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Globo celebra estratégia de áudio com campanha que reforça presença dos podcasts na rotina dos brasileiros

Na reta final de 2023, a Globo lança uma campanha que celebra o crescimento e a transformação de seu portfólio de podcasts ao longo do ano. Os filmes, que serão exibidos na TV e nas plataformas digitais, apresentam alguns dos principais podcasts do portfólio da Globo e mostram como eles já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, seja em momentos de lazer, durante atividades físicas ou no trânsito. 

 Com mais de 70 podcasts no portfólio e seis títulos entre os 20 mais ouvidos da América Latina, segundo ranking da Triton Digital, a Globo lançou mais de 20 títulos inéditos em 2023, como ‘Sereno’, com sessões de meditação guiadas por atores como Nicolas Prattes, Jonathan Azevedo, Juan Paiva, Jayme Matarazzo, Dandara Mariana; ‘Todos os Caminhos’, com discussões sobre espiritualidade e autoconhecimento; e ‘Eles Estão Aqui’, podcast ficcional de mistérios sobrenaturais protagonizado por Ícaro Silva, Jackson Antunes e Bia Tapui. Em 2023, a Globo também ampliou o alcance de seu portfólio com a publicação de trechos, cortes e íntegras de podcasts em redes sociais e plataformas de vídeos. 

Outra novidade foi o lançamento de projetos companion, formato já popular no mercado americano com podcasts derivados de programas da TV aberta, da TV por assinatura, do streaming, da literatura e do cinema. ‘Linha Direta’ (TV Globo), ‘Alma de Cozinheira’ (GNT), ‘Os Outros’ (Globoplay), ‘Rita Lee – Outra Biografia’ (Globo Livros),’D.P.A.: As Férias dos Detetives do Prédio Azul’ (Gloob)’ e ‘Mussum, o Podcastis’ (G1 e Globo Filmes) criaram um portfólio único de programas que dialogam com diferentes propriedades do ecossistema de mídia da empresa, algo inédito no mercado. Títulos como Linha Direta e Rita Lee se tornaram os mais ouvidos do Brasil durante semanas.

“O nosso ecossistema de mídia único nos permite a criação de produtos complementares para nossas histórias, ampliando seu alcance e reverberação e ativando toda a base de fãs que esses programas já têm nas outras janelas. Ao longo de 2023 já colecionamos casos de sucesso que ilustram o potencial dessa estratégia. O ‘Linha Direta’, bateu o marco de 1 milhão de downloads em cinco meses no ar; e o do ‘Os Outros’ surfou no sucesso da série, aprofundando as reflexões a partir de mesas lideradas pela Gabriela Prioli”, explica Eliseu Barreira Junior, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo. 

A Globo lançou também seis videocasts. Um dos maiores podcasts sobre felicidade feminina do Brasil, o Bom Dia Obvious, ganhou versão em vídeo com distribuição multiplataforma, disponível no Globoplay e no YouTube da Obvious. O Par ou Ímpar, comandado por Maria Ribeiro, já figura entre os 5 IPs mais relevantes do GNT. Pelo g1, o jornalista Roberto Kovalick estreou o Daqui Pra Frente, sobre carreira, desenvolvimento pessoal, relações de trabalho, empreendedorismo e dicas profissionais. 

Já o podcast mais ouvido do Brasil e o 2º mais escutado da América Latina, de acordo com o ranking da Triton Digital divulgado em setembro deste ano, O Assunto ganhou versões em vídeo ao longo do ano e viu seu consumo crescer 46% no canal do YouTube do g1 e aumentar 10% o número de downloads nas plataformas de áudio no primeiro semestre de 2023. Ainda no Jornalismo, o Resumão Diário ganhou boletins adicionais com o selo do Jornal Nacional, promovendo o crescimento de 40% no consumo do podcast. 

Na frente comercial, a empresa transformou os podcasts em verdadeiras plataformas de influência, com projetos de branded content integrados com redes sociais e creators. A parceria que trouxe todo o ecossistema de marcas da plataforma Obvious, como os podcasts ‘Bom dia, Obvious’, ‘O Corre Delas’, ‘Radio Endorfina’ e ‘Senta que lá vem DR’, assim como os perfis nas redes sociais (@prazerobvious, @obvious.cc e @chapadinhasdeendorfina), já é um enorme sucesso comercial, com projetos com marcas como Chevrolet, Monange e Boticário. 

No Jornalismo, a Nubank se associou ao maior podcast do Brasil e um dos projetos mais relevantes do portfólio, O Assunto, apresentado por Natuza Nery. E, ainda essa semana, chega ao mercado o primeiro videocast da Globo cocriado com uma marca: Orgulho e Família é um projeto desenvolvido pelo Multishow para a Doritos. 

 “Ouvir podcasts é um hábito muito íntimo, que gera uma conexão genuína entre o público e o conteúdo. É como uma conversa ao pé do ouvido. As marcas entenderam que há uma grande oportunidade de embarcar suas mensagens nesse conteúdo de alto engajamento. Os resultados mostram que o público transfere os sentimentos positivos que desenvolveram em relação ao podcast para as marcas que estão associadas a ele”, explica Renata Fernandes, diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo. “O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, um mercado que dobrou de tamanho nos últimos anos, com uma audiência crescente e engajada. Essas características pautaram a estratégia da Globo para o segmento, que segue como um dos nossos focos para 2024”, completa a executiva.

Até o fim de 2023, a Globo lança uma nova temporada do Projeto Humanos, ‘O Caso Leandro Bossi’; a versão em vídeo do ‘Prazer, Renata’, com exibição no ‘Fantástico’; e novos títulos como ‘Choque de Cultura – Ambiente de Música’ e ‘Cultura Pop Show’, com a primeira temporada sobre a banda Charlie Brown Jr.

“Entre os nossos 10 podcasts mais ouvidos, temos títulos de jornalismo, true crime, comportamento, humor e música, o que comprova a força da diversidade de nosso portfólio. Os programas criam conexões autênticas com suas audiências. Queremos impulsionar a integração dos criadores de podcasts com o ecossistema da Globo, que fala diariamente com 80 milhões de brasileiros”, conclui Eliseu.

Para assistir à campanha, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cXXDegZqick

Ficha Técnica da Campanha:

Diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos: Erick Bretas
 Head de Portfólio e Governança: Eliseu Barreira
 Head de Marketing: Tiago Lessa
 Gerente de Marketing: Sylvia Marques 
 Gerente Sênior de Marketing e Criação: João Ribeiro
 Gerente de Criação: Guaracy Carioca
 Gerente de Estratégia Cross: Gabriela Trigueiro
 Coordenador de Criação: Fernando Gamarano
 Coordenadora de Planejamento: Caísa Couto

Coordenadora de Marketing: Cristina Rabaça
 Planejamento de Criação: Juan Gonçalves 
 Planejamento de Marketing: Ana Coelho 
 Roteiro: Raphael Pavan
 Direção e Edição: Rodrigo Galha

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

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