A Intel, plataforma mundial de IA, processadores, plataforma 5G e parceira do Comitê Olímpico Internacional, em colaboração com a Globo e a OBS (“Serviço Olímpico de Transmissão”, em português) trarão a experiência de transmissão 8K OTT (Over The Top) pela internet aberta durante os Jogos Olímpicos Paris 2024. A emissora fará demonstrações de momentos selecionados do evento com a maior resolução disponível no mercado, em uma ação exclusiva no Brasil. O objetivo desta colaboração é combinar os esforços de ambas as empresas para inovar e avançar na democratização do 8K em direção ao modelo de TV 3.0 do Brasil, com investimentos, pesquisas, novas experiências e treinamento sendo promovidos nesse sentido.
Essa é a segunda parceria entre Globo e Intel para levar o 8K às Olimpíadas. A primeira foi nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que rendeu a premiação IABM BaM Awards em 2021, na categoria Projeto, Evento ou Colaboração Excepcional. Neste ano, com a evolução e maior alcance do 8K, além da proximidade da TV 3.0, a iniciativa permitirá uma experiência de consumo de atributos previstos na TV do futuro. A colaboração se concentra na demonstração de conteúdo com a mais alta qualidade disponível, incluindo transcodificação e reprodução de vídeos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta resolução, a partir do uso da tecnologia de última geração H.266/VVC (Versatile Video Coding).
O 8K é o padrão mais avançado em qualidade de imagem perceptível ao olho humano, com uma resolução 16 vezes superior ao HD (alta definição) e 4 vezes maior do que o 4K. As imagens, junto com áudio imersivo, agora são mais contemplativas, e oferecem uma verdadeira imersão nas competições. A cobertura 8K HDR em Paris é resultado de uma coprodução com a OBS (Olympic Broadcasting Services). A TV está em constante evolução e, enquanto a indústria avança rumo ao modelo de TV 3.0, a Globo e a Intel seguem investindo em inovações e pesquisas que garantirão novas experiências de consumo.
Para Paris 2024, os servidores de transmissão serão equipados com os mais recentes processadores escaláveis Intel® Xeon, com acelerador de IA baseado em Intel AMX (Advanced Matrix Extensions) e com a tecnologia Intel® AI Deep Learning Boost. Eles foram criados especificamente para a flexibilidade de execução de cargas de trabalho complexas de IA e para fornecer resultados impressionantes, que codificarão e compactarão o sinal 8K/60FPS/HDR produzido pela Olympic Broadcasting Services em 200-400 milissegundos, trazendo a melhor qualidade de imagem para a TV dos telespectadores em apenas alguns segundos.
“A Intel tem mais de três décadas de história de inovação e pioneirismo em tecnologias de mídia em todo o mundo, inclusive nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, acelerando a adoção de tecnologias de plataforma 5G, realidade virtual, drones e plataformas de IA para melhorar a experiência do público. Ajudando a trazer a tecnologia de fluxo de trabalho 8K de ponta a ponta, usando as soluções Intel AI para Paris 2024, os espectadores podem experimentar a próxima fronteira da mídia e dos esportes, proporcionando uma sensação da democratização futura para esportes, eventos e transmissões de cinema em todo o mundo com baixa latência e a mais alta qualidade imaginável”, afirma Ravi Velhal, Diretor de Tecnologia, Políticas e Padrões de Conteúdo na Intel.
“A Globo sempre investe em novas tecnologias e na promoção de experiências de consumo de TV inovadoras, levando ao público o que há de mais moderno na indústria de mídia. A parceria de longa data com a Intel é essencial para desenvolver aplicações como o 8K, que serão ainda mais difundidas com a chegada da TV 3.0. A demonstração do conteúdo nesta definição super alta é uma forma de disseminar o quanto a tecnologia de TV ainda vai evoluir e contribuir com o futuro da TV brasileira”, diz Raymundo Barros, executivo da Globo.
As pesquisas da Globo sobre 8K começaram há quase uma década, em 2013. Os primeiros registros práticos ocorreram naquele ano, nas produções do Carnaval, já em parceria com a NHK, emissora pública japonesa. Também foi feita uma demonstração na Copa do Mundo do Brasil de 2014, com uma exibição ao vivo e pública em um auditório na Urca (RJ). Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, foram realizadas demonstrações no Museu do Amanhã, assim como na Copa do Mundo da Rússia, com exibições públicas. Já no Rock in Rio, foram produzidos clipes em 8K na edição realizada em 2019. Pouco mais de dois anos depois, a novela Pantanal teve o marco de inaugurar o formato nas novelas brasileiras no começo de 2022, com o seu primeiro episódio produzido e exibido no Globoplay em 8K.
“Estamos muito satisfeitos em ver o Brasil na vanguarda da inovação 8K. Esta aliança entre duas empresas líderes em seus setores – Globo e Intel – mostra como, juntos com o ecossistema, podemos avançar em nossa estratégia de levar tecnologia de ponta a todos os lugares para oferecer novas experiências ao consumidor”, explica Claudia Muchaluat, Diretora Geral da Intel Brasil.
Sobre a Intel
A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.
© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.
Sobre a Globo
O conteúdo brasileiro é a alma da Globo. Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo se orgulha de ter o Brasil como fonte de inspiração. Seu conteúdo informa, diverte e contribui para a evolução da sociedade brasileira, porque conversa com milhões de pessoas todos os dias. Com 2/3 da população brasileira todas as semanas. E com 96% dos brasileiros todos os anos. Um impacto possível pelo seu ecossistema único de distribuição estratégica de conteúdo em suas múltiplas plataformas. Maior produtora e fomentadora do mercado audiovisual do país, a Globo possui o maior complexo de estúdios do Brasil e reúne canais de TV aberta – com cinco emissoras próprias e uma rede de 118 afiliadas -, 20 canais de TV por assinatura, plataforma de streaming e produtos digitais. A empresa já teve seu conteúdo dublado em 70 idiomas de 160 territórios e recebeu mais de 90 indicações ao Emmy Internacional.