
“Levar o Brasil para o mundo e trazer o mundo para dentro do Brasil. Esse sempre foi o meu propósito.”
Nilo Pereira Santiago Filho é mais do que um empresário, é um verdadeiro embaixador de negócios brasileiros no cenário internacional. Natural de Cruzeiro do Sul (AC), ele ganhou reconhecimento nacional ao entrar para o RankBrasil como o Maior Turista de Negócios do Brasil, no mundo, com mais de 100 países visitados, sempre promovendo conexões estratégicas entre empresários, investidores e instituições.
Com quase 40 anos de atuação, uma formação técnica robusta e múltiplas especializações, suas áreas de contribuição vão da indústria de petróleo e gás, pesquisas geológicas ao comércio exterior. Nilo construiu sua trajetória com base na intermediação internacional de negócios: “Eu trabalho com quem quer comprar, vender ou investir em produtos brasileiros. Da indústria ao turismo, do comércio aos serviços”, destaca.
Hoje, Nilo lidera com orgulho o Instituto de Conhecimento e Pesquisa (ICP), com sede em Manaus e operações estratégicas em Brasília, conduzindo um ambicioso projeto, que visa a implementação de um modelo de Governança Corporativa alinhado às melhores práticas internacionais, integrando as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001, ISO 37301 e ISO 27001. ‘O ICP nasceu da necessidade de organização, eficiência e conformidade. Precisávamos de um modelo de gestão que conectasse todas as frentes de forma sólida e ao mesmo tempo sensível às nossas peculiaridades institucionais’, destaca.
Sob sua presidência, o ICP busca a excelência em pesquisa, arqueologia, sustentabilidade e inovação cultural, prospectando projetos junto a instituições e instâncias diversas, do poder público e da iniciativa privada, dentre eles, mas não se restringindo a: Secretaria de Meio Ambiente de Presidente Figueiredo/AM, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade de Brasília – UnB, Ministério dos Povos Indígenas-MPI e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID. As tratativas em curso envolvem, desde reconstrução da memória arqueológica, economia solidária junto aos povos indígenas e posicionamento de marca em ambiente digital.
Nilo valoriza a ética, a ciência e os saberes tradicionais, e vê no ICP um motor de transformação social e cultural: “Criamos o ICP para organizar um ecossistema de empresas com base na integridade, na conformidade legal e na excelência técnica. Nossa missão vai além do lucro. É sobre legado, sobre respeitar o passado e construir o futuro com responsabilidade e inclusão.”
Além da estruturação de governança para um ecossistema com 30 empresas, ele articula projetos com impacto sociocultural e educacional, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social. “Estamos aqui para agregar valor, não apenas econômico, mas humano e cultural.”
No dia 22 abril do corrente, durante as Comemorações aos 65 Anos da Capital Federal-Brasília, o Auditório Nereu Ramos, foi lotado pela seleta plateia de mais de 400 Personalidades, entre elas, Senadores, Deputados Federais, Autoridades Diplomáticas, Empresários dos mais nobres seguimentos, Líderes da Sociedade Organizada, incluindo os Povos Originais, assistiram a Cerimônia de Homenagens ao Espírito do Empreendedorismo Nacional, com a outorga da Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, a mais alta condecoração da Sociedade Brasileira.
Nesta tarde histórica uma atuação ganhou destaque, a do incansável Conselheiro Nilo que foi o grande responsável pela presença do Pesquisador, Empreendedor e Desbravador Urandir Fernandes de Oliveira e agora Comendador, o Ilustríssimo homenageado, ovacionado por seus admiradores e aplaudido de pé, por toda a plateia, quando foi ungido com o mais alto galardão da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, agora ostenta o cobiçado título de “Comendador da Legião de Honra do Presidente”, um justo reconhecimento por sua trajetória vitoriosa e seu precioso legado à geração vindoura:
Entre reuniões com reitores, líderes indígenas, empresários e instituições governamentais, Nilo segue articulando, integrando e transformando: “Quando a gente entende que a governança não é só uma ferramenta, mas um estilo de vida, tudo muda. A governança é o que permite que boas ideias virem grandes resultados.”