A tecnologia foi um dos destaques no prêmio Gold Star Dubai, que reconhece as personalidades que mais se destacaram em 2023. Um dos homenageados foi o executivo Felipe Guimarães Oliveira, agraciado com o prestigioso prêmio na categoria de “Inovação”. A cerimônia de premiação, realizada a bordo do navio MSC Opera, na costa dos Emirados Árabes Unidos, também contou com a participação de celebridades e empresários bem-sucedidos em diferentes áreas.
Ao receber o Gold Star Dubai, Felipe dedicou o prêmio à esposa, Mariela, e ao filho, Lorenzo. Ele também expressou o orgulho de ser reconhecido internacionalmente por seus esforços em inovação. “São várias tentativas, avaliações e esforços para viabilizar projetos, e eventualmente, algum deles se concretiza. Não é simples, pois não há um caminho pré-determinado, apenas um processo que facilita linhas de raciocínio. O reconhecimento é valioso pelo esforço para que os projetos saiam do papel”, afirmou.
Atualmente, um dos projetos de destaque comandados por Felipe é a criação de uma solução inovadora para socorristas que atuam no resgate de acidentados em estradas. Utilizando óculos de realidade assistida, os profissionais podem ter acesso a videoconferência em tempo real com médicos enquanto prestam os primeiros socorros. Essa abordagem permite que profissionais mais especializados guiem o atendimento, aumentando a eficiência e as chances de salvar vidas. Todo o material também fica gravado para consultas posteriores, contribuindo para o sucesso do tratamento do paciente acidentado, mas também para o aprimoramento dos protocolos de resgate.
Além desse projeto, Felipe Guimarães Oliveira também lidera iniciativas de integração da Inteligência Artificial e dometaverso nas empresas. Projetos como o “Digital Twin” transformam fisicamente uma fábrica em uma versão virtual, permitindo simulações detalhadas, treinamentos e análise de riscos. “Ao longo do último ano, fizemos sete eventos sobre metaverso, destacando a importância dessas tecnologias nas indústrias modernas”, conta ele.
O executivo de tecnologia e inovação desempenha papéis-chave na empresa Telesul, onde atua como Head das áreas de consultoria e Inovação, comandando também o comitê de governança, colaborando para o sólido crescimento da Telesul.
Felipe também é sócio da QuanThor, uma empresa de consultoria de processos que utiliza inteligência artificial para otimizar workflows nas empresas. “Eu trago a paixão do negócio de volta ao olhar do dono”, afirma ele. “A diferença crucial se manifesta quando há paixão pelo negócio, independentemente de sua situação atual. O olhar do dono, sem essa paixão, torna o avanço mais difícil ou menos eficiente”.
Além de seu papel nas empresas, Felipe é investidor em startups e membro da Academia Brasileira de Estudos Estratégicos (ABRAEE), contribuindo para análises de contexto e cenários estratégicos. Ele também planeja, para o ano que vem, o lançamento de um livro intitulado “Gestão no Século XXII”, que oferece uma visão prospectiva sobre como a gestão empresarial evoluirá nas próximas décadas, abordando os pilares de pessoas, processos e tecnologia.