Música

Empresário musical Murillo Conventi ensina os segredos de como encontrar o empresário ideal para ter sucesso na carreira


  1. Qual é a função do empresário?
    Você lembra de quando você era criança e sonhava em lotar estádios com a sua música? Na sua cabeça, ser músico significava fazer música e shows. Porém, a idade vai passando e a sua família começa a falar “Quando você vai encontrar um emprego de verdade?”. No máximo, algum tio diferentão fala “Nossa deve ser incrível ser artista!”.
    Só quando você começa a sua carreira pra valer é que você percebe que ser artista profissional é uma missão para apaixonados: lidar com burocracias, contratos, distribuição, comunicação digital, venda e produção de shows é muito trabalho. Você precisa aprender sobre diferentes áreas de atuação como finanças, direito, comunicação, produção e muitas outras que englobam a indústria musical. Além disso, é necessário você criar uma rede sólida de profissionais da música. Será que sobra tempo para criação artística? 

Um empresário te ajuda a administrar tudo isso, o que tira um peso das suas costas. O ideal é que ele se encarregue de praticamente tudo, para que você possa se concentrar na sua arte. Além disso, o empresário deve ser a pessoa mais próxima do artista em sua carreira, pois é ele quem colocará em prática a sua estratégia de carreira. 
Este profissional é também quem estará orquestrando todas as suas relações profissionais. Muitas vezes, um empresário não conseguirá dar conta de tudo. A partir deste momento, ele deverá contratar alguém para se juntar à equipe. O empresário pode cuidar da divulgação da sua música, negociações com gravadoras, venda de seus shows e muitas outras coisas.
Seguir carreira profissional e não ter um empresário é possível, mas você gastará muita energia e tempo. Lembre-se de que pedir ajuda não é uma coisa ruim. Ninguém é bem sucedido sozinho. Se você está no começo de sua carreira, uma boa ideia é começar trabalhando com um amigo que deseja entrar no ramo e que gosta da sua música.

  1. Qual é o momento de encontrar um empresário?

Não existe uma resposta certa. Claro que, quanto mais cedo melhor, porque se você tiver alguém para te ajudar com a gestão da sua carreira, mais tempo e energia você terá para a sua música. 
Na prática, é importante começar o trabalho sozinho. Dessa forma, você saberá com o que o empresário estará lidando. Isso te permitirá ter uma noção da qualidade do trabalho do profissional que estará ao seu lado no futuro. 
Lembre-se: ao invés de pensar no momento certo, pense em encontrar o profissional certo. Por isso, não assine um contrato com qualquer profissional. E claro, lembre-se que o empresário ficará com uma porcentagem de sua renda. Esse valor gira em torno de 10 a 15%. Portanto, não contrate um empresário se você ainda não tiver uma renda. 

  1. Qual perfil de empresário você deve escolher?
    Antes de analisar as diferentes possibilidades, lembre-se do critério mais importante para encontrar o profissional certo: um empresário deve além de tudo acreditar no seu projeto musical. O investimento pessoal que o trabalho exige é tão intenso, que ele deve ter fé em seu sucesso. Ele tem que vender o seu projeto, portanto, tem que conhecê-lo por dentro e por fora. 
    Você está sentindo que está na hora de encontrar um empresário? Há vários tipos de empresários por aí. Explicamos no início deste artigo que, um bom empresário acredita no seu projeto portanto, tem que conhecê-lo por dentro e por fora. 
    Você está sentindo que está na hora de encontrar um empresário? Há vários tipos de empresários por aí. Explicamos no início deste artigo que, um bom empresário acredita no seu projeto e sabe trabalhar em diferentes áreas profissionais. 

Saiba que encontrar um profissional completo não é fácil. Portanto, busque um profissional que complemente as suas habilidades. Por exemplo, se você cuida bem de suas redes sociais e da comunicação com os fãs, é mais interessante encontrar um empresário focado na venda de shows e na promoção da sua música.
Outro critério essencial a ser levado em conta é o tamanho da rede de contatos do empresário, pois uma das tarefas do empresário é o desenvolvimento de sua rede profissional. Se o empresário que você encontrar já tiver muitos contatos, isso será uma grande vantagem para alcançar novos espaços no cenário musical.

  1. Como encontrar um empresário?
    Infelizmente, não será suficiente postar em seus stories “estou buscando um empresário”. Na maioria das vezes, é o empresário que encontra o artista. Além de curtir a sua música, o profissional vai pensar muito antes de entrar em contato com você, pois ele precisará enxergar um potencial grande na sua música.
    Outro ponto importante a ser abordado é a relação que vocês estarão criando. A relação artista-empresário, vai além da relação empregador-empregado. É fundamental ter isso em mente para criar uma relação sólida com projetos a longo prazo.

Você terá que encontrar a pessoa que o acompanhará em todas as suas aventuras. No final das contas, o seu empresário deve ser um parceiro. Mas isso não quer dizer que vocês devam deixar de assinar um contrato para formalizar a relação e garantir os direitos das partes envolvidas. 

Separamos aqui algumas dicas para entrar em contato com empresários: 

  • Pesquise nas redes sociais (principalmente no Instagram e Twitter)
    Os empresários não querem um monte de artistas enviando mensagem em sua DM, portanto, comece acompanhando o seu trabalho antes de fazer qualquer contato.
  • Converse com artistas que já tem um empresário.
    Muitas vezes, um empresário trabalha com mais de um artista. Quem sabe o empresário de um artista que você conhece não está buscando mais alguém para trabalhar? Busque saber como funciona o relacionamento entre um artista e seu empresário.

Saiba mais sobre Murillo Conventti através das redes sociais: @murilloconventiofc @somstarprodutoraofc

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo