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Edição de 40 anos do Rock in Rio começa amanhã e organização traz um guia completo para os fãs aproveitarem ao máximo as 500 horas de experiências

É amanhã! Faltam poucas horas para a abertura dos portões da histórica edição de 40 anos do Rock in Rio. Para que os fãs aproveitem ao máximo cada segundo das 500 horas de entretenimento que o festival oferece, a organização preparou uma série de ações que vão facilitar e deixar mais confortável a experiência do público na Cidade do Rock. Antes mesmo de chegar, já é possível se antecipar com a compra de alimentos e bebidas pelo aplicativo, garantir os bilhetes dos transportes, já ter feito o download do ingresso no Quentro e ficar atento aos meios de pagamento que serão aceitos no festival: as transações deverão ser feitas via cartão de débito ou crédito, que serão aceitos em qualquer ponto de venda, inclusive ambulantes que circulam pelo gramado e, caso a pessoa opte por levar dinheiro, haverá a opção de carregar um cartão pré-pago em um dos Caixas Cashless da Cidade do Rock. As pessoas também podem conferir o que é permitido entrar no festival por meio do site oficial do Rock in Rio.  

Vale lembrar que o festival terá diversos pontos com água potável gratuita, com 176 bebedouros, para os fãs se hidratarem ao longo do dia, além de estações refrescantes com aspersores – que esguicham água para o público –, espalhados pelo gramado. Também será permitida a entrada no evento com garrafas plásticas com tampa de até 500ml contendo água. Parceira do festival, a Iguá, concessionária de saneamento que atende a 19 bairros da Zona Oeste, vai contar com “aguadeiros”, profissionais que circularão em locais estratégicos, para distribuir água gelada ao público. Eles vão encher as garrafas dos fãs ou distribuir em copos biodegradáveis. Para deixar o clima mais fresco e divertido, a Iguá também traz ao festival vaporizadores refrescantes, que vão borrifar água gelada no público. Já a Natura vai atuar com mochileiros espalhados pelo gramado distribuindo protetor solar para as pessoas. A organização do festival também recomenda que os fãs utilizem boné e óculos de sol na Cidade do Rock. 

Aplicativo oficial do festival também lista os horários das atrações e reúne informações da Cidade do Rock 

A partir do aplicativo oficial do Rock in Rio, desenvolvido em parceria com a Jera, o festival abre um canal direto para que os fãs tenham acesso à programação do evento em primeira mão e atualizada. Pelo aplicativo, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, é possível conferir os palcos e informações de cada artista, os horários dos shows de cada palco, opções de alimentação, o status do agendamento dos brinquedos, as experiências das marcas, além de ter na palma da mão todas as informações de serviços como, por exemplo, as melhores opções de transporte para chegar à Cidade do Rock. 

Dentre as novidades para esta edição, o fã, por meio do aplicativo, poderá comprar lockers, para deixar seus pertences e aproveitar os shows com tranquilidade. Outra inovação deste ano, é que o usuário também terá acesso às informações do Rock in Rio Club, podendo adquirir, direto no app, novos planos com diversas vantagens. 

Por meio do aplicativo, também já se pode acompanhar todos os horários dos shows, de todos os palcos. A plataforma também conta com uma contagem regressiva para cada atração, auxiliando os usuários, por meio de notificações, a não perder nem um minuto dos shows programados em suas agendas. Também será por meio do aplicativo que o agendamento dos brinquedos será feito de forma inovadora, que usará a geolocalização do usuário para liberar os horários de agendamento de brinquedos quando o fã estiver dentro da Cidade do Rock, sem necessidade de ficar em fila para garantir seu lugar. 

No aba “Mapa”, os fãs encontram o local de cada atração do festival como palcos, estandes, pontos de acessibilidade, brinquedos, além de banheiros – em que poderá ser checada a disponibilidade deles em tempo real. Na parte das “Experiências”, é possível se informar sobre o Musical e a Babilônia Feira Hype. A plataforma ainda conta com informações sobre o manual de acessibilidade com os serviços oferecidos para o público PCD. 

Por meio do aplicativo oficial, quem vai ao festival neste ano poderá se antecipar e escolher o que comer e beber antes mesmo de chegar ao local, melhorando ainda mais a sua experiência gastronômica. Serão 29 opções, entre combos e produtos individuais, da Heineken®, Coca-Cola, Red Bull, Schweppes Mixed e Bob’s. Oferecendo comodidade e agilidade, as compras realizadas por meio do app deverão ser retiradas nos ambulantes ou em filas preferenciais sinalizadas em todos os pontos de venda e, para resgatar, basta apresentar o QR Code referente ao pedido que aparecerá na tela do celular. O pagamento no aplicativo poderá ser realizado por cartão de crédito ou PIX e, caso a retirada não seja efetuada nos dias dos shows, o valor será reembolsado no mesmo modelo da compra efetuada de forma automática. 

Festival conta com operação inédita de copos reutilizáveis 

Pela primeira vez, acontecerá uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Além do meio ambiente, os fãs também serão beneficiados pela parceria, já que receberão um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante seus sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo. 

Cada bebida será servida em um copo específico de cada uma das marcas. Heineken, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Red Bull terão seus próprios copos personalizados. Ao retornar com o copo do mesmo produto para a segunda compra, os consumidores receberão desconto. Para agilizar o atendimento, o copo será trocado por um limpo já abastecido com a mesma bebida, enquanto o usado será enviado diretamente para a higienização, retornando para a cadeia do evento. O desconto será válido para as compras do mesmo produto, e, caso o participante deseje mudar de bebida, será necessário adquirir o copo correspondente a nova escolha. A iniciativa é crucial para evitar o descarte de milhões de copos, que representaram uma grande parte do volume total da operação de recolha de resíduos na edição passada, quando mais de 2,4 milhões de copos foram distribuídos e 2,2 milhões foram recuperados na operação. 

A Braskem apoiará a iniciativa fornecendo cordinhas para que os fãs mantenham os copos à mão e incentivará a participação de todos na reciclagem por meio de prêmios para quem entregar seus resíduos plásticos nos pontos de troca espalhados pelo festival. O stand da marca conta com um espaço exclusivo para lavagem dos copos e, ao final do evento, haverá promotores para incentivar o público a devolver seu copo para que o material possa ser reutilizado na cadeia. 

Conheça as formas de pagamento na Cidade do Rock 

Nesta edição, as transações deverão ser feitas via cartão de débito ou crédito, que serão aceitos em qualquer ponto de venda, inclusive ambulantes que circulam pelo gramado. Caso a pessoa opte por levar dinheiro, haverá a opção de carregar um cartão pré-pago em um dos Caixas Cashless da Cidade do Rock. Será cobrado um valor de R$ 7,00 de caução pelo cartão, que será devolvido quando a pessoa devolver o cartão ao final do dia no evento.  

O cartão pré-pago será vinculado ao CPF de cada pessoa e o cadastro acontece no momento da carga em um dos caixas fixos do festival. O valor da recarga mínima será R$ 1,00 e elas poderão ser feitas em qualquer momento que o cliente desejar.  

As bandeiras de cartão de crédito aceitas na Cidade do Rock serão: Elo, Mastercard, Visa, Hiper, Hipercard, Dinners Club, JCB, Discover, UnionPay, American Express, Mais!, Cabal, Soro Cred, Banes Card e Cooper. Já os cartões de débito são Mastercard débito, Visa Electron, Hiper, Cabal Débito e Sicredi.  

Caso a pessoa fique com saldo no cartão ao final do evento, poderá solicitar o reembolso. As instruções serão divulgadas nos canais oficiais do evento. Para mais informações, o cliente poderá consultar o regulamento da operação Cashless que está disponível nos caixas do evento e nos Termos e Condições do site do Rock in Rio. 

Além disso, durante o festival, clientes do Itaú Unibanco terão mais um incentivo para aproveitar o festival. O banco oferecerá 10% de cashback em todas as compras feitas na Cidade do Rock com cartões Itaú. O cashback será em pontos Itaú, que serão depositados em até 4 dias na página de benefícios dentro do superapp ou app Itaú Cartões, sendo válido apenas para cartões disponíveis nestes aplicativos. Para saber outras informações sobre a promoção, basta acessar o regulamento completo no site: https://www.itau.com.br/beneficios 

Rock in Rio terá esquema de mobilidade para garantir mais conforto e agilidade aos fãs   

Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funcionará com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.  

Neste ano, o Rock in Rio facilitará ainda mais a vida dos fãs com o lançamento do Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferecerá viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas serão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta. 

Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs terão à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo (https://www.jae.com.br), facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também vão encontrar os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e estará em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento. 

Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros serão transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. Os interessados em garantir seus lugares já podem acessar o site e adquirir sua passagem, com valores que variam de R$ 160 a R$ 600, dependendo do ponto de embarque. A venda inclui passagens de ida e volta e os pagamentos podem ser realizados exclusivamente por PIX ou cartões de crédito. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes. 

Em função da grande quantidade de pessoas que circulará pela região, todo o entorno do Parque Olímpico será de circulação restrita e com proibição de estacionamento, permitindo a chegada e saída ao evento com tranquilidade e segurança. Somente veículos de moradores previamente cadastrados, veículos oficiais, veículos credenciados do festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe poderão acessar a área bloqueada.  

A novidade, neste ano, é o controle do acesso de veículos à área bloqueada por meio de leitura de placas através sistema OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition). Os equipamentos estarão nos pontos de bloqueio fazendo a leitura das placas dos veículos e indicando, através de cores, se poderão acessar ou não a área restrita. Os veículos de moradores previamente cadastrados receberão “luz verde” para acesso. Os demais veículos, sem cadastro, receberão “luz vermelha” e serão direcionados pelos agentes de trânsito para fora da área bloqueada. Esses novos equipamentos irão agilizar o processo de liberação dos veículos nos bloqueios, reduzindo a possibilidade de retenções no trânsito, além de impedir fraudes. 

Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024   

Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.   

O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.   

O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.    

Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival deverão ficar de olho no e-mail cadastrado. Será via endereço eletrônico que os fãs receberão todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deverá seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.    

Sobre o Rock in Rio       

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).      

Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.5 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 3.816 artistas em 134 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.       

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
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