
Em clima de profunda comoção, Francisco Gil, de 30 anos, se despediu da mãe, Preta Gil, na manhã desta sexta-feira (25/7), durante o velório realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O músico chegou cedo ao local, acompanhado da namorada, a ex-BBB Alane Dias, e permaneceu grande parte do tempo ao lado do caixão, cercado por flores e homenagens à trajetória da artista.
Filho único de Preta com o ator Otávio Müller, Francisco esteve ao lado da mãe nos últimos dias de vida, em Nova York, acompanhado da filha, Sol de Maria, neta da cantora. Durante a cerimônia, o artista leu um texto comovente que escreveu em homenagem à mãe, relembrando momentos íntimos e destacando a força que ela sempre teve em vida.
“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração. Você segurava minha mão com tanta força… Agora entendo que essa força vinha do seu amor. Amar sempre foi a sua maior habilidade, mãe. O motor da sua vida era isso. Você amou sem medida, sem limites e de forma tão intensa que contagiava todos à sua volta”, disse em um trecho.
Francisco também ressaltou a generosidade da mãe e o legado que ela deixa: “Seu amor era tão grande que nunca foi só meu, e você mesma me ensinou que amor de verdade não se divide, se multiplica. Obrigado por ter me ensinado a viver e a sentir dessa forma. Que privilégio ter sido seu filho, ter vindo ao mundo através de você”.
Visivelmente emocionado, o músico descreveu os últimos instantes ao lado da cantora e a sensação de despedida: “Você me olhou com aquela coragem que sempre teve, mesmo quando o medo batia na porta. Eu tentei não chorar para te poupar, mas você percebeu e esperou até o último momento para partir. No seu adeus havia também um até logo. E é assim que eu vou te carregar: presente em tudo, só de um jeito diferente”.
A cerimônia reuniu familiares, amigos e fãs que foram prestar a última homenagem à cantora. Em um ambiente de emoção e reverência, a despedida celebrou não apenas a carreira de Preta Gil, mas, principalmente, o amor que ela deixou marcado na vida de todos que a cercaram.









