CinemaNoticias

G1 e Globo Filmes fazem parceria inédita e lançam podcast documental sobre Mussum

'Mussum, o podcastis’ retrata a história de vida do humorista e sambista a partir de entrevistas inéditas e depoimentos resgatados de amigos, familiares e personalidades públicas

Vem aí ‘Mussum, o podcastis’, primeira produção fruto de parceria entre o g1 e a Globo Filmes. Em cinco episódios, a série documental em áudio expande e aprofunda o universo da cinebiografia “Mussum, o filmis”. O podcast detalha e traz depoimentos sobre as origens do artista, suas relações pessoais e o legado que ele deixou para a cultura brasileira. Publicado no Globoplay no g1 e em todas as plataformas de áudio, o podcast estreia nesta quinta-feira (2/11), no mesmo dia em que o filme entra em cartaz nos cinemas.

Para celebrar a vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, o podcast conta histórias e revive grandes momentos do artista sob a ótica de quem viu tudo acontecer de perto: amigos, familiares e personalidades que conviveram com o icônico comediante carioca. Entre os entrevistados estão os filhos Augusto Gomes e Sandro Gomes, o amigo Bigode (único membro da primeira formação dos ‘Originais do Samba’ e no grupo até hoje), o diretor de filmes de Os Trapalhões José Alvarenga Jr., o ator Hélio de la Peña e o músico Martinho da Vila.

No episódio de estreia, intitulado ‘Antônio Carlos’, o podcast passeia pelo começo da vida e da carreira do artista, misturando a visão do próprio Mussum sobre a sua trajetória com relatos de familiares e amigos. Publicado semanalmente, sempre às quintas-feiras, ‘Mussum, o podcastis’ ainda passará pela ligação do artista com o carnaval e a escola de samba Mangueira, o grupo Os Originais do Samba, o período em que se dividiu entre as carreiras musical e militar, o início da sua trajetória na comédia, chegando ao estrelato com ‘Os Trapalhões’, sucesso que marcou gerações. A apresentação fica por conta da dupla de jornalistas do g1 Marina Lourenço e Kaíque Mattos. 

“O Mussum é um símbolo do humor e da cultura do Brasil. É, inclusive, um ídolo da minha infância e da de muita gente, um dos humoristas mais queridos da história da TV brasileira. Para o g1, é um privilégio poder contar neste podcast um pouco da história do Mussum, das suas origens, da sua carreira na música, no cinema e falar do seu legado, que permanece até hoje, quase 30 anos depois da sua morte”, conta Cláudia Croitor, editora-chefe do g1. 

“Esse é o quarto grande projeto companion da Globo em 2023, já tendo na bagagem sucessos como os podcasts ‘Rita Lee – Outra Autobiografia’, lançado junto ao livro editado pela Globo Livros; ‘Os Outros’, com conteúdos e entrevistas relacionados à série do Globoplay; e o ‘Linha Direta’, em conjunto com o programa da TV Globo. Esse movimento endossa o enorme potencial de criar produtos complementares para nossas histórias, a partir do nosso ecossistema de mídia único no cenário mundial, envolvendo diferentes formatos de conteúdo e distribuição multicanal”, celebra Eliseu Barreira Junior, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo.

‘Mussum, o podcastis’ está disponível gratuitamente no g1, Globoplay e nas plataformas de áudio. A série é produzida pelo jornalismo Globo. 

Mussum, O Filmis
Premiado com seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo Melhor Ator para o protagonista Ailton Graça, ‘Mussum, o filmis’ estreia nacionalmente no dia 2 de novembro em mais de 400 salas. Baseado no livro ‘Mussum: Uma História de Humor e Samba’, de Juliano Barreto, o longa dirigido por Silvio Guindane retrata a história de Antônio Carlos desde sua infância, muito antes de se tornar Mussum – o comediante. Também integram o elenco os atores Thawan Lucas Bandeira e Yuri Marçal, que vivem “Carlinhos” em diferentes fases, além das atrizes Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal. A produção é assinada pela Camisa Listrada, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e Rio Filme, e a distribuição foi trabalho da Downtown Filmes.

Sobre o g1     
Com 17 anos de atuação, o g1 é o site de notícias mais acessado do Brasil, com média de 58 milhões de usuários únicos por mês. Tem mais de 50 redações ao redor do país, uma abrangência construída a partir da rede de afiliadas da TV Globo. A plataforma faz uma cobertura 24h dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com agilidade, precisão e independência. Não se resume à cobertura factual, vai além da notícia e traz conteúdos que educam, inspiram e contextualizam os fatos, através de textos, vídeos e podcasts. Pode ser acessado pelo portal ou no aplicativo, que já conta com mais de 10 milhões de downloads. O g1 oferece ainda conteúdo exclusivo em seu canal no YouTube e 21 podcasts originais, disponíveis em suas plataformas.   

Sobre a Globo Filmes 
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo