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Futuro do consumo: Escolar Office Brasil revela os perfis que vão ditar o comportamento dos consumidores em 2027

O consumo já deixou de ser apenas sobre preço e qualidade e, em breve, fatores como propósito, autenticidade e diversão ditarão o sucesso das marcas. Na Escolar Office Brasil – maior feira do setor papeleiro da América Latina -, os visitantes puderam mergulhar nesse tema durante a palestra de Amanda Bortolini, consultora da WGSN Mindset, que apresentou os perfis de consumidores que vão orientar o mercado nos próximos anos.

Segundo Amanda, os clientes buscam cada vez mais marcas que promovam conexões genuínas, valorizem o bem-estar e integrem transparência e ludicidade nas experiências oferecidas. “Quando as necessidades internas são atendidas, o senso de autoestima se fortalece. E é isso que direciona as escolhas de consumo do futuro”, explica.

De acordo com levantamento da Accenture Strategy, 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas com propósitos alinhados aos seus valores pessoais. As redes sociais seguem como grandes ferramentas de descoberta e influência, mas com menor disposição para exposição pessoal. Segundo o Opinion Box (2025), 80% dos brasileiros acessam o TikTok diariamente, mas apenas 37% produzem conteúdo regularmente, evidenciando que a maior parte prefere observar, avaliar e consumir antes de interagir. “Para as marcas, este comportamento representa desafios e oportunidades, exigindo transparência, engajamento social e experiências genuínas para conquistar e fidelizar clientes”, explica a consultora.

Entre os quatro perfis de consumidores emergentes estão:

Guardiões da Privacidade

Conectados, mas seletivos, eles buscam proteger dados, preferências culturais e saúde mental. Desejam retomar o controle da própria rotina e resgatar a alegria em interações mais autênticas.

Convencionais
Rejeitam a cultura da pressa e valorizam equilíbrio, conforto e descanso criativo. Ressignificam o conceito de sucesso, priorizando laços reais e experiências acolhedoras.

Neoindependentes
Consumidores críticos e vigilantes, que exigem clareza, responsabilidade social e produtos com propósito. Seu poder de influência cresce em um ambiente marcado pela desconfiança e pela busca por autenticidade.

Energizadores
Defendem que diversão é direito fundamental, mesmo em contextos sérios. Rejeitam excessos de inteligência artificial e criam o conceito de Funtility – a união entre utilidade e entretenimento – como nova medida de sucesso.

Com consumidores mais conscientes e exigentes, produtos e serviços que transmitam alegria, pertencimento e responsabilidade socioambiental têm maior potencial de conversão e retenção, reforça Amanda.

Para Fernanda Sabino, head de marketing da Francal, promotora da Escolar Office Brasil, conhecer esses perfis é essencial para empresas que desejam manter relevância. “O mercado está diante de consumidores mais atentos, exigentes e seletivos. Eles buscam experiências significativas, valorizam marcas que assumem responsabilidades sociais e ambientais e querem sentir alegria e pertencimento em cada interação. Eventos como a Escolar Office antecipam essas mudanças e inspiram o setor a se preparar para o futuro do consumo”, afirma.

Sobre a Escolar

A Escolar Office Brasil é a maior feira B2B das Américas voltada ao universo da papelaria e suas múltiplas conexões. Muito além dos tradicionais segmentos de material escolar, escritório e organização, o evento abrange uma ampla gama de mercados complementares, reunindo marcas e profissionais que atuam em áreas como presentes, brinquedos, tecnologia, arte, criatividade, produtividade e empreendedorismo.

Reconhecida como um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências, a Escolar Office oferece uma programação rica em exposições, palestras e experiências, sendo um evento imperdível para todos os apaixonados e atuantes nesse ecossistema.

Sobre a Francal

Somos a maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, e que simplifica a jornada do nosso cliente.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
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