A Globo anunciou hoje a criação de um novo núcleo nos Estúdios Globo que vai potencializar o desenvolvimento e produção de Documentários para as múltiplas plataformas da Globo. Com o novo desenho organizacional, o Núcleo DOC, liderado por Anelise Franco, trabalhará com as direções de Gêneros de acordo com a temática do conteúdo.
“Reconhecendo a enorme importância dos documentários para todas as plataformas Globo, especialmente Globoplay e TV Globo, estamos criando o NÚCELO DOC dos Estúdios Globo. O novo núcleo terá o papel de articular os talentos e recursos necessários em cada projeto. Da mesma forma como atua o nosso NÚCLEO DE FILMES, o NÚCLEO DOC vai trabalhar sempre em conjunto com um Diretor de Gênero, a depender do tema a ser retratado”, explica Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas.
Abaixo o Comunicado Interno
Companheiros,
Os Estúdios Globo têm tido uma produção consistente e vitoriosa de documentários nos últimos anos. “Em Nome de Deus”, “Tim Maia”, “Nara leão”, “Xuxa”, “Vale o Escrito”, “Chic Show”, “Arnaldo Antunes”, “Erasmo Carlos” e “Marisa Monte” são títulos que nasceram pelas mãos dos criadores e produtores dos Estúdios Globo – cito, especialmente, a contribuição de Pedro Bial, um realizador brilhante de documentários. Há outros títulos em diferentes fases de desenvolvimento e produção. E, em breve, lançaremos o documentário “Jô Soares”.
Reconhecendo a enorme importância dos documentários para todas as plataformas Globo, especialmente Globoplay e TV Globo, estamos criando o NÚCELO DOC dos Estúdios Globo. O NÚCLEO terá o papel de articular os talentos e recursos necessários em cada projeto. Da mesma forma como atua o nosso NÚCLEO DE FILMES, o NÚCLEO DOC vai trabalhar sempre em conjunto com um Diretor de Gênero, a depender do tema a ser retratado. O diretor de Gênero será o responsável artístico de cada projeto.
A líder do nosso NÚCLEO DOC será a Gerente de Produção Anelise Franco, que atuou em vários dos documentários que realizamos. Ela e o Núcleo DOC seguem em S. Paulo.
A criação do NÚCLEO DOC, como eu disse, reconhece a qualidade e a relevância da entrega de documentários nos últimos anos. O mérito é de todos os criadores e produtores que estiveram na jornada. Quero registrar a contribuição de Monica de Almeida e Mariano Boni, além da do Pedro Bial, já mencionada. Os três seguirão envolvidos como criadores em projetos de documentários.
Parabéns a todos que ajudaram a construir esta história.
Muito sucesso para a Anelise na coordenação do Núcleo.
E estamos sempre abertos a ideias e sugestões de novos documentários.
Abraço,
Amauri