Noticias

Estudo revela como viajar pode influenciar o gosto musical

A Deezer, uma das maiores plataformas de experiências musicais do mundo, é uma das apoiadoras da pesquisa fornecendo dados do streaming

Viagens e passeios permitem descobrir novas culturas e perspectivas em lugares diferentes. Um estudo recente apoiado pela Deezer mostra que esses momentos de diversão e lazer também podem criar uma mudança duradoura no nosso gosto musical.

Com dados da plataforma de experiências musicais, pesquisadores do INSEAD, UC-Irvine e da Universidade de Chicago esclareceram como grandes mudanças expressivas de hábitos, incluindo viagens, podem impactar a exploração musical e causar transformações no estilo das pessoas.

O estudo analisou mais de 100 milhões de streams de música de dezenas de milhares de usuários Deezer em nove países*, incluindo dados do Brasil. Os pesquisadores descobriram um padrão impressionante: quando as pessoas visitam novas cidades ou países, suas preferências musicais se tornam mais diversas e conectadas ao lugar para onde viajaram.

“Os resultados deste estudo não só nos dão uma visão de como o ambiente de uma pessoa pode afetar sua relação com a música, mas também mostram que experimentar novos lugares pode ter um efeito duradouro sobre o que escolhemos ouvir. Estamos muito felizes por ter contribuído com dados para este estudo”, disse Aurélien Herault, CIO da Deezer.

Um exemplo desse efeito duradouro é imaginar um fã de rock que mora em Londres, na Inglaterra, e viaja para o Rio de Janeiro. Escutar um samba na sua casa, tem um sentimento diferente do que ouvir o ritmo onde ele foi criado. Isso faz com que o que ele sentiu na cidade carioca permaneça mesmo quando ele volta para casa. Além disso, a pesquisa ainda revela que quando uma pessoa está viajando para um lugar com uma grande distância musical, independente da distância em km, o impacto da música é ainda maior. Isso quer dizer que o mesmo fã londrino citado anteriormente tem mais chances de ser impactado pelo som do Rio de Janeiro do que de Joanesburgo, por exemplo. Mesmo sendo mais longe, a cidade da África do Sul tem músicas parecidas com a da capital inglesa.

Outro dado curioso é que dos países analisados pelo estudo, os que mais se diferem musicalmente são Brasil e França. Isso foi apontado através da análise feita durante sete dias das 100 músicas mais populares ouvidas diariamente na Deezer. Usando o coeficiente de similaridade de Jaccard, medida estatística utilizada para comparar a afinidade e a diversidade do conjunto de um dado em questão – neste caso, de música – o resultado foi que o coeficiente mais baixo é encontrado entre as nações brasileira e francesa, revelando uma maior distância entre gostos musicais de ambos.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo