Vem aí ‘Mussum, o podcastis’, primeira produção fruto de parceria entre o g1 e a Globo Filmes. Em cinco episódios, a série documental em áudio expande e aprofunda o universo da cinebiografia “Mussum, o filmis”. O podcast detalha e traz depoimentos sobre as origens do artista, suas relações pessoais e o legado que ele deixou para a cultura brasileira. Publicado no Globoplay no g1 e em todas as plataformas de áudio, o podcast estreia nesta quinta-feira (2/11), no mesmo dia em que o filme entra em cartaz nos cinemas.
Para celebrar a vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, o podcast conta histórias e revive grandes momentos do artista sob a ótica de quem viu tudo acontecer de perto: amigos, familiares e personalidades que conviveram com o icônico comediante carioca. Entre os entrevistados estão os filhos Augusto Gomes e Sandro Gomes, o amigo Bigode (único membro da primeira formação dos ‘Originais do Samba’ e no grupo até hoje), o diretor de filmes de Os Trapalhões José Alvarenga Jr., o ator Hélio de la Peña e o músico Martinho da Vila.
No episódio de estreia, intitulado ‘Antônio Carlos’, o podcast passeia pelo começo da vida e da carreira do artista, misturando a visão do próprio Mussum sobre a sua trajetória com relatos de familiares e amigos. Publicado semanalmente, sempre às quintas-feiras, ‘Mussum, o podcastis’ ainda passará pela ligação do artista com o carnaval e a escola de samba Mangueira, o grupo Os Originais do Samba, o período em que se dividiu entre as carreiras musical e militar, o início da sua trajetória na comédia, chegando ao estrelato com ‘Os Trapalhões’, sucesso que marcou gerações. A apresentação fica por conta da dupla de jornalistas do g1 Marina Lourenço e Kaíque Mattos.
“O Mussum é um símbolo do humor e da cultura do Brasil. É, inclusive, um ídolo da minha infância e da de muita gente, um dos humoristas mais queridos da história da TV brasileira. Para o g1, é um privilégio poder contar neste podcast um pouco da história do Mussum, das suas origens, da sua carreira na música, no cinema e falar do seu legado, que permanece até hoje, quase 30 anos depois da sua morte”, conta Cláudia Croitor, editora-chefe do g1.
“Esse é o quarto grande projeto companion da Globo em 2023, já tendo na bagagem sucessos como os podcasts ‘Rita Lee – Outra Autobiografia’, lançado junto ao livro editado pela Globo Livros; ‘Os Outros’, com conteúdos e entrevistas relacionados à série do Globoplay; e o ‘Linha Direta’, em conjunto com o programa da TV Globo. Esse movimento endossa o enorme potencial de criar produtos complementares para nossas histórias, a partir do nosso ecossistema de mídia único no cenário mundial, envolvendo diferentes formatos de conteúdo e distribuição multicanal”, celebra Eliseu Barreira Junior, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo.
‘Mussum, o podcastis’ está disponível gratuitamente no g1, Globoplay e nas plataformas de áudio. A série é produzida pelo jornalismo Globo.
Mussum, O Filmis
Premiado com seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo Melhor Ator para o protagonista Ailton Graça, ‘Mussum, o filmis’ estreia nacionalmente no dia 2 de novembro em mais de 400 salas. Baseado no livro ‘Mussum: Uma História de Humor e Samba’, de Juliano Barreto, o longa dirigido por Silvio Guindane retrata a história de Antônio Carlos desde sua infância, muito antes de se tornar Mussum – o comediante. Também integram o elenco os atores Thawan Lucas Bandeira e Yuri Marçal, que vivem “Carlinhos” em diferentes fases, além das atrizes Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal. A produção é assinada pela Camisa Listrada, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e Rio Filme, e a distribuição foi trabalho da Downtown Filmes.
Sobre o g1
Com 17 anos de atuação, o g1 é o site de notícias mais acessado do Brasil, com média de 58 milhões de usuários únicos por mês. Tem mais de 50 redações ao redor do país, uma abrangência construída a partir da rede de afiliadas da TV Globo. A plataforma faz uma cobertura 24h dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com agilidade, precisão e independência. Não se resume à cobertura factual, vai além da notícia e traz conteúdos que educam, inspiram e contextualizam os fatos, através de textos, vídeos e podcasts. Pode ser acessado pelo portal ou no aplicativo, que já conta com mais de 10 milhões de downloads. O g1 oferece ainda conteúdo exclusivo em seu canal no YouTube e 21 podcasts originais, disponíveis em suas plataformas.
Sobre a Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.