Noticias

Dr. Josias Caetano lista 5 pontos importantes para considerar antes de realizar uma cirurgia plástica


Com o aumento da procura por procedimentos estéticos, a atenção deve ser redobrada
Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês), divulgada em 2022, o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking internacional de realizações de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos.


Com valores mais acessíveis e o aumento de profissionais na área, os procedimentos cirúrgicos vêm crescendo no país, principalmente entre o público feminino. Entretanto, são precisos alertas quanto à oferta e demanda. A realização de uma cirurgia plástica envolve considerações significativas.


Pensando assim, o doutor Josias Caetano, médico especialista em cirurgia plástica, separou cinco pontos relevantes a ponderar antes de fazer uma cirurgia plástica:


Motivação


A motivação para fazer uma cirurgia plástica é crucial. Se a cirurgia for realizada para satisfazer outras pessoas ou para alcançar uma imagem corporal inatingível, pode levar a insatisfação pós-operatória. É importante ter uma compreensão realista do que a cirurgia pode e não pode alcançar. O objetivo deve ser melhorar a aparência física, aumentar a autoconfiança e a autoestima, e não para atender aos padrões de beleza impostos pela sociedade ou outras pessoas.


Saúde geral


A saúde é um fator importante a ser considerado antes de fazer uma cirurgia plástica. Deve haver a certificação de que o paciente está em boa saúde geral e o cirurgião plástico precisa estar ciente de quaisquer problemas de saúde pré-existentes, seja em relação à alergias ou a respeito do uso de medicações. O cirurgião plástico também deve realizar uma avaliação completa antes da cirurgia para ter a certeza de que o paciente é um bom candidato para o procedimento.


Expectativas


É importante ter expectativas realistas em relação ao resultado da cirurgia plástica visto que não é uma solução mágica e instantânea para as questões de imagem corporal. O resultado da cirurgia pode levar tempo para aparecer completamente e pode ser

necessário passar por novas sessões para alcançar o resultado desejado. Dessa forma, paciente e cirurgião plástico devem conversar francamente sobre os desejos e resultados que são possíveis para a situação específica.


Escolha do cirurgião plástico


Escolher o cirurgião plástico é um dos fatores imprescindíveis no início do processo. Deve-se optar por um profissional credenciado e experiente, com um histórico de sucesso em cirurgias similares ao que é buscado, como a lipoaspiração, por exemplo. O paciente não pode sentir-se intimidado. É possível verificar as credenciais e certificações do cirurgião e perguntar sobre sua experiência e técnica. Também é importante sentir-se confortável com o médico e confiar em sua capacidade de realizar a cirurgia.


Pós-operatório


O período após a cirurgia é tão importante quanto o próprio procedimento. O cirurgião plástico deve fornecer as instruções específicas sobre os cuidados no pós-operatório e o tempo necessário para a recuperação. Assim, o paciente também precisa seguir as instruções cuidadosamente e evitar as atividades que possam prejudicar o processo. Além disso, complicações podem aparecer. É necessária uma boa comunicação entre cirurgião e paciente para que em casos desse tipo haja um plano de ação de emergência.


“Em resumo, antes de decidir fazer uma cirurgia plástica, considere sua motivação, saúde geral, expectativas, escolha do cirurgião plástico e o período pós-operatório. Certifique-se de entender os riscos e benefícios do procedimento e discutir todas as suas dúvidas e preocupações com seu cirurgião plástico. Escolha um profissional experiente e qualificado, capaz de realizar o procedimento e conduzir o pós-operatório com segurança e propriedade”, finaliza o doutor.

Vinicius Arruda

Vinicius Eduardo de Arruda é influenciador digital, empresário, assessor de imprensa na Michelasi & Arruda Assessoria, apresentador no Programa Tô Na Fama! na Rede TV! e também colunista no portal Tô Na Fama!, parceiro de conteúdo do IG Gente. Instagram: instagram.com/euviniciusarruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo