Após dois anos de preparação, a Cidade do Rock abre oficialmente suas portas para ser a casa de mais de 750 atrações ao longo dos sete dias de evento. A grandiosidade da edição não é limitada aos shows que vão acontecer pelo ambiente. Foram escolhidos cuidadosamente os 880 pontos de alimentação, as mais de 130 ativações de marcas e as opções de entretenimento do festival que estão espalhados pelos 385 mil m² de área útil para o público presente. Este primeiro fim de semana vai contar com a presença de astros como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ludmilla, Evanescence, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, e muito mais. O público também já pode se preparar para aproveitar cada segundo do festival, garantindo que os bilhetes dos transportes foram comprados, o download do ingresso no Quentro ter sido feito e ficar atento ao que é permitido entrar no festival por meio do site oficial do Rock in Rio, como por exemplo a entrada de garrafas de plásticos de até 500 ml contendo água e com tampa.
“O processo de construir uma edição do Rock in Rio é uma jornada complexa, cheia de desafios, mas acima de tudo muito comprometimento. A edição de 40 anos se destacou pelo minimalismo, pelo olhar no detalhe de cada pedacinho desta Cidade que abraça o Rio e que é abraçada pelo mundo. Tudo foi pensado com o objetivo de gerar uma experiência inesquecível, desde os palcos icônicos até as áreas de convivência e alimentação, passando também pelo cuidado com areas como hidratação e banheiros. Mais do que uma celebração da música, o Rock in Rio 40 anos faz uma homenagem ao público, que ao longo dos anos viveu e continuará vivendo a magia singular do nosso festival. Cada edição tem sua própria identidade, e desta vez nos dedicamos a criar um ambiente que acolhesse uma audiência ainda mais diversa e plural. Foram meses de trabalho incansável, desde a concepção até a montagem da Cidade do Rock, e nos próximos sete dias estaremos empenhados em garantir que cada momento seja verdadeiramente mágico. A sensação de ver os palcos lotados, as ativações ganhando vida e o público se emocionando é indescritível. Não se trata apenas de um festival, mas da realização de sonhos, emoções e experiências únicas que só o Rock in Rio pode proporcionar”, compartilha Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e The Town.
Uma grande novidade na Cidade do Rock é a estreia do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, uma criação de Roberto Medina, com produção musical de Zé Ricardo e concepção de Claudio Botelho e Charles Möeller, que também assina a direção geral da obra. No espetáculo, com quatro apresentações diárias na Arena 2, sendo em uma área totalmente climatizada, os 40 artistas presentes no palco contam, de forma emocionante, a história do Rock in Rio através da trajetória profissional da autora fictícia Elizabeth Lobo. A trilha sonora mistura canções originais criadas para o musical e hits de sucesso das 22 edições do festival, como América do Sul, Ney Matogrosso; Alagados, Os Paralamas do Sucesso; Love of my life, Queen; e um medley de We will Rock You, Queen, Live and Let Die, Guns N’ Roses e Crazy in Love, Beyoncé.
A nova área do Global Village marca, mais uma vez, o compromisso do festival com a busca por um mundo melhor. Sua cenografia foi inspirada em ícones arquitetônicos distribuídos pelos seis continentes, mostrando como a diversidade se encontra na mais amada Cidade do Rock. Entre a beleza do Global Village, uma decisão chama a atenção, a funcionalidade de cada ponto que constitui a nova área. Com uma cenografia imersiva, em que o público poderá entrar e aproveitar cada um dos espaços, o local conta com o Boteco Clube do Samba, com diversos petiscos e comidas deliciosas. O local também conta com um PUB e uma soverteria da Bacio di Latte.
Outra área que estreia no festival é a Babilônia Feira Hype em uma parceria inédita trazendo cerca de 50 marcas apresentando uma ampla variedade de produtos de moda, up-cycling, acessórios, semi-jóias, bijuteria, bolsas e design. O espaço descontraído, apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e localizado perto da Rota 85, recebe cerca de 20 expositores por dia e estará aberto ao público geral das 14h até 21h – membros do Rock in Rio Club poderão desfrutar deste local meia hora mais cedo, a partir das 13h30.
O público que estiver na Cidade do Rock durante todos os sete dias vai poder acompanhar um verdadeiro show da Esquadrilha Céu. Relembrando a edição de 2001 – quando aeronaves sobrevoaram o Rock in Rio convocando o público para o emblemático três minutos de silêncio –, neste ano quatro aviões comandados por experientes pilotos formarão um ballet no espaço aéreo próximo ao festival. Ainda diariamente, também acontecerá um espetáculo de luzes e música que dará vida ao icônico Palco Mundo: um videomaping inédito, desenvolvido em parceria com OCUBO, vai ocupar toda a extensão de cenografia do espaço, trazendo projeções de artes inspiradas nos 40 anos de história do festival, sincronizados com fogos que vão colorir o céu.
A área de gastronomia sofisticada da Cidade do Rock, sempre um dos pontos altos do Rock in Rio ao longo dos anos, chega à edição comemorativa de 40 anos do festival repleta de novidades. Pela primeira vez, o Gourmet Square terá o cardápio assinado por uma renomada chef. Heaven Delhaye, experiente chef de cozinha que está à frente dos aclamados restaurantes D’Heaven, Heaven Cucina, Nonna Per Heaven e Bob Esponja Burguer & Restaurante, lidera as criações que promoverão uma verdadeira homenagem e viagem pela culinária do Estado do Rio de Janeiro. Na edição passada, em 2022, Heaven já havia marcado presença no Gourmet Square com sua clássica comida italiana que fez um sucesso absoluto entre o público. Dedicado aos apreciadores da boa gastronomia, o Gourmet Square traz uma experiência completa em um espaço totalmente coberto e climatizado, com amplas opções de mesas e cadeiras para relaxar e aproveitar entre um show e outro.
New Dance Order é palco de homenagem ao Ayrton Senna com novas faixas criadas exclusivamente para o festival inspiradas na trajetória do piloto
Neste ano, o Rock in Rio será palco de uma novidade emocionante para os fãs de Ayrton Senna e de música eletrônica. O projeto Senna Driven celebra o ídolo brasileiro com um álbum inédito, fruto de uma parceria entre Senna Brands, Bulldozer, e Universal Music Group Network. O álbum reúne alguns dos maiores nomes da música eletrônica global, incluindo DJs que se apresentarão no palco New Dance Order, como Chemical Surf e Cat Dealers (13/09), KVSH, Ownboss e Liu (14/09), Illusionize (19/09), Renato Ratier, Maz & Antdot (21/09) e Dubdogz (22/09). Eles tocarão as faixas inéditas compostas para o álbum, oferecendo ao público uma experiência musical inesquecível antes do lançamento oficial, em novembro, durante o Grande Prêmio de São Paulo.
A Cidade do Rock conta com pontos de hidratação e estações refrescantes para garantir o conforto e bem-estar do público
A organização também relembra que o festival terá diversos pontos com água potável gratuita, com 176 bebedouros, para os fãs se hidratarem ao longo do dia, além de estações refrescantes com aspersores – que esguicham água para o público –, espalhados pelo gramado. Também será permitida a entrada no evento com garrafas plásticas com tampa de até 500ml contendo água. Parceira do festival, a Iguá, concessionária de saneamento que atende a 19 bairros da Zona Oeste, vai contar com “aguadeiros”, profissionais que circularão em locais estratégicos, para distribuir água gelada ao público. Eles vão encher as garrafas dos fãs ou distribuir em copos biodegradáveis. Para deixar o clima mais fresco e divertido, a Iguá também traz ao festival vaporizadores refrescantes, que vão borrifar água gelada no público. Já a Natura vai atuar com mochileiros espalhados pelo gramado distribuindo protetor solar para as pessoas. A organização do festival também recomenda que os fãs utilizem boné e óculos de sol na Cidade do Rock.
Muita diversão e artistas queridos pelo público marcam a line-up do primeiro fim de semana do festival
“É hoje!” certamente será a frase dita pelos fãs, ansiosos há dois anos para este momento. O Palco Mundo começa em grande estilo com Matuê, Wiu e Teto, que trarão suas rimas potentes e batidas envolventes para abrir o espaço neste dia 13 de setembro. Ludmilla, uma das maiores artistas do pop brasileiro, segue com um show inédito que será eletrizante do início ao fim. 21 Savage entra em cena para trazer sua marca registrada de rap intenso e atmosférico, criando uma conexão única com o público. E para fechar a noite, Travis Scott, o headliner, promete transformar o Palco Mundo em uma experiência impactante com suas performances visuais e sonoras que trazem hip-hop com uma energia única.
No Palco Sunset, a emoção começa com a Funk Orquestra, unindo o som clássico de uma orquestra com o ritmo vibrante do funk carioca, acompanhada por MC Daniel, Rebecca e MC Soffia. Em seguida, Veigh e Kayblack aquecem a plateia com seus sucessos de trap, antecipando os fãs para o encontro explosivo de Orochi, Chefin e Oruam que trazem suas potências no cenário do rap nacional. MC Cabelinho & Coral das Favelas encerram o Sunset com uma performance emocionante.
O Espaço Favela brilha com artistas que carregam a essência das comunidades, como TZ da Coronel e Borges, que trazem letras potentes e realidades urbanas para o palco. Kevin O Chris, o rei do funk 150 BPM, promete fazer o público dançar com seus hits de ritmo acelerado, e Slipmami traz sua pegada única para completar a festa. No Supernova, que já se firmou como o espaço para revelações musicais, Major RD, Missy Miles, The Box e MC Maneirinho garantem uma sequência de shows vibrantes e eletrizantes.
No Global Village, Hungria, com seu rap de letras profundas e melodias cativantes, Katú Mirim, levando sua mensagem de luta indígena e cultura ancestral, e Victor Xamã, com sua sonoridade única que mistura rap e influências amazônicas, fazem do espaço um ponto de encontro para diversidade cultural. Por fim, os amantes da música eletrônica encontrarão no New Dance Order o que há de melhor, com Deadmau5 levando seu som icônico, seguido por Fatsync X Malifoo, Chemical Surf e Cat Dealers, que garantem uma noite de batidas eletrizantes e vibrações contagiantes.
O Highway Stage vai proporcionar uma experiência única na Rota 85 com shows diários durante o festival. No primeiro fim de semana, o público poderá conferir performances energéticas de Black Jack, uma banda de classic rock que mistura músicas autorais com grandes sucessos do gênero. Em seguida, Canto Cego subirá ao palco com sua combinação única de rock e poesia; conhecida por sua versão rock do samba “Zé do Caroço”, a banda, com mais de 10 anos de carreira, promete uma experiência musical envolvente. The Lokomotiv completa o line-up do primeiro fim de semana, oferecendo uma fusão de rock e pop, com uma setlist que homenageia ícones como os Beatles e Michael Jackson.
Aplicativo oficial do festival também lista os horários das atrações e reúne informações da Cidade do Rock
O público que irá ao Rock in Rio já pode começar a se planejar para aproveitar tudo que a edição que celebra os 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo pode oferecer — desde a chegada à saída, passando por cada uma das áreas do evento, que este ano terá 500 horas de experiência e 19 espaços de atrações. A partir do aplicativo oficial do Rock in Rio, o festival abre um canal direto para que os fãs tenham acesso à programação do evento em primeira mão e atualizada. Pelo aplicativo, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, já é possível conferir os horários das apresentações de cada palco e o mapa da Cidade do Rock. Uma outra função permite que o público organize um cronograma de shows e, por meio de uma contagem regressiva para cada atração e notificações, os fãs não perderão nem um minuto dos shows programados em suas agendas. Também será por meio do aplicativo que o agendamento dos brinquedos será feito.
Dentre as novidades para esta edição, o fã, por meio do aplicativo, poderá comprar lockers, para deixar seus pertences e aproveitar os shows com tranquilidade. Outra inovação deste ano, é que o usuário também terá acesso às informações do Rock in Rio Club, podendo adquirir, direto no app, novos planos com diversas vantagens.
Na parte das “Arenas”, é possível se informar sobre o Musical e a Babilônia Feira Hype. A plataforma ainda conta com informações sobre o manual de acessibilidade com os serviços oferecidos para o público PCD.
Rock in Rio terá esquema de mobilidade para garantir mais conforto e agilidade aos fãs
Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funcionará com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.
Neste ano, o Rock in Rio facilitará ainda mais a vida dos fãs com o lançamento do Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferecerá viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas serão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta.
Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs terão à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo (Link), facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também vão encontrar os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e estará em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento.
Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros serão transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. Os interessados em garantir seus lugares já podem acessar o site e adquirir sua passagem, com valores que variam de R$ 160 a R$ 600, dependendo do ponto de embarque. A venda inclui passagens de ida e volta e os pagamentos podem ser realizados exclusivamente por PIX ou cartões de crédito. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes.