Noticias

Globo e Brasol anunciam parceria para criação de estacionamento sustentável na sede da empresa em São Paulo

A Brasol, empresa consolidada no mercado de transição energética, e a Globo fecharam parceria para a criação de um estacionamento sustentável nos estúdios da empresa, em São Paulo. O local, que tem capacidade para 180 vagas para carros, terá cinco estações de carregamento para veículos elétricos à base de energia solar, com potência instalada de 536 kWp. Os carregadores serão fornecidos pela Siemens, empresa investidora da Brasol.

“Orientada por máxima eficiência energética e baixa pegada de carbono, a solução desenvolvida pela Brasol emprega um mix de tecnologias na modalidade ‘as a service’ a serem implementadas no site do cliente, que viabiliza o carregamento de veículos com emissão zero de carbono, estando alinhada com as demandas de transição energética e estratégia de carbono zero da companhia”, diz Renato Prado, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Brasol.

O Charging as a Service (CaaS) é customizado e isenta o cliente de investimentos iniciais maciços e do gerenciamento de equipamentos, que ficam a cargo da Brasol durante o período contratual. E quando o contrato termina, o produto fica com o cliente. Nesta modalidade, a Brasol disponibiliza infraestrutura, instalação dos carregadores, geração de energia limpa por fonte solar, operação e manutenção dos equipamentos. “Além da praticidade desse modelo, vivemos um momento de transformação em que as pessoas buscam energias mais limpas que gerem menos impacto ao mesmo tempo em que o mercado da mobilidade está em expansão”, complementa Prado.

No projeto desenvolvido para a Globo, as cinco estações serão carregadas com energia solar gerada a partir de placas fotovoltaicas e ficarão disponíveis para visitantes, funcionários, prestadores de serviços e demais usuários do estacionamento. A previsão é que as estações de carregamento entrem em operação ao longo de 2024. Toda a estrutura será montada a partir de um projeto tradicional de placas solares com capacidade para recarregar múltiplos veículos sequencialmente, com prazo de carregamento total entre 4 e 8 horas, de acordo com o modelo. O investimento da Brasol foi de cerca de R$ 4,5 milhões.

 “Essa parceria reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade, além de dar seguimento à ampliação de nossa estratégia de chegarmos a 100% das nossas instalações fixas sendo abastecidas com energia de fonte renovável até 2030, ação em linha com nossa Agenda ESG”, declara Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo. Toda a energia gerada com as placas instaladas no carport de São Paulo será utilizada nas operações da sede da Globo na capital paulista. “Se fizermos uma comparação com números de residências médias brasileiras atendidas a partir da potência da nova instalação, um total de 345 casas poderiam ser abastecidas”, compara Gonzalez. A Globo já possui um estacionamento sustentável em sua planta de Recife, além de usinas de energia solar em Pernambuco, no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Toda a Jornada ESG da Globo está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. A parceria entre Globo e Brasol contempla três ODS da ONU:

•   ODS 7: Energia Limpa e Acessível – Garantir o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para todos
•   ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
•   ODS 13: Ação contra a mudança global do clima – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo