Saúde

Dr. Laertes Thomaz Júnior explica como funciona a lipo HD masculina  

É cada vez maior o número de homens que se submetem a procedimentos estéticos, seja para realçar a beleza ou para corrigir algo que incomode. Um dos mais realizados atualmente é a lipo HD, que já é febre entre as mulheres, especialmente famosas, mas será que para homens a abordagem muda?

Atualmente, a lipo HD é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. Seu objetivo é definir certas áreas do corpo para que a musculatura da área fique mais evidente.

“A lipo HD masculina tem pontos de diferença na comparação com a feminina exatamente por esse aspecto de cada corpo ter suas particularidades”, explica Dr. Laertes Thomaz Júnior, cirurgião membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica, além de especialista em lipoaspiração.

Segundo ele, na versão masculina de lipo HD, a ideia é definir regiões em que há pouco depósito de gordura. “Usamos a aspiração para esculpir relevos, salientar depressões musculares e tirar coberturas de gordura de determinados pontos do corpo”, explica.

A lipo HD – também conhecida como lipo LAD – o cirurgião plástico aborda diferentes camadas. Com isso, em vez de retirar só a gordura, ele também desenha os músculos abaixo.

“No caso da lipo HD masculina, fazemos uma lipo um pouco mais intensa nas bordas dos músculos. Na parte de cima, retiramos menos gordura para que o músculo fique em relevo, dando aquele aspecto de três dimensões”, completa o cirurgião, enfatizando que essa abordagem não é para quem deseja perder peso, mas, sim, definir uma região que já tenha pouca gordura.

A lipo HD pode ser feita em mais regiões, além do abdômen. Ela é indicada para todos os locais do corpo em que haja pouca gordura, tais como braços, costas, coxas, panturrilhas, na gordurinha do sutiã, etc.

“Na lipo de alta definição, definimos a musculatura e o contorno tem que ficar harmônico. Por isso, o(a) paciente já precisa ter uma estrutura adequada para isso”, explica o cirurgião, enfatizando que qualquer pessoa acima de 18 anos pode fazer a “lipo das famosas”.

Estima-se que, por dia, sejam realizadas quase 600 lipoaspirações no Brasil, sendo que a lipo HD tem ganhado terreno, associada a novas técnicas. Na lipo HD masculina, o vibrolipoaspirador faz um movimento de rotação com a ponta da cânula, resultando em tecidos menos machucados e uma cirurgia muito mais tranquila.

“Outro aparelho bastante moderno e que facilita a cirurgia de lipoaspiração é o Vaser (lipoaspiração ultrassônica), indicado para o momento que antecede a retirada de gordura. Quando ela fica líquida, é mais fácil fazer a sucção com a cânula do vibrolipoaspirador”, diz o cirurgião.

O Vaser, inclusive, é utilizado para fazer a lipo HD, porque facilita um procedimento com maior precisão, definindo os contornos musculares do corpo, em especial, na região do abdômen.

Ainda no caminho de tecnologias que ajudam a melhorar os resultados da lipoaspiração estão os equipamentos como Renuvion e Bodytite, que oferecem mais retração da pele e redução da flacidez. Estes aparelhos são aplicados depois do vaser e do vibrolipoaspirador ao final da lipoaspiração com o intuito de diminuir a flacidez pré-existente e a flacidez que pode surgir com a retirada da gordura.

“Gosto de usar ambos em pacientes com flacidez de leve a moderada, que serão submetidos(as) a uma lipo e não desejam grandes cortes para retirada de pele”, complementa Dr. Laertes, explicando que uma avaliação minuciosa é fundamental para entender a abordagem mais indicada para cada paciente.

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi
Botão Voltar ao topo