Durante anos, a Funko tem feito figuras de vinil de tudo e qualquer coisa na cultura pop, desde filmes e séries com os maiores fandoms até relíquias aleatórias e esquecidas. Personalidades do esporte ganharam bonecos Pop!, assim como alguns cineastas.
No final de 2020, a empresa lançou um pequeno programa que permitia que seus clientes fizessem figuras de si mesmos ou de entes queridos, mas apenas como uma experiência pessoal em seus dois locais físicos – a sede da Funko em Everett, Washington, e Funko Hollywood em Los Angeles.
Esse programa provou ser um sucesso tão grande que a empresa está levando-o para o mercado de massa. A Funko está mantendo isso como uma experiência na loja, mas agora também está expandindo para o mundo online, chamando a iniciativa de Pop! Yourself.
O lançamento visa destacar o 25º aniversário da empresa, que busca trazer um pouco de inovação ao mercado de produtos de consumo e tornar o mundo colecionável mais pessoal.
“Pop! Yourself tem sido nossa jóia escondida”, disse Dave Bere, vice-presidente de marca e marketing da Funko em um comunicado. “É o item número um em nossas lojas de varejo nos últimos dois anos e representa 20% de nossas vendas nas lojas até o momento. É claro que nossos fãs adoram o POP! Yourself, e é por isso que estamos entusiasmados em trazer isso para o mercado de massa.”
Mas espere, isso não é tudo. A Funko também recrutou parceiros de licenciamento para o programa, que agora permitirá que os fãs usem estilos iguais ao seu personagem favorito da cultura pop. Embora a empresa ainda não tenha anunciado seus parceiros, teoricamente permite que uma pessoa vista uma capa e capuz, talvez tenha barbatanas de sereia ou se pareça com seu vampiro favorito.
“Pop! Yourself é um divisor de águas para a marca daqui para frente, pois realmente coloca nossos clientes no ponto central”, afirma o CEO Brian Mariotti. “É a cultura pop personalizada para você, sua família e seus entes queridos. Você não apenas poderá se tornar um POP!, mas também haverá milhões de combinações de acessórios intercambiáveis representando todos os fandoms, de modo que seu POP! é um verdadeiro reflexo de VOCÊ, não importa o quanto seus interesses evoluam com o tempo.”
O programa será lançado no terceiro trimestre deste ano via Funko.com, bem como pessoalmente na Funko Hollywood e na Funko Everett. O Pop! Yourself será vendido por US $ 30.