Noticias

“Ensaios da Anitta” acontece neste domingo no Marina Park em Fortaleza

O “Ensaios da Anitta” chegou a todas as plataformas digitais em dezembro e o show acontecerá em Fortaleza no próximo domingo, no Marina Park. O álbum, que leva o nome do projeto de aquecimento pro carnaval que a cantora promove há sete anos, traz músicas inéditas e conta com participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, Livinho e Rogerinho.

Em janeiro, Anitta libera no Youtube a parte audiovisual do projeto, com videoclipes de todas as oito músicas inéditas. Os vídeos misturam imagens de estúdio com takes da poderosa em ação no palco.

Produzido ao longo de 2024, o disco traz diferentes referências musicais de Anitta, com sonoridades voltadas para o funk, rock, axé e sertanejo. Aposta da cantora para o verão brasileiro, “Ensaios da Anitta” tem a diversidade artística que é marca registrada da poderosa, mas com os pés bem fincados no Brasil e na energia contagiante do maior show da terra.

“Tava com saudade de fazer algo com a cara dos meus ensaios de carnaval. Que é aquela miscelânea frenética, né? E foi daí que surgiu a ideia de trazer um álbum com músicas inéditas somente em português. Ele foi pensado para o nosso carnaval, que é uma festa tão linda e sem igual no mundo inteiro”, conta a girl from Rio.

FAIXA A FAIXA

A colaboração inédita com Ivete Sangalo é a primeira faixa do álbum e se chama ‘Lugar Perfeito’. Com a pegada do verão brasileiro, a música versa sobre um paraíso onde todo mês é fevereiro. “Anitta tem uma paixão pelo carnaval, e sempre falou da vontade de gravar algo com a nossa cara! Misturou e ficou uma delícia! Garantia de farra no carnaval.” conta Ivete.

‘Imagina’, a segunda faixa do CD, é a parceria com Rogerinho e contempla uma das versões de Anitta mais idolatradas pelo público: a que rebola muito! “Quando joga o rabetão, lá no chão, cheia de marra, Anitta…” são os versos que aparecem na intro. 

Com produção musical assinada por Hitmaker, famoso por comandar diversas produções de funk, a música tem uma batida mais lenta e instigante no início, e depois agita a pista no refrão. Trabalhando com Anitta pela primeira vez, Rogerinho conta que ficou muito feliz e honrado com a colaboração. “Participar desse projeto com Anitta e Hitmaker é um passo bem grande na minha carreira. É aquele feat que todo artista quer fazer. Anitta é uma artista por quem tenho muita admiração e carinho. Fora que a música está demais!”, afirma.

Já ‘Perdeu’,  feat com Simone Mendes, traz a dose de sofrência com superação que tornou o sertanejo tão popular. Com melodia e arranjos instrumentais mais ricos, a letra fala sobre uma mulher que se desiludiu e deu a volta por cima. “Perdeu, perdeu, ela vingou cada vacilo que tu deu. Perdeu, perdeu, pra cada lágrima pegou um amigo teu”, diz o refrão.

‘Sei que tu me odeia’, com MC Danny, aparece na sequência e traz um instrumental mais sensual e ousado que flerta com o brega funk. Também com produção de Hitmaker, o feat tem uma letra provocante e mostra a funkstar bem empoderada e segura de si, reverberando a liberdade sexual que já se tornou sua marca registrada. “Eu tenho mil problemas, mas nenhum deles é não ser gostosa”, diz.

O produtor conta que Anitta foi uma das artistas que mais o apoiou no meio musical. “Estou muito feliz e a ansiedade está a mil! Anitta é uma artista incrível, que ultrapassa fronteiras, e é uma verdadeira fonte de inspiração, além de ter sido uma das primeiras que me abriu as portas. O feat ficou incrível, todo o trabalho foi feito com muito carinho”, diz.

A quinta música do álbum, ‘Chata pra caralho’, é a primeira em que Anitta aparece cantando sozinha. Em tom de desabafo e ao mesmo tempo divertida, a letra mais irreverente do projeto fala sobre estar cercado de amizades inconvenientes. ‘A safada da Renata não aguenta ver um macho, espalhou fofoca minha, mamou meu ex namorado, se pedisse com carinho, a gente tinha revezado’. 

O clima segue irônico e irreverente em ‘Capa de Revista’, canção que mistura miami bass e referências roqueiras. Aqui, a girl from Rio canta sobre autoafirmação e liberdade sexual sob ótica feminista, sem nunca perder o bom humor. 

A faixa seguinte, parceria com Livinho, traz uma musicalidade mais diversa. ‘Sem Freio” flerta com o funk melody, mas acelera e explode no refrão. “Catuca, catuca e taca, passei, anota a placa” diz a letra, que traz outros versos que vão deixar a pista de dança sem fôlego. 

‘Maratona de Jogação’ fecha o álbum com chave de ouro. Com letra e beat em um match perfeito, a faixa é um clássico funk carioca, perfeito para dançar até o chão. ‘Atenção! Prepara que a maratona de jogação já vai começar!’ canta Anitta, chamando o público pra rebolar desde a primeira estrofe.

FUNK GENERATION

Ensaios da Anitta chega após o lançamento de um álbum dedicado ao funk em 2024. Funk Generation resgatou as raízes da cantora, trazendo faixas que evidenciam as variadas nuances do ritmo. Uma vez tão estigmatizado no Brasil e no mundo, o funk ganhou força e popularidade na voz de Anitta e de outros grandes artistas.

O álbum conquistou as pistas de dança e as plataformas de música, acumulando 44,561,920 milhões de streams em sua primeira semana de lançamento e tornando-se o maior debut semanal de um álbum brasileiro em 2024.

INDICAÇÃO AO GRAMMY

A consagração do trabalho vem com a inédita indicação ao Grammy Awards, a mais importante premiação da música internacional, que acontece em Los Angeles, dia 2 de fevereiro de 2025. Funk Generation concorre na categoria “Melhor álbum latino”,  tornando-se o primeiro álbum de funk nacional a concorrer ao Grammy Internacional, um marco na história da música popular brasileira. Essa é a segunda vez que Anitta é indicada ao Grammy, tendo concorrido pela primeira vez no ano passado na categoria “Best New Artist”.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo