soma mais de 15 mil alunas formadas em todo o Brasil.
Mas, segundo Altair, o início não foi fácil: “O maior desafio foi traduzir a química dos livros e da indústria para o dia a dia das manicures e nail designers. Eu precisava tirar o peso das palavras difíceis, mas sem perder a profundidade. O conteúdo tinha que ser leve e, ao mesmo tempo, transformador.”

Com o tempo e milhares de alunas depois, o Dr. da Química percebeu algo que se repete entre suas turmas: a vontade genuína de aprender, mesmo entre quem teve pouco acesso à educação formal.
“Elas têm sede de conhecimento. Muitas não concluíram o ensino médio, mas têm uma determinação admirável. E, pela carência de profissionais qualificados, algumas acabam ensinando o que aprenderam de forma empírica, criando mitos que se espalham e dificultam o aprendizado técnico. Isso me desafia e me inspira todos os dias, me obriga a ser criativo e encontrar novas formas de ensinar.”

Mais do que um educador, Altair se tornou um elo entre a ciência e a beleza, levando entendimento técnico a um setor que movimenta sonhos, carreiras e autoestima.
“Ensinar química para quem faz arte com as mãos é a melhor parte do meu trabalho”, resume, com o brilho de quem sabe que o conhecimento, quando bem compartilhado, também pode ser revolucionário.

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