Noticias

Globo lança campanha para alertar os impactos da crise climática nos alimentos

Café, açaí e chocolate são os protagonistas de uma campanha que mistura informação, entretenimento e engajamento social. Em um ano em que a sustentabilidade ganha evidência por conta da COP30, a Globo lança a campanha ‘Cadê o sabor que estava aqui?’, inspirada na iniciativa norte-americana “Save the Flavors” (Salve os Sabores), que alerta sobre os riscos do desaparecimento de alimentos importantes na cultura e no dia a dia dos brasileiros.
Parte da plataforma Menos é Mais, a ação tem filmes estrelados pelo humorista Rafael Portugal, que vai às ruas com a pergunta: “2 reais ou um presente misterioso?”. Quem escolhe o presente recebe um desses três alimentos, acompanhado de um alerta: “Esse sabor pode desaparecer com o avanço das mudanças climáticas”. As reações espontâneas do público servem de gancho para a mensagem central da campanha, que convida a acessar a página ‘Cadê o sabor que estava aqui? e refletir sobre a emergência climática.
“Os filmes trazem essa interação olho no olho com as pessoas para transmitir uma mensagem de alerta. ‘Cadê o sabor que estava aqui?’ é mais um movimento da Globo em campanhas de mobilização social e sustentabilidade, unindo entretenimento e informação para engajar o público em temas urgentes para o presente e o futuro do planeta”, declara Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Para Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da Globo, a conexão entre meio ambiente e desenvolvimento social precisa estar no centro do debate. “Falar sobre crise climática é, antes de tudo, falar sobre gente. Sobre como as mudanças no clima afetam diretamente a vida das pessoas, o acesso à alimentação, à água, à saúde e até a preservação das nossas culturas e tradições. A proposta é justamente transformar um tema que às vezes parece abstrato em algo concreto, próximo e que gera reflexão. Na Globo, temos clareza do nosso papel social e do potencial que temos para mobilizar, informar e engajar milhões de brasileiros. Nosso compromisso é seguir colocando temas como esse na pauta do país, porque cuidar do planeta é, também, cuidar das pessoas e do nosso futuro”, afirma.
A campanha é assinada em parceria com o Instituto Oyá, o Climate Basecamp e a University of Exeter.
Um dos compromissos da Agenda ESG da Globo, a sustentabilidade também será tema de destaque também no Festival LED – Luz na Educação, que acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Rio de Janeiro. A programação trará uma série de conteúdos e conversas que mostram como os desafios climáticos estão diretamente ligados à educação e à construção de soluções inovadoras para o futuro.
Os filmes da campanha ‘Cadê o sabor que estava aqui’ estão disponíveis nos links:

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo