
O Governo de Minas Gerais lançou durante a Festuris 2025, em Gramado, a ‘Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte’. A iniciativa conecta oito municípios entre o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas, incluindo Botumirim, Grão Mogol, Bocaiúva, Turmalina, Olhos d’Água, Cristália, Itacambira e Montes Claros. O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Sebrae Minas.
“Ela começa em Montes Claros, termina em Montes Claros, mas passa por paisagens belíssimas dentro da própria cordilheira que tem uma riqueza cênica, natural impressionante, uma cozinha única e tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto”, explica a secretária estadual de Turismo, Bárbara Botega. Segundo ela, a rota integra a grande estruturante Cordilheira do Espinhaço, que envolve mais de 170 municípios mineiros.
A Cordilheira do Espinhaço é a única cadeia de montanhas brasileira reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O roteiro oferece experiências de ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, incluindo trilhas, roteiros gastronômicos e vivências culturais. Entre os destaques estão o presépio a céu aberto de Turmalina, vinícolas e trilhas de Grão Mogol, além da observação de aves raras em Botumirim.
A 37ª edição da Festuris está acontecendo em Gramado, começou dia 6 e vai até o 9 de novembro, reunindo representantes de destinos turísticos de todo o país.









