Saúde

Especialista em cirurgia plástica, Dr Laertes Thomaz Júnior, explica as cirurgias mais realizadas

Anualmente, são realizados cerca de 1,5 milhão de procedimentos estéticos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Existem cirurgias plásticas mais buscadas pelos pacientes, obviamente, e é importante conhecê-las para identificar as melhores abordagens e tecnologias para cada procedimento.

Por ordem de procura, as cirurgias plásticas mais buscadas pelos pacientes no Brasil são as seguintes:

  1. Mamoplastia

A mamoplastia é uma cirurgia plástica que altera ou corrige o formato das mamas, de acordo com a proporcionalidade do corpo. Ela pode ser um procedimento de aumento, redução, elevação ou até mesmo a reconstrução das mamas.

  1. Lipoaspiração

A lipoaspiração é o segundo procedimento de cirurgia plástica mais buscado no Brasil. A intervenção é indicada para pessoas que querem retirar o excesso de gordura corporal em áreas como barriga, coxas, costas e braços.

Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico membro da Sociedade Americane e Brasileira de Cirurgia Plástica e expert em lipoaspiração, fala sobre o aumento na busca pela lipo, incluindo técnicas como lipo HD, pequenas lipo de consultório e o aumento do número deste procedimento em homens, sendo que hoje corresponde a metade de seus pacientes de lipoaspiração.

Estima-se que, por dia, sejam realizadas quase 600 lipoaspirações no Brasil, sendo que a lipo HD tem ganhado terreno, associada a novas técnicas. Na lipo HD, uma das técnicas mais modernas, o vibrolipoaspirador faz um movimento de rotação com a ponta da cânula, resultando em tecidos menos machucados e uma cirurgia muito mais tranquila.

“Outro aparelho bastante moderno e que facilita a cirurgia de lipoaspiração é o Vaser (lipoaspiração ultrassônica), indicado para o momento que antecede a retirada de gordura. Quando ela fica líquida, é mais fácil fazer a sucção com a cânula do vibrolipoaspirador”, explica Dr. Laertes que também utiliza aparelhos como Renuvion e BodyTite para diminuir a flacidez da pele.

  1. Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia realizada com o objetivo de melhorar o nariz esteticamente e/ou corrigir problemas respiratórios.

“A rinoplastia é uma das cirurgias mais difíceis na área da cirurgia plástica é uma das minhas paixões. Por isso mesmo, é necessário escolher um profissional especializado nesse tipo de procedimento e que domine as técnicas mais modernas”, diz Dr. Laertes.

“Há casos em que precisamos usar cartilagem de costela para redesenhar o nariz e sua estrutura, como em situações de reoperação ou quando operamos um nariz étnico, que necessita de grande quantidade de cartilagem para efetuarmos todas as modificações necessárias”, complementa Dr Laertes que também é especialista em rinoplastia.

  1. Abdominoplastia

A abdominoplastia entra no top 5 das cirurgias plásticas mais buscadas no Brasil. O procedimento tem o objetivo de remover o excesso de pele e gordura da região abdominal.

Esta abordagem é muito comum em pacientes que perderam muito peso ou, ainda, no pós-gestação. Sua indicação também vale para casos de diástase abdominal, que é a separação dos músculos chamados reto abdominais. Além de causar uma alteração estética, a condição ainda pode gerar alteração de postura, dor nas costas, abaulamento no estômago e complicações para evacuar.

“Pacientes que tenham excesso de gordura e flacidez podem fazer uma lipoabdominoplastia, que é a associação das duas técnicas, realizando, primeiramente, a lipoaspiração, que retira a gordura dos lados (flancos) e do abdômen”, explica o especialista. “Depois, na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com a retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular para resultar em um abdômen magro e sem flacidez”, conclui.

Especialista nas técnicas mais modernas de lipoaspiração, Dr. Laertes explica que o primeiro equipamento desenvolvido para facilitar o procedimento foi o vibrolipo-aspirador, um aparelho que vibra e faz um movimento de rotação com a ponta da cânula. O resultado inclui tecidos menos machucados e uma cirurgia muito mais tranquila.

  1. Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)

A cirurgia que eleva e corrige as pálpebras para corrigir má formação ou efeitos do envelhecimento é a quinta mais realizada no Brasil.

“Esta cirurgia tem o objetivo de devolver o aspecto descansado e desperto do paciente, além de eliminar bolsas de gordura, dar um ar mais jovial e, principalmente, natural ao olhar”, explica Dr. Laertes, especializado nesse tipo de procedimento.

“Em vários casos, é possível associarmos enxerto de gordura à blefaroplastia. O enxerto de gordura nas olheiras preenche de forma definitiva o sulco, ou seja: a depressão que existe entre a pálpebra inferior e a maçã do rosto”, complementa.

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo