Carnaval

Feijoada pré-carnavalesca agita Vila Galé no Rio de Janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro se transformou em um pedaço da Sapucaí no último sábado (28) durante a tradicional feijoada pré-carnavalesca. Os participantes puderam sambar ao som da bateria do mestre Wallan Amaral e do grupo Só Damas. O evento foi encerrado com um DJ na área externa.

Além das atrações, o público pode se deliciar com um buffet completo de uma saborosa feijoada, acompanhamentos, saladas diversas e sobremesas. Toda a refeição foi preparada no restaurante Versátil, que fica dentro do hotel, comandado pelo Chef Marcos Gomes.

“Foi um evento muito especial. Demos boas-vindas à folia em grande estilo. Conseguimos ofertar aquilo que temos de melhor:  cultura e gastronomia em um ambiente que parece um oásis. Foi bem especial”, celebra o gerente do hotel, Nuno Vieira.

O programa Tô Na Fama! da Rede TV! marcou presença no evento, onde o apresentador Thiago Michelasi fez uma cobertura dos melhores momentos, além de uma entrevista com o gerente do hotel Vila Galé Rio de Janeiro Nuno Vieira que falou sobre as novidades do hotel para 2023 e também com a responsável pelo marketing do Vila Galé, Camilla Motta, que comentou sobre a realização da Feijoada Pré-Carnavalesca. O programa vai ao ar no dia 11 de fevereiro, sábado, às 12:30h e pode ser acompanhado também pelo youtube.

Sobre o Vila Galé Rio de Janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro está localizado na Lapa, em um palacete todo restaurado do século XIX.  Com 292 alojamentos, o hotel divide-se em duas alas: a Ala Collection, um edifício que resulta da recuperação de um antigo, que integra as suítes que mantêm o charme palaciano, e a Ala Lapa Towers, uma torre de 13 andares que integra os alojamentos com um estilo mais moderno.

Com decoração inspirada no samba, bossa nova e na cultura luso-brasileira, o hotel Vila Galé Rio de Janeiro conta com restaurante Versátil, cozinha inspirada em pratos nacionais e internacionais, e o cardápio Massa Fina, onde as pizzas artesanais são o prato principal. Aos sábados é possível almoçar uma saborosa feijoada brasileira e aos domingos buffet português. E ainda tem dois bares – um da piscina e o outro mais emblemático, o Bar Fidelio, com peças decorativas vintage e dedicado ao cantor Vinicius de Moraes. Neste hotel no Rio de Janeiro, é possível desfrutar de uma piscina exterior e do Satsanga Spa. Para eventos, o centro de convenções conta com oito salas, com capacidade para até 900 pessoas.

História
Em 2012, a rede Vila Galé, em seu processo de expansão no Brasil, tinha o desejo de estar no Rio de Janeiro e já tinha prospectado diversos locais na cidade. “Durante nossas buscas, um amigo indicou um palácio no centro, onde funcionou uma escola que pertencia a uma família de origem portuguesa que estava à venda, fruto de uma partilha de herança. Quando fui visitar a área pela primeira vez, fiquei maravilhado”, conta José Antônio Bastos, diretor de Operações.

Apesar do potencial do prédio, a estrutura estava em estado de degradação avançado e foi necessário de um estudo de viabilidade construtiva e financeira. A obra de restauro teve início em janeiro de 2013 e foi aberta ao público em dezembro de 2014. 

A partir do trabalho desenvolvido por pesquisadores, descobriu-se que a existência do imóvel já aparece em planta da Cidade do Rio de Janeiro de 1866. O prédio que abrigou recentemente o Colégio Moderna Associação Brasileira de Ensino (MABE) por mais de 60 anos foi uma das referências em educação no Centro do Rio de Janeiro.

Registros:

Século XIX: No século XIX o prédio se destacava como “Palacete do Conde de Leopoldina”. Primeiro Conde Leopoldina foi o título recebido por Henry Baudinel Lowndes, nascido em Glasgow, na Escócia, em 1861 e falecido em 1931.

No final do século XIX, o Conde de Leopoldina faliu e novo registros mostram Visconde de Moraes como proprietário em 1906. Ali se instalou o Hotel Freitas, que era conhecido por ser o endereço fixo de funcionários públicos.

Século XX: Como um salto no tempo sem mais referências ao Hotel Freitas, em 20 de janeiro de 1921 foi inaugurado o Magnífico Hotel, com hospedagem de luxo. Àquela época já havia água canalizada, 80 quartos e serviços diversos.

Uma curiosidade é que àquela época foi realizado um evento prestigiado pelo Hotel: um concurso para encontrar ‘A Mais Bela Mulher do Brasil’. 

As últimas referências ao Magnífico Hotel são encontradas no ano de 1943. Durante o tempo em que esteve em funcionamento, principalmente na década de 1930, o hotel serviu não só de hospedagem temporária de autoridades, celebridades e esportistas acompanhados ou não de delegações, como também de residência fixa. O funcionamento foi encerrado após um leilão de móveis, utensílios, bebidas, roupas de cama e mesa do hotel nos dias 7 e 8 de maio de 1943.

De hotel para colégio: No mesmo ano, 1943, a instituição de ensino Colégio do ISP (Instituto Superior de Preparatórios) foi transferida para o prédio. Somente no final da década de 40 é que esta instituição passou a se chamar Moderna Associação Brasileira de Ensino (MABE). O colégio MABE funcionou no prédio até o momento da rescisão de contrato de locação em 10 de agosto de 2012.

Curiosidades sobre a rua Riachuelo, onde está localizado o Vila Galé Rio de Janeiro:

– O caráter ilustre que havia se tornado a Rua do Riachuelo, no século XIX, inspirou o escritor Machado de Assis. A rua foi palco da infância de um de seus personagens na obra “Dom Casmurro”, o Bento Santiago. Na trama, o personagem relembra as chácaras que lá havia e sua casa, localizada na rua, descrita no romance.

– Além da restauração do palacete histórico, o fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, pediu ainda para restaurar o chafariz na rua Riachuelo, na altura do número 173, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância cultural.

Sobre o Grupo Vila Galé

A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e dez no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo, Alagoas).

Saiba mais sobre o Vila Galé através dos canais oficiais:

Site: vilagale.com

Instagram: @vilagale

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo