Noticias

Falta 1 mês para a abertura dos portões da edição que celebra 40 anos de história do Rock in Rio

Falta apenas um mês para a histórica edição de 40 anos do Rock in Rio e a expectativa é gigante. Enquanto o dia 13 de setembro não chega, a organização e os artistas estão na reta final de preparação para os momentos inesquecíveis que o festival vai proporcionar às 700 mil pessoas que estarão na Cidade do Rock nos sete dias de festival. Cada detalhe do espaço está sendo cuidadosamente planejado para que os fãs aproveitem ao máximo as 500 horas de experiência, que incluem shows de mais de 750 artistas distribuídos pelos sete palcos do Rock in Rio.  

Ed Sheeran, principal atração do Palco Mundo no dia 19 de setembro, demonstrou estar empolgado com o show que irá fazer no espaço: “Estou muito, muito feliz em dizer que estou indo tocar no Rock in Rio, na edição dos 40 anos do festival. Vai ser emocionante! Estou contando os dias para voltar para o Brasil”. Já Ivete Sangalo, que faz a abertura do Palco Mundo no dia 20 e é uma das artistas do Dia Brasil (21) no show “Pra Sempre Pop”, no Palco Sunset, ressaltou o ano especial para o festival: “Gente, o Rock in Rio completa 40 anos, esse festival tão importante, e é claro que mainha não ia ficar de fora dessa celebração. 2024, eu piso mais uma vez nesse palco, desse festival histórico, tão importante na minha carreira”. 

Ainda nesta edição especial, a Cidade do Rock também apresenta um novo Palco Mundo com seis grandes telões de led, um Palco Sunset maior e com nova localização, e novos espaços, como o Global Village e a Babilônia Feira Hype. Além disso, o inédito musical “Sonhos, Lamas e Rock and Roll” – que conta como a história do Rock in Rio começou – e o cardápio assinado pela chef Heaven Delhaye na Gourmet Square vão surpreender o público que passar pelos locais. 

“A expectativa para a edição dos 40 anos do Rock in Rio é a mais alta possível. Estamos preparando uma celebração à altura de tudo o que o festival representa para os fãs e para a música mundial. É incrível pensar em como evoluímos ao longo dessas quatro décadas, e esta edição promete ser um marco na história. Celebrar 40 anos do Rock in Rio é celebrar o poder de união que a música tem e proporciona, além de criar memórias inesquecíveis. Estamos cuidando de cada detalhe para garantir que o público tenha uma experiência inesquecível. A preparação para esta edição é uma verdadeira maratona, mas cada esforço vai valer a pena ao ver a alegria e o entusiasmo dos fãs quando passarem pelos portões da Cidade do Rock em setembro.” comenta Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town. 

A edição histórica de 2024 também reforçará as ações de ESG com um enfoque ainda mais robusto. Um dos destaques é o projeto Favela 3D, no Morro da Providência, que tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda de 250 famílias na favela mais antiga do Brasil. Esta é uma ação entre o festival, a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen. Durante os dias de evento, são adotadas práticas sustentáveis em todas as áreas da venue, incluindo um plano abrangente de acessibilidade, pluralidade, governança, segurança e bem-estar, mobilidade sustentável, uma rigorosa gestão de resíduos, compromissos que causam impacto social positivo na comunidade, entre outros, tudo isso sob as exigências da certificação ISO 20121, que garante que o festival seja sustentável. 

Palco Mundo receberá grandes shows na edição especial de 40 anos do festival 

O gigante Palco Mundo já está com a cenografia quase pronta e chega com novidades nessa edição. Ele mantém a sua localização, mas entrega um visual ainda mais moderno com os seis telões de LED, para permitir que o público curta ainda mais as apresentações de Ed Sheeran, Avenged Sevenfold, Shawn Mendes, Luísa Sonza, Ivete Sangalo, Jão, entre outros artistas. Com 30 metros de altura e 104 metros de comprimento, a estrutura monumental conta com 86 módulos cenográficos idênticos, cada um pesando 550 kg, que rotacionam em seu próprio eixo para criar uma dinâmica visual minimalista. Complementado por 830 m² de LED, o palco oferece uma experiência deslumbrante, adaptando-se aos diferentes shows com imagens vibrantes e efeitos espetaculares. Com um total de 335 toneladas, sendo 60 dedicadas à cenografia, o design inovador e a tecnologia de ponta do Palco Mundo elevam a experiência do Rock in Rio a um novo patamar, prometendo momentos inesquecíveis para os fãs. 

Outro headliner que também está animado com a apresentação no espaço é o Shawn Mendes: “Estou muito animado para estar aí no dia 22 de setembro e celebrar os incríveis 40 anos do Rock in Rio. Estou com muitas saudades! Eu te amo, eu te amo, eu te amo!”.  

Entre os brasileiros, Carlinhos Brown pontuou a relevância do Dia Brasil para a música no país: “Acredito que será uma edição muito especial e importante para a história da música popular brasileira, e estou com uma grande expectativa em fazer parte disso. Minha ideia é preparar um show que surpreenda e satisfaça aos anseios do público, fazendo jus à comemoração dos 40 anos do festival. Nosso país é muito diverso, e acho que o Dia Brasil está muito bem representado, com nomes de referência. Fazer parte desse dia é muito gratificante para mim, e tenho certeza de que será um marco para a MPB”. 

Palco Sunset ainda mais imponente na Cidade do Rock 

O Palco Sunset já está erguendo sua estrutura na Cidade do Rock. Ele chega neste ano com a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando toda a sua potência e igualdade, além de ter, pela primeira vez, torres de delay para que o público tenha uma experiência ainda melhor. O Sunset também ganha uma nova localização dentro da Cidade do Rock. Com a chegada do Global Village, o palco, que ganhou protagonismo ao longo dos anos, muda de lugar. Com um ângulo privilegiado, o Sunset toma conta do local que antes abrigava a Rock Street, acolhendo o público em um espaço ainda maior, onde os fãs poderão assistir aos shows com mais conforto. Com 27 metros de altura e 95 metros de comprimento, o palco impressiona por sua estrutura robusta de 198 toneladas, das quais 18 são dedicadas exclusivamente à cenografia. Equipado com três telões e 341 m² de painéis de LED, o Palco Sunset proporciona uma experiência visual rica e imersiva, complementando os shows com imagens vibrantes e efeitos que elevam a atmosfera do festival. 

Uma das principais atrações, Mariah Carey, que encerra a noite do dia 22 de setembro, comemorou seu show no palco: “Brasil, estou tão animada por finalmente voltar para o seu lindo país. Não vejo a hora de chegar dia 22 de setembro, no Rock in Rio. Brasil, estou chegando. Te vejo em breve!”. A cantora Iza, headliner no dia 20, também vibrou: “Estar nessa edição que é histórica, edição de aniversário, na qual pela primeira vez o Palco Sunset tem o mesmo tamanho de boca de cena do Palco Mundo, e já ser headliner é demais pra mim. Eu estou muito emocionada, e também ansiosa, porque eu, além de fazer show, vou curtir muito todos os outros dias. Eu amo o Rock in Rio”. Luedji Luna, que abre as apresentações do palco no Dia Delas (20), comenta: “O Rock in Rio vai representar o encerramento da minha turnê, que tem rodado o mundo há um ano. E não poderia ser mais simbólico e representativo levar esse show para o maior festival de música e entretenimento, reconhecido internacionalmente, que já teve tantos nomes incríveis no palco, ainda mais em um dia representado por mulheres negras de tantas gerações e gêneros. Estou muito feliz e animada em fazer parte”. MC Daniel, que faz a abertura ao lado da Funk Orquestra, Rebecca e MC Soffia, destacou: “Dia 13 de setembro, 40 anos de Rock in Rio, eu vou estrear no Palco Sunset com a galera do Funk Orquestra, no mesmo dia do Travis Scott, entendeu? Nós tamo [sic] em alta”. 

New Dance Order tem novidades na programação 

Um dos palcos de maior destaque no Rock in Rio, o New Dance Order, chega em 2024 com uma proposta diferente, para tornar a experiência na Cidade do Rock ainda mais inesquecível. Para esta edição, o NDO seguirá uma organização semelhante aos palcos Mundo e Sunset e passa a contar com quatro atrações por dia, incluindo um headliner. O horário também muda: agora ele começa às 22h e encerra suas atividades às 4h da manhã, cabendo a ele o papel de encerrar o festival todos os dias. Durante esse período, o palco receberá grandes nomes nacionais e internacionais da cena eletrônica, além de contar diariamente com um grande momento entre a terceira e a última apresentação, que combinará efeitos, performances e fogos de artifício para dar as boas-vindas ao headliner da noite e último show do dia. 

Liu, DJ que se apresenta no dia 14, revela suas expectativas:  “Tocar no Rock in Rio é uma grande honra pra todo artista. Ter a chance de compartilhar a história de todos os grandes ícones que já passaram pelos palcos e viver isso na pele é uma sensação inexplicável com palavras. Apenas estando lá para sentir esta experiência maravilhosa. É uma apresentação que passamos o ano pensando sobre, para entregar algo único para o público e o festival, assim criando memórias que vão ficar pra sempre.”. No dia seguinte, dia 15, é a vez de Mila Journée se apresentar no New Dance Order: “Muito animada para sentir toda a energia do Rock in Rio e estou preparando o coração para as emoções que estão por vir!”. Na última noite, 22 de setembro, Dubdogz faz show no espaço: “”Pra gente é especial demais estar de volta ao Rock in Rio — e desta vez com dois projetos, em dias e contextos completamente diferentes: Dubdogz e RUBACK. Nossa paixão pela música começou pela paixão que nosso pai tinha (e tem) pela música. Principalmente o rock. Tantos e tantos shows históricos já não vimos vídeos naquele palco com ele? Poder subir no New Dance Order é a realização de um sonho não só nosso, mas dele.” 

Global Village é o novo espaço do Rock in Rio 

No Global Village, a música mundial, a diversidade e a multiplicidade cultural se reúnem em um só lugar ressaltando o compromisso contínuo do festival com a paz e por um mundo melhor. Enquanto as ruas do Global Village recebem bailarinos, pernaltas, músicos e atrações que trazem tradições de alguns países, o palco do local trará artistas de diversas partes do mundo. A nova área, que ocupa 7.500 m2 da Cidade do Rock, também vai proporcionar uma experiência imersiva totalmente inédita no festival, contando com uma robusta cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo — onde as pessoas poderão andar por uma longa via, entrar em lojas e experimentar as riquezas gastronômicas de diversos países. 

Se apresentando no Dia Brasil, 21 de setembro, Jonathan Ferr participa do show “Pra Sempre Jazz”, ao lado de Antonio Adolfo, Joabe Reis e Leo Gandelman, e destacou a emoção que será este momento: “Meu coração já está quase explodindo pra subir nesse palco e entregar tudo. Vai ser um dia incrível no palco do Global Village”. 

Espaço Favela recebe artistas potentes que farão shows inesquecíveis  

Entrando em sua terceira edição no Rock in Rio, o Espaço Favela conquista o coração do público a cada ano que passa. Artistas consagrados e expoentes que nasceram nas favelas e nos subúrbios do Brasil, independente de seus gêneros musicais, farão grandes shows neste local. Kevin o Chris, um dos destaques do Espaço Favela no dia 13 e no Dia Brasil (21) demonstrou estar animado com o show que irá fazer: “Brotar no palco do Rock in Rio é gigante. Sinal de que estou no caminho certo e satisfação fazer isso com nosso funk. Pra cima!”. Pocah, headliner do dia 20 de setembro, também falou da emoção de se apresentar: “Esse show é uma vitória. É uma vitória da Pocah, da MC Pocahontas e da Viviane. Uma vitória da cria de Caxias que fazia shows por quase sem nenhum cachê só para viver o sonho de ser cantora. É uma vitória do funk que não só realizou esse sonho como deu o sustento da minha família. Vitória da mulher que veio da favela, que teve sua arte desmerecida diversas vezes e até hoje precisa lutar para ocupar espaços. Finalmente chegou. Nos vemos em setembro, onde eu vou tacar fogo no Espaço Favela”. 

No dia 15, Poze do Rodo será o headliner do espaço: “Estou realizado de poder voltar pro Rock in Rio esse ano, agora com um show ainda mais estruturado. Na última edição eu cantei no palco Supernova e senti toda a energia do público comigo. Foram milhares de pessoas me assistindo lá na hora, maior satisfação [sic]. Já levei o funk pra vários países em turnê internacional, mas estar no Rock in Rio é diferente, tá ligado? No meu país, com meu público e meus fãs em peso dando aquela moral. Vou estar no Espaço Favela no dia 15/09, trazendo ainda mais visibilidade para meu trabalho. A bagunça vai ser maior (risos). Acho que essa nossa presença de artistas da periferia, que mostram a vida real na música, seja no funk, rap ou trap, diz muita coisa. Estamos em peso no Rock in Rio esse ano.”. Também no dia 15 e no Dia Brasil (21), MC Hariel se apresenta no local: “Quero ver o público do Funk indo lá curtir e ouvir muita música, mostrar que nós podemos estar onde a gente quiser [sic]. Estou preparando o show desde janeiro. Venho lapidando um show que já venho executando, e em setembro vai ter uma homenagem bem legal.” 

Ainda no Dia Brasil, Kaê Guajajara se apresenta no “Pra Sempre Favela – Terra Indígena” convidando Totonete e o Grupo Dance Maré: “O público que irá ao Dia Brasil do Rock in Rio viverá uma experiência inesquecível sobre as raízes da nossa cultura com a Música Popular Originária no Palco Favela! Estou feliz em lançar o meu novo álbum Forest Club no Rock in Rio 40 anos. A minha história como indígena com elos na floresta e na favela é o retrato de ser ‘Cria dos Crias,’ ou seja, antes da favela, era floresta nativa dos povos indígenas, e neste movimento estamos revelando um sistema que marginaliza a essência do Brasil. É hora de valorizar e viver a nossa verdadeira história.” 

Cidade do Rock com diversas opções de entretenimento para o público 

Os fãs que forem ao Rock in Rio ainda terão diversos outros espaços para aproveitar ao máximo a edição especial de 40 anos do festival.  

Sucesso nas duas últimas edições do Rock in Rio, em 2019 e 2022, o Supernova confirma mais uma vez sua presença no maior festival de música e entretenimento do mundo com nova localização em uma Cidade do Rock totalmente repaginada. O palco estará próximo ao New Dance Order e ao Espaço Favela, em um local amplo, tudo para acomodar melhor o público que irá assistir as apresentações históricas que acontecerão no espaço. Em uma parceria com o Filtr Music Brasil, plataforma de entretenimento da Sony Music Brasil, que tem a curadoria de conteúdo em seu DNA, o line-up do espaço seguirá o conceito de “Fábrica de Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos. Nomes como Major RD, Nagalli, Dead Fish, Lil Whind, Cynthia Luz, Jean Tassy e DJ Topo são algumas das atrações do local.  

Em uma parceria inédita e com a alma carioca, o Rock in Rio vai levar a Babilônia Feira Hype para dentro da Cidade do Rock. A feira de moda, arte e design mais popular do Rio de Janeiro ficará localizada próxima à Rota 85 e vai ser uma nova experiência para os fãs, além de um novo espaço para descanso e diversão. A Feira Hype também vai promover o empreendedorismo e incentivar a economia criativa do estado do Rio de Janeiro.  

Após o sucesso do espetáculo “Uirapuru”, em 2022, e do “The Town – O Musical”, no The Town, o festival vai apresentar o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”. A obra vai fazer um mergulho profundo na trajetória de 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, levando o público para uma viagem mágica pelos bastidores da criação do Rock in Rio, destacando a importância de perseguir e acreditar nos sonhos que desejam realizar. 

A área de gastronomia sofisticada da Cidade do Rock, sempre um dos pontos altos do Rock in Rio ao longo dos anos, também chega à edição comemorativa de 40 anos do festival repleta de novidades. Pela primeira vez, o Gourmet Square terá o cardápio assinado por uma renomada chef. Heaven Delhaye, experiente chef de cozinha e proprietária dos aclamados restaurantes D’Heaven, Heaven Cucina, Nonna Per Heaven e Bob Esponja Burguer & Restaurante, lidera as criações que promoverão uma verdadeira homenagem e viagem pela culinária do Estado do Rio de Janeiro. Na edição passada, em 2022, Heaven já havia marcado presença no Gourmet Square com sua clássica comida italiana que fez um sucesso absoluto entre o público. Dedicado aos apreciadores da boa gastronomia, o Gourmet Square traz uma experiência completa em um espaço totalmente coberto e climatizado, com amplas opções de mesas e cadeiras para relaxar e aproveitar entre um show e outro. 

E, para garantir que as horas diárias de funcionamento do evento sejam de total diversão, a Cidade do Rock conta com diversas atividades, entre elas cinco brinquedos gigantes que fazem com que o evento se torne também um grande parque de diversões: Roda Gigante, Mega Download, Discovery, Tirolesa e Montanha Russa. 

Fãs de fora do estado do Rio de Janeiro que já adquiriram ingressos para o festival ganham benefícios em diversos pontos turísticos da cidade em setembro 

O Rock in Rio, em parceria com a Visit Rio, preparou um presente especial para os fãs que vierem de fora do Rio de Janeiro. Carregando o nome da cidade ao redor do mundo, o Rock in Rio além de exportar a imagem do Rio, também atrai milhares de turistas a cada edição. Os visitantes não apenas vivem momentos mágicos na Cidade do Rock, como também têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de atrações turísticas na cidade. Pensando nisso, o festival — que sempre foi um grande incentivador do setor do turismo — anuncia cenários emblemáticos da cidade se unindo ao projeto “Vem pro Rio” para oferecer descontos e outros benefícios para os turistas que apresentarem o ingresso do Rock in Rio nessas atrações, durante todo o mês de setembro. São elas: Blue Note, C2Rio, Campo Olímpico de Golfe, Carnaval Experience, Museu do Amanhã, Museu do Flamengo, Tour Maracanã, Cristo Redentor com Paineiras Corcovado (vans oficiais), AquaRio, BioParque do Rio, Trem do Corcovado, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Yup Star – a Roda-gigante do Rio. 

   

Aplicativo oficial do festival lista os horários das atrações e reúne informações da Cidade do Rock  

 O público que irá ao Rock in Rio já pode começar a se planejar para aproveitar tudo que a edição que celebra os 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo pode oferecer — desde a chegada à saída, passando por cada uma das áreas do evento, que este ano terá 500 horas de experiência e 19 espaços de atrações. A partir do aplicativo oficial do Rock in Rio, o festival abre um canal direto para que os fãs tenham acesso à programação do evento em primeira mão e atualizada. Pelo aplicativo, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, já é possível conferir os horários das apresentações de cada palco e o mapa da Cidade do Rock. Uma outra função permite que o público organize um cronograma de shows e, por meio de uma contagem regressiva para cada atração e notificações, os fãs não perderão nem um minuto dos shows programados em suas agendas. 

Dentre as novidades para esta edição, o fã, por meio do aplicativo, poderá comprar lockers, para deixar seus pertences e aproveitar os shows com tranquilidade. Outra inovação deste ano, é que o usuário também terá acesso às informações do Rock in Rio Club, podendo adquirir, direto no app, novos planos com diversas vantagens. 

Na parte das “Arenas”, é possível se informar sobre o Musical e a Babilônia Feira Hype. A plataforma ainda conta com informações sobre o manual de acessibilidade com os serviços oferecidos para o público PCD. Até o dia 13 de setembro, primeiro dia do Rock in Rio, o aplicativo ainda ganhará novas funcionalidades. 

Confira o line-up dos dias ainda disponíveis para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio 

Na programação do primeiro fim de semana, no dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho. No Global Village, Anees, Terra Celta e Larissa Luz. No Espaço Favela, o MC Poze do Rodo, MC Hariel e Ster. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback.  

No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. Na Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order, Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize.   

Já no chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Ludmilla, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Rael, D2, Djonga, Karol Conká, Rincon Sapiência e Xamã. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis, além de Gang do Eletro e Suraras do Tapajós. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca e Kevin o Chris, Nathan Amaram e OSB, Kaê Guajájara, DJ Totonete e grupo Dance Maré. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot.   

Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias  

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).   

Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024   

Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.   

O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.   

O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.     

Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival deverão ficar de olho no e-mail cadastrado. Será via endereço eletrônico que os fãs receberão todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deverá seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.   

Sobre o Rock in Rio       

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).      

Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.5 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 3.816 artistas em 134 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.       

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).      

     

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo