NoticiasTelevisão

Globo recebe três indicações ao Emmy Internacional 2023

Globo recebe três indicações ao Emmy Internacional 2023

A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou, os indicados ao Emmy Internacional 2023. A Globo concorre na categoria ‘Melhor Telenovela’ com duas produções: ‘Pantanal’ e ‘Cara e Coragem’, ambas exibidas na TV Globo e disponíveis no Globoplay, e na categoria ‘Kids Factual’ com a série ‘Quintal da TV’, do Canal Futura e Fundação Roberto Marinho. Este ano, ao todo, foram 56 indicados, de 20 países, em 14 categorias. Os vencedores da 51ª edição do Emmy Internacional serão conhecidos no dia 20 de novembro na cerimonia de Gala do prêmio, em Nova York.

Inspirada na obra escrita há mais de 30 anos por Benedito Ruy Barbosa, ‘Pantanal’ estreou em março de 2022 na TV Globo e trouxe para o horário das nove a saga familiar de José Leoncio e todo o espetáculo visual da maior concentração de fauna das Américas e maior planície alagada do mundo. Do mergulho entre tantas lições, evidentes ou metafóricas, junto à profundidade dos personagens que navegam pelo mar de detalhes que constroem a novela, surge o elo que sela o sucesso histórico da trama através de personagens icônicos como José Leôncio (Marcos Palmeira), Juma Marruá (Alanis Guillen), o Velho do Rio (Osmar Prado), entre tantos outros.

O diretor artístico Rogério Gomes, o Papinha, celebra a indicação e ressalta o trabalho em equipe. “A indicação de Pantanal é o resultado do esforço em conjunto de toda uma equipe, de todas as pessoas envolvidas neste grandioso projeto, que dedicaram empenho, amor e tempo e que acreditaram que poderíamos fazer um trabalho maravilhoso no Pantanal mostrando toda a força daquela natureza e retratando a obra do grande mestre Benedito Ruy Barbosa”, exalta. Gustavo Fernandez também celebra o trabalho em conjunto. “É uma vitória de toda a equipe. Grandes profissionais que se uniram para mostrar e apresentar esse bioma que é o Pantanal para o Brasil e pro mundo”. O autor Bruno Luperi também reforça a dedicação e união de todos os envolvidos. “Fico entusiasmado com a notícia de que ‘Pantanal’ irá concorrer ao Emmy. Essa notícia consagra um trabalho mágico, que me atravessou de tantas formas que chega a ser difícil explicar. Só me vem à cabeça nesse momento dividir essa alegria com o público, que embarcou conosco nessa jornada e fez de Pantanal o sucesso que ele foi, com o meu avô e todos que nos abençoaram com a oportunidade de contar e encantar o Brasil e o mundo com essa história. E, claro, a todos que estiveram ao meu lado durante esse sonho que foi Pantanal. Esse momento é um reconhecimento do nosso trabalho, nossa inspiração e nosso suor.

‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

‘Cara e Coragem’, novela das sete, que estreou em maio de 2022 na TV Globo, é a outra indicada na categoria ‘Melhor Telenovela’. Coragem é coração em ação. E quando o assunto é coragem, Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) são referências dentro e fora dos sets de filmagem. Quando o resgate de uma fórmula secreta e uma morte inesperada entrelaçam os destinos dos dublês Pat e Moa, da empresária Clarice Gusmão (Taís Araujo) e do instrutor de parkour Ítalo (Paulo Lessa), a coragem de todos é posta à prova. Em todos os sentidos. Superar obstáculos e desvendar os mistérios que estão por vir é o fio condutor da história criada e escrita por Claudia Souto, com direção artística de Natalia Grimberg. “Essa indicação contempla um trabalho feito com muito amor e um empenho gigantesco, num momento delicado do país e do mundo. A novela foi escrita de 2019 a 2023, atravessando a pandemia. Contempla também a excelência de produção dos Estúdios Globo e a criatividade do artista brasileiro. Eu, como criadora, não poderia estar mais feliz!”, vibra Claudia Souto.  A diretora artística Natalia Grimberg também comemora a indicação. “Estou muito feliz com essa indicação. Valeu cada tempo dedicado ao projeto, que foi feito com muito amor, empenho e repleto de aventura. Agradeço a tantas parcerias maravilhosas, ao Villa (José Luiz Vilamarim, diretor de gênero) por ter acreditado no projeto, à minha parceira Claudia Souto, ao elenco e a toda a equipe. É uma emoção enorme sentir que a gente ainda cativa tanta gente pelo mundo com a nossa arte”, diz.

‘Cara e Coragem’ foi criada e escrita por Claudia Souto com direção artística de Natalia Grimberg. A obra foi escrita com Isadora Wilkinson, Julia Laks e Zé Dassilva. A direção geral é de Adriano Melo com direção de Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia. A produção é de Mônica Fernandes e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

“A indicação de duas produções só reforça como a novela continua sendo uma potência do audiovisual brasileiro. A indicação de duas tramas, tão diferentes – uma que retrata o Brasil profundo e outra com uma linguagem tão moderna – mostra o potencial e a pluralidade da nossa teledramaturgia. Eu, criadores, diretores, atores, produtores, e toda equipe ficamos orgulhosos com as indicações”, celebra José Luiz Villamarim, diretor de gênero de dramaturgia da Globo.

As novelas concorrem com produções de Portugal (‘Para Sempre’ [Forever]) e Turquia (Yargi [Family Secrets] na categoria “Melhor Telenovela”.
Já na categoria ‘Kids Factual’, o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho concorrem com a segunda temporada da série ‘Quintal TV’, com direção de Pablo Uranga. Com linguagem lúdica e leve, Quintal TV traz temas contemporâneos abordados pelos olhares diversos de crianças, especialistas e cuidadores. Na série, três crianças brincam de apresentar um programa de TV, com entrevistas e quadros. A apresentação é dos influenciadores mirins Davi Lucca Amorim, Rafael Chambarelli e Gabi Motta, que nesta temporada abordam temas como Futuro, Democracia, Consumo, Arte, Emoções e Direito das Crianças. Com coprodução da Delicatessen, a série tem direção de Pablo Uranga e consultoria da educadora e curadora educacional Bia Jabor

A série concorre com produções da Austrália( Built To Survive); África do Sul (Takalani Sesame – Season 13); e Alemanha (Triff… Anne Frank [Meet… Anne Frank]).

Considerado o evento número um do mercado televisivo, o Emmy Internacional reconhece a excelência de produções feitas exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV americana. A Globo já recebeu 18 troféus do Emmy. O primeiro foi o de “Personalidade Mundial da Televisão”, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, a Globo ganhou com o musical ‘A Arca de Noé’ e em, 1982, com ‘Morte e Vida Severina’. A Globo foi premiada oito vezes por “Melhor Novela”, com ‘Caminho das Índias’ (2009), ‘Laços de Sangue’, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), ‘O Astro’ (2012), ‘Lado a Lado’ (2013), ‘Joia Rara’ (2014), ‘Império’ (2015), ‘Verdades Secretas’ (2016) e ‘Órfãos da Terra’ (2020). Em 2011, o ‘Jornal Nacional’ levou o Emmy de Jornalismo na categoria ‘Notícia’, com a cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. ‘A Mulher Invisível’ (2012) e ‘Doce de Mãe’ (2015) venceram na categoria ‘Melhor Comédia’. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como ‘Melhor Atriz’ por seu papel em ‘Doce de Mãe’. A Globo também recebeu o prêmio de ‘Melhor Série’ no Emmy Internacional Kids 2018, com ‘Malhação: Viva a Diferença’.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo